top of page

Portugal: O que fazer em Braga



Braga fica no norte de Portugal, e é uma das cidades mais históricas do país, além de ser a mais antiga também. Devido ao número de jovens residem em Braga para estudar nas universidades, a cidade ganhou o título de Capital Europeia da Juventude em 2012.


Ela também é a terceira maior cidade de Portugal, conhecida pela sua rica arquitetura barroca, festivais e festas populares. Braga impressiona pelo número de igrejas, jardins e praças espalhadas pela cidade.


Caso esteja pensando em passear pela região, mas ainda mhttps://tripadvisor.tp.st/RiR0H1PJão decidiu oque fazer, aqui vão algumas dicas de locais para visitar.



Sé de Braga



A Sé de Braga, também conhecida como Sé Catedral de Santa Maria de Braga, foi a primeira catedral portuguesa, construída algumas décadas antes da fundação do país. Sua construção iniciou no final do século XI, sendo consagrada e dedicada à Virgem Maria pelo Bispo D. Pedro em 1089.


A Sé conserva vestígios artísticos dos seus mais de novecentos anos de história. Do estilo romano original ainda se tem a Porta do Sol, a planta com o pórtico, a varanda principal e o claustro de Santo Amaro preservados.


No século XV, o estilo gótico prevaleceu na construção do alpendre da entrada do templo. No interior, podemos encontrar o túmulo de madeira em gótico-flamengo, do Infante D. Afonso, filho do Rei D. João I e D. Filipa de Lencastre.


Museu dos Biscainhos



O Museu dos Biscainhos está instalado no Palácio dos Biscainhos, casa dos Condes de Bertiandos, fundado no século XVII, foi convertido em Museu em 1978. O palácio, os jardins barrocos e as suas coleções revelam o cotidiano dos nobres setecentistas e de outros habitantes da local: clérigos, servos e escravos.


A exposição permanente expões itens relacionados com o acervo de artes decorativas (mobiliário, joalheria, cerâmica, vidro, têxteis, metais, etc.), instrumentos musicais, meios de transportes, escultura, azulejaria e pintura, entre o século XVII e primeira metade do século XIX.


Santuário do Bom Jesus do Monte



O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, é um dos locais mais importantes e visitados do país. A partir dele, e de sua grande escadaria, outras igrejas foram construídas. É uma visita imperdível para quem vai a Braga!


Acredita-se que uma cruz tenha sido erguida no topo do Monte de Espinho no início do século XIV, no local onde se encontra o santuário. Mais tarde, criaram uma capela por invocação de Santa Cruz, que se fundiria com a região de Tenões. Mais tarde, foi construída outra igreja, por iniciativa do então Arcebispo de Braga.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Palácio do Raio


Na aldeia de São José de São Lázaro, logo atrás da Fonte do Ídolo, encontra-se o Palácio do Raio, considerado um dos mais belos palácios de arquitetura rococó da Europa, sendo também chamado de Casa do Mexicano.


O Palácio foi construído no século XVIII, e renovado no século XIX, quando se acrescentou azulejos à fachada. A sua fachada é suntuosa e chama bastante a atenção, com dois andares e proporções únicas que se destacam pela rica decoração das janelas e varandas.


A parte superior é constituída por uma balaustrada de granito, decorada com vasos. Atualmente, o palácio pertence à Santa Casa da Misericórdia de Braga e ao Hospital de São Marcos.


Santuário do Sameiro



O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos locais de culto mariano mais visitados, sendo outra visita obrigatória quando se vai a Braga. Embora esteja longe do centro histórico da cidade, possibilita uma vista panorâmica da cidade.


É possível subir ao Zimbório e conhecer o interior do santuário. No piso inferior há uma cripta que acolhe os peregrinos que procuram o local, em datas especiais, por exemplo.


Ao redor, existe uma bela paisagem natural com praças e jardins que atraem muitos turistas ao longo do ano.


Museu da Imagem


Foto: WE


O Museu da Imagem está localizado numa bela torre de pedra com pequena fachada minimalista, junto ao Arco da Porta Nova.


Este museu possui três salas dedicadas a exposições internacionais de fotografia, que são exibidas sob uma iluminação perfeita para as fotos.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!



Parque Nacional da Peneda-Gerês



O Parque da Peneda-Gerês, também conhecido por "Gerês", é o único Parque Nacional de Portugal, além de ser o ponto mais a norte do país. Por ficar bem perto de Braga, muitas vezes é considerado como uma das atrações turísticas de Braga.


O parque tem 700 km de extensão e é um ótimo lugar para passear e ver diferentes exemplares da flora e fauna local, além de admirar belas paisagens.


Este parque foi criado em 1971 devido ao interesse científico, nacional e internacional, de proteger e preservar recursos naturais como o solo, água, fauna e flora, além de incentivar o turismo e a educação ambiental.


8 Jardim de Santa Bárbara


Foto: Twitter/Jorge Mendes


O Jardim de Santa Bárbara é um dos mais belos jardins de Braga, onde se abusa das leis da geometria e as une com a aleatoriedade das cores das flores, plantas e pássaros.


O fato de estar localizado bem no meio da cidade o torna um lugar especial. É uma espécie de santuário da cidade que nos convida a fazer uma pausa, relaxar ou partilhar um momento com os amigos.


Atrás do jardim, há um alto muro de pedra esculpido com ameias, lembrando um castelo. Esta fachada faz parte de um palácio medieval em Braga e foi construída no final da Idade Média, por iniciativa do Arcebispo D. Gonçalo de Pereira e de D. Fernando da Guerra.


Foto: Alexandre L.


No meio do Jardim, encontra-se um chafariz do século XVII que se localizava originalmente no antigo Convento dos Remédios. No topo da fonte está representada Santa Bárbara, nascida na Turquia, e personagem principal de uma história trágica.


Segundo a tradição católica, Santa Bárbara foi castigada pelo pai, que não gostava que a filha professasse o cristianismo. Após torturá-la na tentativa de convertê-la, ele cortou a cabeça dela com as próprias mãos.


Outra característica interessante do jardim, é que ele é escolhido por muitos jovens para anunciar seus votos ou trocar juras de amor. Sim! É uma local completo, que mistura misticismo, beleza, tragédia e romance.


Rua do Souto



A Rua do Souto é uma das principais ruas comerciais de Braga. Fica no cruzamento da Praça da República com o antigo castelo no Arco da Porta Nova.


É uma rua pedonal (apenas pedestres) ampla, onde se encontram todo o tipo de lojas de moda de franquias ​​locais e internacionais, bem como bares, livrarias, artigos de decoração para casa, além de lojas de arte sacra.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page