top of page

O que fazer em Vaticano



O Vaticano é uma cidade-estado localizada bem no coração de Roma e é considerada o menor país do mundo. Também é a sede da Igreja Católica Romana e residência oficial do Papa, além de local de peregrinação religiosa, recebendo mais de 4 milhões de visitantes todos os anos.


Este é um local que há bastante coisas para se fazer e ver, mesmo para quem não é católico ou para quem não tem religião.


O Vaticano tem uma rica história com obras de importantes artistas em seus museus, incluindo as obras-primas de Michelangelo pintadas na Capela Sistina, como a Criação de Adão, localizada na parte central da abóbada.


Uma visita ao Vaticano é praticamente uma obrigação se for para Roma. É evidente que independentemente da sua filiação religiosa, o significado artístico e arquitetônico torna o local um dos locais mais visitados do mundo.


E para te ajudar a aproveitar ao máximo sua visita por lá, separamos aqui algumas dicas de passeio e locais para se visitar que precisam ser incluídos em seu roteiro.



Museus do Vaticano e Capela Sistina



Os Museus do Vaticano estão entre os museus mais importantes do mundo, abrigando obras de arte criadas desde os tempos egípcios até o Renascimento.


Vários edifícios diferentes interligados formam o que chamamos de Museus do Vaticano. Os Museus do Vaticano abriram suas portas ao público no século XVI. Hoje, mais de 6 milhões de pessoas os visitam anualmente.


Os museus consistem em várias seções:

- O Museu Gregoriano Etrusco

- Galeria de Arte

- O Museu Missionário Etnológico

- As salas de Rafael

- A Capela Sistina


Um dos pontos altos da visita é a Capela Sistina. O teto com o tema da criação do mundo e do Juízo Final é uma das maiores obras de arte de um grande gênio chamado Michelangelo Buonarotti.


A história da capela começou com o Papa Sisto IV quando decidiu reconstruir uma capela existente no Vaticano.


Sua finalidade era realizar importantes cerimônias religiosas e o conclave para eleger um papa ainda é realizado lá. A Capela Sistina foi nomeada assim em homenagem ao Papa Sisto IV.


Praça de São Pedro



A Praça de São Pedro está localizada em frente à Basílica de São Pedro. Foi projetado por Bernini, um famoso artista barroco italiano.


No centro da praça está um obelisco egípcio de 40 metros de altura que foi trazido para Roma por Calígula em 40 dC. e depois transferida para o local onde está hoje, quando a praça como é hoje nem existia.


É na praça que o Papa realiza a missa pontifícia durante as maiores celebrações da igreja. É também a porta de entrada para quem visita à Basílica de São Pedro.


Basílica de São Pedro



A Basílica de São Pedro é o edifício mais importante do catolicismo e um dos lugares cristãos mais visitados do mundo. Está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.


É nesta basílica que se encontra a estátua da Pietà, uma das esculturas mais famosas de Michelangelo e que representa Jesus morto nos braços de Maria.


É possível contratar um áudio guia em português. Está aberto todos os dias das 7h às 18h, e de abril a setembro esse horário é estendido até as 19h.


Se você tem planos de viajar para Europa, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Visita à Necrópole



A Necrópole do Vaticano é um conjunto de tumbas, uma espécie de cemitério, onde os romanos enterravam seus mortos há 2.000 anos. Para chegar até elas é preciso descer, eles estão sob o piso do Vaticano.


Um fato interessante é que a grande maioria dessas sepulturas são pagãs e não cristãs, pois Roma era um império pagão na época e praticar a religião era punível com a morte.


Para visitá-las é necessário obter permissão da autoridade de escavação "Fabbrica di San Pietro" e pagar uma taxa em euros por pessoa (para preços atualizados consulte o site oficial).


Grutas do Vaticano



Nas Grutas do Vaticano estão os túmulos de dezenas de papas da igreja católica. O principal é São Pedro, o primeiro Papa e fundador da Igreja Católica. A visita é gratuita e o acesso às grutas é feito diretamente na entrada da basílica à direita.


Se for visitar as grutas, deixe-a como a última coisa a fazer dentro da basílica, pois lá embaixo a única saída é pela rua, em frente à igreja.


E para quem procura o túmulo do Papa João Paulo II, saiba que foi transferido das Grutas para a Capela de S. Sebastião. Há também uma webcam no local que você pode ver ao vivo clicando aqui.


Ver o Papa



A principal atividade no Vaticano é poder ver o Sumo Pontífice. Não é à toa que se costuma dizer "É como ir a Roma e não ver o Papa" quando alguém vai a algum lugar e não visita à atração principal.


As melhores opções para ver o Papa são: * Quartas-feiras: Audiências gerais são realizadas na Piazza San Pedro ou no Auditório Paolo VI (às vezes também ocorre no inverno). Audiências com o Papa não são realizadas em julho.


* Domingo de manhã: quando o Papa celebra o Angelus. Ele aparecerá na janela de um escritório na Biblioteca do Vaticano;


* Datas especiais: O Papa também realiza algumas celebrações em dias especiais, como: Via cruz na Sexta-feira Santa, Quarta-feira de Cinzas, Domingo de Páscoa, Dia de São Pedro e Paulo (Padroeiro de Roma) 29 de junho, Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro), Missa do Galo (24 de dezembro) e Missa da tarde de 31 de dezembro.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Tirar fotos da Guarda Suíça



A Guarda Suíça é responsável pela segurança do Papa. No passado, essa guarda era composta por soldados mercenários suíços que lutavam por várias potências europeias durante os séculos XV e XIX em troca de bom pagamento. Atualmente, a Guarda Suíça serve apenas ao Vaticano.


A Guarda Suíça do Vaticano foi criada em 1506 em resposta a um pedido de proteção

feito pelo Papa Júlio II em 1503 a nobres da Suíça.


O uniforme usado pela Guarda foi desenhado por Jules Répond, que era o comandante entre 1910 e 1921, a partir de um modelo atribuído a Michelangelo. No entanto, a atribuição não há provas escritas.


O uniforme se destaca por suas cores alegres: azul, vermelho e amarelo, cores usadas nos brasões e insígnias da família Médici, a família do Papa Leão X. O capacete é decorado com uma pluma vermelha e as luvas são brancas.


Além disso, eles não usam botas nem sapatos: eles usam meias que chegam até os joelhos em uma liga dourada.


Subir na cúpula da Basílica de São Pedro



Umas das atrações famosas de Roma é a subida à Cúpula da Basílica de São Pedro. Este é definitivamente um passeio que vale a pena fazer, pois oferece a vista mais bonita de Roma!


São mais de 300 degraus para subir ao local e algumas seções têm corredores íngremes e apertados, então tenha isso em mente e vá preparado.


Visitar o Castelo Sant'Angelo



O Castelo Sant'Angelo não está dentro do Vaticano, mas está bem próximo dele (menos de 1km). Este castelo é uma fortaleza localizada na margem direita do rio Tibre que teve sua construção iniciada em 135 por ordem do imperador Adriano.


Por muitos séculos foi usado como refúgio para papas e até como tesouro do Vaticano. Atualmente, o castelo está dividido em cinco andares que levam a lugares como celas onde algumas figuras históricas permaneceram presas.


As visitas podem ser feitas diariamente das 9h às 19h30.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Agora me conta aqui embaixo! Já conhecia esses passeios? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Europa traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page