top of page

Portugal está na lista das melhores estações de trem (comboio) da Europa

Viajar de trem é um charme que traz à memória o glamour das viagens ferroviárias de antigamente. Mais do que viajar, esperar seu trem numa estação bonita faz toda a diferença.

O European Best Destinations, que é uma referência na área do turismo na Europa, fez uma lista das 10 melhores Estações de trens (Comboios) da Europa, havendo uma representante de Portugal. Vamos conhecer a lista?


10 – Milano Centrale (Milão, Itália)

Esta é a principal estação ferroviária de Milão, Itália. Milano Centrale visou substituir a antiga estação central (1864), sendo um terminal ferroviário que foi inaugurado oficialmente no ano de 1931.

Quer visitar qualquer país dessa lista com tranquilidade e segurança? Se inscreva no meu canal e fique por dentro dos vídeos de Dicas Para Viajantes que eu solto sempre por lá. Viajar bem informado é viajar bem!


9 – Gare de Lyon (Paris, França)

Em Paris, há seis grandes terminais da estação ferroviária principal. Paris-Gare de Lyon (ou Gare de Lyon) é um deles, sendo o terminal norte da ferrovia Paris-Marselha. Esta estação está situada no distrito XIIe, na margem norte do rio Sena, no leste de Paris.


O nome da estação vem da cidade de Lyon, servindo como espaço de paragem para muitos comboios de longa distância que partem daqui. A maioria desses comboios tem como destino o sul do país.

Esta estação recebe por ano 90 milhões de passageiros, sendo a terceira estação mais movimentada de toda a França (é mesmo uma das estações europeias mais movimentadas!).

8 – St Pancras International (Londres, Inglaterra)

Esta estação encontra-se num edifício listado como Grau I, localizado na Euston Road, na área de St Pancras, no bairro londrino de Camden, sendo uma estrutura amplamente elogiada pela beleza da sua arquitetura vitoriana.


A estação ferroviária de St Pancras (ou London St Pancras, como também é conhecida) consiste num terminal ferroviário que se encontra bem localizado, entre a Biblioteca Britânica, a estação King’s Cross e o Canal Regent’s, encontrando-se bem no centro de Londres.

Se você tem planos de viajar para Londres, eu tenho uma ótima notícia: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!

7 – São Bento (Porto – Portugal)

No centro da cidade do Porto, mais precisamente na Praça Almeida Garrett, encontra-se a bela e famosa Estação Ferroviária de São Bento, que foi inaugurada em 1916. Esta estação é emblemática para a cidade. Um símbolo pela beleza que a distingue de todas as outras.

Os seus painéis de azulejos são absolutamente deslumbrantes, captando a atenção dos inúmeros turistas que visitam a cidade. Estes azulejos retratam cenas da História de Portugal.

6 – Limoges-Bénédictins (Limoges – França)

A principal estação ferroviária de Limoges é a bela Limoges-Bénédictins, que se encontra na ferrovia Orléans – Montauban. O nome de Bénédictins deve-se à presença de um mosteiro beneditino que foi fechado durante a Revolução Francesa.

5 – Zagreb Glavni kolodvor (Zagreb – Croácia)

A principal estação ferroviária de Zagreb encontra-se a apenas 1 km a sul da praça principal da cidade. O nome é Zagreb Glavni kolodvor que significa estação principal de Zagreb em croata, sendo esta a maior estação da Croácia. Ela recebe anualmente inúmeros visitantes que não deixam de ficar encantados com a beleza da estação.


Se você procura passagens aéreas baratas e com ótimas condições de pagamento para viajar para a Croácia, ou para qualquer lugar do mundo, clique no Banner abaixo e garanta excelentes descontos para chegar ao seu destino com total tranquilidade.

4 – Haydarpasa (Istambul, Turquia)

O Haydarpaşa Terminus ou Haydarpaşa Terminal é um cubo principal do terminal interurbano e transporte em Kadıköy, que se encontra em Istambul. É um dos mais movimentados terminais da Europa Oriental, sendo mesmo o terminal ferroviário mais movimentado da Turquia!

3 – Antuérpia Central (Antuérpia, Bélgica)

O nome da principal estação ferroviária da cidade belga de Antuérpia é Antwerpen-Central (Antuérpia Central). Esta estação é reconhecida como o melhor exemplo de arquitetura ferroviária do país.


O interessante design de Delacenserie revelou-se extraordinário e o ecletismo das suas influências levou a que surgissem dificuldades em atribuir à estação um estilo arquitetônico em particular.


2 – Atocha (Madrid, Espanha)

A estação de Atocha é considerada a maior estação ferroviária da capital espanhola, sendo um complexo ferroviário que é formado pelas estações Madrid Atocha Cercanías e Madrid Puerta de Atocha (que integram as ferrovias nacionais espanholas) e pela estação Atocha Renfe (do metro de Madrid).

1 – Liège-Guillemins (Liege – Bélgica)

No dia 18 de setembro de 2009, a nova estação foi inaugurada oficialmente, tendo sido um projeto assinado pelo arquiteto Santiago Calatrava. A estação principal da cidade de Liège é a estação ferroviária de Liège-Guillemins, sendo esta apenas a quinta maior cidade da Bélgica.


Liège-Guillemins é uma das 3 estações belgas da rede ferroviária de alta velocidade, sendo uma estação que recebe diariamente 15.000 pessoas, números que a colocam como a 11ª estação mais movimentada da Bélgica.

Saiba tudo para fazer a sua primeira viagem internacional com tranquilidade e segurança!


Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigada!






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page