top of page

Jato comercial mais rápido do mundo pode chegar à velocidade supersônica

Em testes realizados em maio, com a ajuda de um modelo já existente, foi atingida uma velocidade que supera a barreira da velocidade do som


A Bombardier, empresa canadense do ramo de construção de aeronaves e vagões ferroviários, anunciou planos para sua frota de aeronaves Global 8000, que promete ser o jato de passageiros mais rápido do mundo, de acordo com as expectativas da empresa.


Embora projetado para atingir uma velocidade máxima de 0,94 mach (medida de velocidade baseada na velocidade do som), ou cerca de 1.151,5 km/h. Em testes realizados em maio com a ajuda de um modelo já existente, o Global 7500, foi atingida uma velocidade de 1.015 mach ou 1.243,4 km/h, superando a barreira da velocidade do som, que é de 1.234,8 km/h.


Durante o teste, o Global 7500 foi acompanhado por um caça F/A-18 da NASA, tornando-se a primeira aeronave a usar combustível de aviação sustentável e atingir velocidades supersônicas.



Segundo a Bombardier, a experiência de desempenho adquirida com o Global 7500 será integrada à tecnologia do Global 8000, que deve estar em funcionamento já em 2025.


Se cumprir o desempenho alcançado nos testes e entrar no mercado com os atributos do projeto, o Global 8000 deverá ser a aeronave comercial mais rápida da aviação civil desde a aposentadoria do Concorde há 20 anos. A aeronave Concorde viajava pelo céu com o dobro da velocidade do som.


Além da velocidade de seu antecessor, o Global 8000 deverá ter uma altitude de cabine de 2.900 pés (0,88 km) e uma altitude de voo de mais de 41mil pés, com espaço para 19 passageiros no interior.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page