top of page

Portugal: O que fazer em Vila Nova de Gaia



Apesar de ser outro concelho (município), Vila Nova de Gaia, ou apenas Gaia como também é chamada, está localizada exatamente em frente a cidade do Porto, sendo separadas apenas pelo rio Douro.


Belas pontes com centenas de anos fazem a ligação entre os dois municípios, incluindo a famosa Ponte Dom Luís I, um dos locais mais visitados em Gaia.


Além de ser uma cidade encantadora, com locais interessantes e uma excelente vista do Porto, Vila Nova de Gaia é o local para quem quer visitar as caves de vinho do Porto, pois a cidade tem muitas delas, nas margens do rio Douro.


No entanto, por ter diversos outros locais bem legais para se visitar, listamos aqui alguns pontos turísticos para te ajudar a planejar sua viagem.



Teleférico Da Gaia



O Teleférico de Gaia faz a conexão entre a parte alta da cidade, junto ao Mosteiro da Serra do Pilar, à parte baixa, onde se encontram as Caves do Vinho do Porto. Um bilhete de ida e volta custa menos de 10 euros, e a vista das cabines é simplesmente magnifica


Algumas Caves de Vinho em Gaia oferecem degustações gratuitas ou desconto para quem anda de teleférico, então, guarde o seu bilhete se pretende visitá-las.


Capela do Senhor da Pedra



A Capela do Senhor da Pedra é uma referência no concelho de Vila Nova de Gaia, local obrigatório para muitos visitantes e turistas. Localizada a cerca de meia hora de carro do Porto, com as costas viradas para o mar, e construída sobre uma rocha, esta pequena igreja, na vila de Miramar, é um local cheio de mistério e beleza.


Provavelmente este é um dos locais mais bonitos dos arredores de Porto. Perfeito para fotos e vídeos. Dizem que, antes da construção do templo religioso, existia uma religião pagã neste local, que se perdeu com o cristianismo dos países europeus.


Uma das principais tradições associadas a esta construção é a romaria ao Senhor da Pedra. Este evento é realizado todos os anos, no Domingo da Santíssima Trindade, sendo celebrado durante três dias.


Ponte Dom Luis



A Ponte D. Luís I foi construída em 1886 por um discípulo do mestre Gustave Eiffel e está localizada sobre o rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.


A parte mais alta da ponte é acessível a pedestres e contém a linha do metrô. É possível desfrutar, gratuitamente, de uma das vistas deslumbrantes sobre o rio e ada área da Ribeira. A parte inferior da ponte é reservada para carros.


A construção desta ponte representou um ato histórico, pois antes se atravessava o rio numa ponte feita de barcos antigos. Mercadorias também eram transportadas aqui, fazendo com que muitos caíssem e se afogassem durante sua destruição, quando as forças de Napoleão atacaram a cidade em 1809.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Miradouro da Serra do Pilar



Este miradouro (mirante) situa-se num dos pontos mais altos de Vila Nova de Gaia, junto com a Igreja da Serra do Pilar. Permitindo ter uma vista panorâmica sobre o rio Douro e de suas pontes, bem como sobre a cidade do Porto.


É um dos favoritos dos turistas, principalmente ao pôr do sol, pois de ambos os lados, é um local perfeito para fotos.


Cais da Gaia



O Cais de Gaia foi transformado numa agradável zona turística com belos jardins, restaurantes e bares, com vista sobre a região histórica do Porto.


Este é um dos locais históricos da cidade que se desenvolveu por causa do famoso Vinho do Porto, pois durante séculos foi o local onde se localizava o porto fluvial onde se importavam e exportavam diversas mercadorias.


Neste cai eram recebidas as produções de vinho, destinadas a envelhecer nas caves de mais de 50 empresas vitivinícolas presentes em Gaia, e o vinho que já estava pronto, era exportado daqui para diversos lugares distantes.


Mercado Beira Rio



Apesar de pequeno, o Mercado Beira Rio é um ótimo lugar para saborear comidas e produtos típicos da região. Local perfeito para saborear a famosa Francesinha, um famoso prato típico do Porto. É um mercado com barracas ao estilo antigo, com balcões de pedra, onde se expõem mercadorias, plantas, diversos produtos típicos e até aves em gaiolas.


Compre seu eSIM Holafly para a Europa e conecte-se à melhor rede de cada país. Clique no banner abaixo e saiba mais!



Praias de Vila Nova de Gaia



A cidade de Vila Nova de Gaia, apesar de famosa pelas suas adegas do Porto, também possui 18 praias, muitas das quais com Bandeira Azul. Apesar de não ser considerada como “hot spot”, a cidade tem 17 km de litoral com águas claras e trechos de areia dourada.


As praias de Canide, Marbelo e Madalena, estão entre as mais famosas da região. Se viajar no verão, chegue cedo para garantir o seu lugar na areia, pois as praias de Gaia costumam ficar lotadas nos dias quentes.


Caves De Vinho Do Porto



Visitar as adegas de Vila Nova de Gaia é uma experiência única que deve estar incluída na sua viagem à região. Ir para o norte de Portugal e não participar de uma prova de Vinho do Porto nas suas caves é uma verdadeira heresia. É como ir a Lisboa e não comer o famoso Pastel de Belém.


Devido às características do solo e clima, não há outro lugar em Portugal ou no mundo onde as castas possam ser cultivadas da mesma forma.


As caves abertas para visitas em Vila Nova de Gaia, fazem parte do processo de produção posterior a fabricação, ou seja, descanso ou envelhecimento, além de serem armazenadas num ambiente naturalmente frio, adequado ao seu padrão de qualidade.


Jardim do Morro



O Jardim do Morro trata-se de um belo parque situado no ponto mais alto de Vila Nova de Gaia de onde, além de desfrutar do belo espaço verde, é possível admirar a romântica cidade do Porto.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page