top of page

Portugal: O que fazer em Porto



O Porto é uma daquelas cidades históricas, belíssima e romântica. Já falamos sobre Porto aqui em outros posts, mas é tanta coisa boa que ela tem a nos oferecer e tantas pessoas interessadas em dar um pulinho por lá, que tivemos que falar mais. Como se já não amassemos falar sobre essa terra maravilhosa, né?! Muitas pessoas que pretendem ir a Portugal querem saber o que se pode fazer no Porto, afinal, esta é uma das cidades mais famosas e bonitas do país, rica em história, cultura e gastronomia.


O próprio Porto é sinônimo de encanto e beleza, sobretudo quando se pensa no maravilhoso nevoeiro matinal, no final da tarde nas ruas coloridas com casas revestidas de azulejos ou, claro, no inesquecível pôr-do-sol nas margens do rio Douro.


É uma cidade para se perder nos detalhes, até mesmo no que não será possível descrever fielmente por aqui, mas que para as pessoas que presenciam, é uma beleza que salta aos olhos.


Então, para te ajudar a planejar seu roteiro, aqui vão dicas para você aproveitar bastante algumas das várias possibilidades que a inigualável cidade do Porto tem a oferecer.



Palácio da Bolsa



O Palácio da Bolsa é considerado como um dos monumentos mais importantes do Porto. Com arquitetura neoclássica e toscana, o palácio é repleto de salas que podem ser visitadas. Foi construído em 1842, devido ao encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, os comerciantes precisavam de um local para discutir negócios, tornando-se assim um local ideal para estas reuniões.


Atualmente, o Palácio da Bolsa é a sede da Associação Comercial do Porto e acolhe eventos diversos, sejam eles culturais, sociais ou políticos.


Dentre as salas do palácio, estão: a galeria dos ex-presidentes, onde são homenageados todos os ex-presidentes da instituição; o tribunal, onde são recomendados os novos confederados da Confraria do Vinho do Porto; sala de montagem; a sala de retratos, com homenagens aos reis da Dinastia de Bragança e a sala mais visitada, a sala árabe, considerada a mais importante do palácio e a mais bela, palco de concertos e cerimônias oficiais da cidade.


Cais da Ribeira



O Cais da Ribeira do Porto é considerado Património Mundial pela UNESCO, é um local único às margens do Rio Douro. Sua colorida arquitetura medieval conta a história da região, quando o país ainda era uma nação colonial.


Atualmente, o Cais da Ribeira do Porto é o local mais visitado da cidade, rodeado de restaurantes, bares e cafés, é o local perfeito para visitar no final da tarde para apreciar o pôr-do-sol singular que o cais nos oferece.

Livraria Lello



A livraria Lello, no Porto, existe desde 1906, e é uma das mais belas livrarias do mundo. Nos últimos anos tornou-se um ponto turístico bastante popular entre os fãs da saga de Harry Potter.


A escritora J.K. Rowling viveu na cidade do Porto no início dos anos 90 e existe o mito de que ela se inspirou nas escadas da livraria centenária para criar o cenário da Escola de Magia de Hogwarts, mas não é um fato confirmado pela mesma.


A Lello fica na Rua das Carmelitas, e sempre há uma fila de turistas na porta. São tantas pessoas que, desde 2019, o trânsito na via foi restringido pelas autoridades municipais de transporte.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Catedral da Sé do Porto



Construída no ponto mais alto de Porto, a Sé de Porto é o edifício religioso mais importante da cidade. Localizada na zona da Batalha, junto às muralhas que antigamente protegiam a cidade.


A construção da catedral começou no século XII e, ao longo da história, foi reformada muitas vezes, por isso consegue possuir mais de um estilo. A maior parte da catedral é barroca, a estrutura da fachada e o corpo da igreja são românicos, enquanto o claustro e a capela de São João Evangelista são de estilo gótico.


Mosteiro Serra do Pilar



O Mosteiro da Serra do Pilar é uma igreja fortificada do século XVII, com vista para o rio Douro, na vila de Vila Nova de Gaia. O mosteiro foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1996. A Igreja destaca-se pela sua planta circular, coberta por uma magnífica abóbada, rodeada por um varandim.


No interior, destacam-se as obras de pavimentação dourada e dourada e branca. Possui um belo claustro, também descrito como Monumento Nacional, com abóbada circular com nervura central sustentada por 36 colunas jônicas.


A sua localização foi importante em 1809, durante a invasão napoleónica e em 1832-33 como base militar durante a luta pela independência. Tendo sido atualizado para o status de um forte, foi transformado em um arsenal.


World of Wine



O World of Wine (WOW) é um distrito cultural que inclui museus, restaurantes, bares, cafés, uma escola de vinhos, lojas e um local para exposições e eventos. No total, são 35 mil metros quadrados dedicados ao vinho.


Em Vila Nova de Gaia, o WOW (The World of Wine) começou por explorar o mundo dos vinhos, numa área historicamente ligada ao vinho do Porto, mas devido ao grande potencial, se estendeu a outros temas, como Moda, Chocolate, História da cidade, exposições temporárias e inúmeros restaurantes, prometendo satisfazer gostos diversos.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!



Casa da Mariquinhas



Casa Da Mariquinhas é um típico restaurante português de Fado (estilo musical), com mais de 50 anos de história, localizado em frente ao Arco de Santana, bem no coração do Bairro da Sé.


Ao visitar o Porto, essa é uma das paradas obrigatórias. Um restaurante que é considerado catedral do fado e conhecido pela boa comida e bom vinho. Por ser um local bem popular e para não ter a decepção de não conseguir uma mesa, é indicado fazer uma reserva com antecedência.


Pelourinho



É isso mesmo! Portugal também tem um Pelourinho! O Pelourinho da Sé foi instalado pela Câmara Municipal do Porto em 1945 após a conclusão das obras de requalificação da área em torno da Sé. A Câmara Municipal construiu este monumento a partir de uma reconstrução de uma gravura de 1797.


Passeio de bondinho



Um passeio de bondinho (elétrico em Portugal), é quase obrigatório quando se vai às terras lusitanas. Este era o principal meio de transporte entre os portuenses, mas com o desenvolvimento de outros transportes públicos e a utilização frequente do automóvel, os bondinhos tornaram-se um meio de transporte histórico e mais dedicado aos turistas.


Atualmente, as linhas de bondinho que ainda estão em funcionamento são as que passam pelas zonas turísticas mais visitadas da cidade do Porto.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:



26 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page