top of page

Portugal: O que fazer em Amarante



Amarante é uma cidade pequena situada entre o Porto e a Região Demarcada do Douro Vinhateiro. É uma região com ótima comida, doces de inspiração religiosa, tesouros históricos, museus, praias fluviais e lindas serras como o Marão ou a Aboboreira.


Em suma, Amarante é uma cidadezinha de pessoas amigáveis ​​e hospitaleiras e não faltam coisas para se fazer lá, sobretudo no seu centro histórico e no entorno do rio Tâmega.


Muitas vezes subestimada, algumas pessoas não encontram motivos suficientes para ir a Amarante e visitá-la com calma. Por isso, listamos aqui alguns dos pontos turísticos dessa pequena cidade para te ajudar a vê-la com um novo olhar.



Convento de São Gonçalo



Construído no centro da cidade, o Convento de São Gonçalo é um monumento nacional desde 1910. Este espaço é referência na cidade e exige uma pausa para poder admirá-lo com a devida atenção.


Construído no local exato onde fora construída uma outra igreja em homenagem ao padroeiro da freguesia, São Gonçalo. A construção, que durou 80 anos, atravessou vários reinados e rendeu, em diferentes fases de construção, as influências de vários estilos arquitetônicos.


A riqueza e diversidade do palácio está em elementos renascentistas, maneiristas, barrocos e oitocentistas.


Praia Fluvial de Várzea



Esta é uma pequena praia fluvial, que oferece um ambiente agradável e uma vista maravilhosa, principalmente no verão. A Praia Fluvial de Várzea está em uma área de parque e, devido aos seus encantos, é sempre muito bem avaliada pelos visitantes.


Ponte de São Gonçalo



A Ponte de São Gonçalo, ou Ponte Velha, é um dos elementos arquitetônicos que integram o conjunto central do Centro Histórico em Amarante. Esta é uma ponte de estilo barroco e neoclássico, construída no final do século XVIII para substituir a ponte anterior, que ruiu em 1763.


Embora seja antiga, ainda há circulação de carros por ela. Apesar disso, há pouco trânsito e é possível caminhar tranquilamente por ela. O tempo e a história fizeram da ponte de São Gonçalo um dos símbolos da identidade da cidade.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Trilho das Azenhas



A maioria dos visitantes de Amarante estão focados em atividades ligadas a natureza. Quem visita à cidade pode desfrutar de rios e montanhas que convidam a atividades esportivas ou recreativas.


O Trilho das Azenhas é um percurso linear, com 7 km ao longo da margem direita do rio Tâmega. Com início na Praia das Azenhas e fim no distrito de Vila Caíz, junto à zona dos Passos.


Museu Amadeo de Souza-Cardoso



O Museu Amadeo de Souza-Cardoso, fundado em 1947, está instalado num dos claustros do Mosteiro de São Gonçalo. Este museu possui uma coleção eclética de arte moderna e contemporânea. Surpreende bastante seus visitantes, devido à dimensão desta pitoresca vila.


O nome deste museu deve-se ao filho preferido da cidade, Amarante Souza-Cardoso, um dos artistas mais famosos do século XX em Portugal.


O museu exibe várias pinturas, fotografias, caricaturas e pinturas abstratas, bem como outras obras importantes de artistas locais, como O Grande Desvairo de Acácio Lino, que representa o enterro de Pedro I.


Officina Noctua



Iniciada por Nuno Ribeiro e Verena Basto, a Officina Noctua trabalha com restauração de móveis, design, serigrafia, ilustração, além de discos de vinil e antiguidades. Um pouco de tudo pode ser encontrado na pequena loja.


Este é um projeto que exalta a arte e cultura local. Vale a pena fazer uma visita à oficina.

Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Igreja de São Gonçalo



A origem Da igreja de São Gonçalo do Amarante está ligada ao povoamento do Rio Potengi. Localizada no ponto mais alto da cidade, próximo à encosta do Rio Potengi, com uma praça ao lado.


Suas naves e grandes dimensões são comuns em várias igrejas da última metade do século XIX. Seus dois altares laterais apresentam elementos neoclássicos numa composição barroca.


Ecopista do Tâmega



Este é um encantador percurso que se pode fazer a pé ou de bicicleta, no entorno do Tâmega. A Ecopista do Tâmega tira partido de uma das linhas ferroviárias mais emblemáticas de Portugal, encerrada em 1990.


Passando por uma exuberante floresta, com vista para montanhas, aldeias e vinhedo, a beleza deste patrimônio natural se estende através de um caminho suave e, sobretudo, acessível a todos.


A Ecopista da Linha do Tâmega faz parte da Rede Europeia de Ecopistas, com início no km 12.467, na localidade de Amarante, e término no km 51.733, na antiga estação de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto).


O Moinho



Este é um lugar encantador e simpático que faz qualquer um querer tirar algumas fotos de viagem. Vale a pena fazer uma parada para almoçar no Moinho e se maravilhar com a aura do ambiente e delícias da região.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







61 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page