top of page

Museu do Ipiranga reabre ao público após 9 anos fechado



O Museu do Ipiranga, em São Paulo, fechado desde 2013 foi reaberto na noite desta terça-feira (6), com direito a cerimônia especial que contou com a presença de diversas autoridades e convidados, incluindo o ministro do Turismo, Carlos Brito, e o Secretário de Turismo, Vinícius Lummertz.


A reabertura do museu faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.


Após passar por extensa obra, com custo total de 235 milhões, custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, investimentos privados sem incentivos fiscais e também por doações públicas feitas pelo governo federal e estadual, o Museu do Ipiranga agora está aberto à visitação.


Com expectativa de chegar a 1 milhão de visitantes por ano, que terão mais para ver, pois toda a área foi ampliada de 6.400m² para quase 13.400m².



O museu abriga uma coleção de 450 mil documentos e itens históricos. Entre eles está o famoso quadro "Independência ou Morte", do artista brasileiro Pedro Américo, que imortalizou o que se tornaria o símbolo da independência do Brasil de Portugal.


A obra foi a primeira a ser restaurada, dentro do proprio Salão Nobre do Edifício-Monumento, devido ao tamanho da pintura: 4,15m x 7,6m.


O público poderá conferir 12 novas exposições, que incluem quase 4 mil itens, 70 produções audiovisuais e 333 materiais diferentes, a partir desta quinta-feira (8). O agendamento pode ser feito pelo site ou pela plataforma Sympla.


O horário de Funcionamento será de terça a domingo. De 8 a 11 de setembro, das 11h às 16h. E a partir do dia 13 de setembro, das 11h às 17h.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page