top of page

Portugal atinge os 231 casos de varíola-dos-macacos. São quase 1500 em todo o mundo

Polônia, Romênia e Venezuela confirmam os primeiros infectados, quando Portugal soma mais 22 casos confirmados. Na Itália e na Alemanha, a presença de fragmentos de vírus no sémen podem indicar uma nova rota de transmissão.

São já 231 casos confirmados de varíola-dos-macacos em Portugal. A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje mais 22 pessoas infectadas em território nacional. Com estes casos, já são quase 1.500 confirmados em países onde o vírus não é endêmico - uma marca atingida em pouco mais de um mês.


Todos os infectados em Portugal são homens, a maioria com menos de 40 anos. Quase todos estão referenciados na região de Lisboa e Vale do Tejo, com casos pontuais no Norte e no Algarve.


Em todo o mundo, a maioria das pessoas infectadas com o vírus da varíola-dos-macacos (monkeypox ou VMPX) são homens, mas também existem mulheres com casos confirmados, não sendo uma doença exclusivamente masculina.


Portugal continua a ser o país com mais casos confirmados por milhão de habitantes, numa altura em que Polônia, Romênia e Venezuela anunciam os primeiros infectados em seus territórios. São já mais de 30 países em todos os continentes, com exceção da Antártida, que contam com casos de VMPX.


Esta terça-feira foi ainda confirmada a compra de vacinas por parte da União Europeia, com a aquisição de 110 mil doses para os países afetados. As vacinas chegarão no final deste mês de Junho, de acordo com a comissária europeia para a saúde, Stella Kyriakides. Não existem ainda informações sobre como serão distribuídas, nem qual a estratégia do DGS para a administração das doses de vacina contra o VMPX que forem atribuídas a Portugal.


A transmissão da doença tem sido bastante superior ao que seria previsível, dado que a mesma só ocorre através de contato próximo, gotículas (tosse ou espirros) ou contato com material contaminado. Alguns dos focos de exposição já avançados pelas autoridades de saúde, incluindo pela DGS, apontam locais para encontros sexuais e homens que têm sexo com outros homens como pontos de transmissão do vírus, mas tal não é exclusivo.


Quer um cupom de desconto EXCLUSIVO para comprar o seu Seguro Viagem? Acesse este vídeo e garanta o seu!

De acordo com a DGS e o Centro Europeu de Controle de Doenças, as pessoas que têm múltiplos parceiros são a fatia da população que pode enfrentar maiores riscos.


Do que conhecemos da doença, esta não é sexualmente transmissível. Ainda assim, alguns casos de pacientes na Itália e na Alemanha poderão indicar o contrário: foram encontrados fragmentos do VMPX no sémen. Este é um dado inconclusivo e muito preliminar, mas que pode reforçar a hipótese de o vírus poder ter agora uma forma de transmissão sexual.


A investigação italiana, publicada na revista científica Eurosurveillance, foi conduzida em quatro pacientes por uma equipe do Instituto Spallanzani, um hospital e centro de investigação em Roma (Itália). Até ao momento, a transmissão conhecida do VMPX realiza-se através de contato próximo, gotículas respiratórias ou contato com material contaminado, mas é agora levantada a hipótese de haver transmissão através de sémen ou secreções vaginais.


De acordo com Franceso Vaia, diretor do centro de investigação em declarações à Reuters, isto não é prova de que haja alterações no modo de transmissão. Ele acrescenta ainda que:


“No entanto, a existência de um vírus infeccioso no sémen é um fator que desequilibra a balança para a hipótese de que a transmissão sexual é um dos meios através dos quais este vírus é transmitido”

Houve mais dois casos de pacientes com detecção de DNA do vírus no sémen, na Alemanha, num artigo científico que ainda não foi revisto por outros investigadores da mesma área. No entanto, a existência de DNA de um vírus no sémen não implica a presença da infecção por si só, sendo necessária mais investigação para se perceber se existe ou não uma transmissão sexual do VMPX –​ abrindo uma nova rota de transmissão da doença.


Leia mais:

Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigado!


bottom of page