top of page

Portugal: O que fazer em Fátima



Esta é uma cidade dedicada as pessoas com muita fé, especialmente porque é um dos maiores centros católicos do mundo. A cidade de Fátima, fica localizada a 127 km de Lisboa, e é um dos locais onde também foi noticiada a aparição de Nossa Senhora.


Em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria deu início a uma série de seis aparições às crianças portuguesas Lúcia, Francisco e Jacinta. Isso causou uma grande agitação na pequena região na época, mas logo depois o caso ficou conhecido pelo mundo todo.


Para tornar a situação ainda mais tensa, o clima misterioso que precedeu a aparição acabou criando um caos na cidade. Por isso, o discurso que marcou a abertura da obra de Nossa Senhora e dos três pastorinhos dizia “não tenhais medo”.


Eu poderia ficar falando por horas apenas sobre esse fato, mas fica aí a dica de poder ir a essa bela cidade e escutar em primeira mão sobre os acontecimentos de 1917. E se resolver visitar Fátima, pode precisar dessas pequenas dicas de mais lugares para visitar, que vou deixar aqui embaixo.



Basílica de Nossa Senhora do Rosário



A Basílica de Nossa Senhora do Rosário está localizada dentro do Santuário de Fátima e é uma das muitas basílicas da cidade. Construída no local em que brincavam jovens pastores, e pedras foram colocadas umas em cima das outras até formar um grande muro. A primeira pedra da construção da Basílica foi benzida por D. Manuel, Arcebispo de Évora.


A construção desta Basílica teve início em 1928, em estilo neobarroco, e é assinada pelo arquiteto Gerar Van Krieken. A consagração da basílica ocorreu em 1953, em 7 de outubro. Um ano depois, o Papa Pio XII deu-lhe o título de Basílica Menor.


Basílica da Santíssima Trindade


A Basílica da Santíssima Trindade é uma enorme igreja dedicada à Santíssima Trindade que faz parte do complexo do Santuário de Fátima, com área de 40.000 m² e mais de 8.600 assentos disponíveis.


O projeto foi concebido pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis, e inaugurado em 12 de outubro de 2007 pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, durante o 90º aniversário da aparição da Virgem Maria em Fátima.


Capelinha das Aparições



A Capelinha das Aparições foi construída em 1919 atendendo ao pedido de Nossa Senhora do Rosário “Quero que construam uma capela aqui para me homenagear”.


A capela foi criada graças a Maria dos Santos Carreira, uma mulher humilde que, a partir de 13 de junho de 1917, foi para a Cova da Iria, e com a ajuda do marido ergueu um muro à volta do carvalho da azinheira e ergueu um arco de madeira


Construída no local exato onde aconteceram os milagres em Fátima em 1917 a capela foi definitivamente edificada em 28 de abril a 15 de junho de 1919, e a obra foi executada pelo arquiteto Joaquim Barbeiro.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Museu de Cera



O Museu de Cera de Fátima relata os principais episódios do Milagre de Fátima, sendo representado por figuras tridimensionais, cuidadosamente criadas, e de acordo com o museu, tentando manter as imagens fiéis à realidade. As figuras prometem proporcionar aos visitantes uma experiência única e inesquecível.



Procissão das Velas


Durante os meses mais quentes do ano, a Procissão das Velas acontece todas as noites e atrai centenas de fiéis que se reúnem no Santuário de Fátima. A reza do terço realiza-se na Capelinha das Aparições. Os fiéis são convidados a acender velas, e após a oração, seguir a procissão pela esplanada seguindo a imagem da Virgem Maria de Fátima.


Para muitos católicos, esse é um dos momentos mais memoráveis ​​ao visitar o complexo católico e, para vivenciá-lo, recomenda-se dormir na cidade, já que a procissão começa às 21h30.


Vila de Aljustrel



Aljustrel é uma das vilas mais antigas de Fátima. Antes das aparições, viviam ali cerca de cem habitantes, divididos em 25 famílias. Todos viviam trabalhando nos campos e pastoreando.


A visita a esta aldeia pode ser feita num pequeno trem, que segue junto às lojas à direita da igreja paroquial onde as crianças foram batizadas. A vila também possui um museu que preserva as tradições do início do século XX.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!


Grutas de Mira de Aire


As Grutas de Mira de Aire foram descobertas no final da década de 1940 e abertas ao público em 1970. Faze parte das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e está localizada no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, por isso fica pertinho de Fátima. As grutas de Mira de Aire são as maiores de Portugal!


A visita às grutas demora cerca de 1 hora, com direito a exibição de filme, percurso completo e subida ao topo. No entanto, como o passeio é guiado, às vezes é necessário esperar entre 15 e 20 minutos para entrar.


Valinhos


Valinhos é mais um local simbólico para os crentes nas aparições de Fátima, pois, segundo os relatos dos videntes de Fátima, foi aqui que apareceu o Anjo em 1916, e Nossa Senhora em 1917.


Em Valinhos, há alguns locais bem interessantes como a Via Sacra no Caminho dos Pastorinhos e Calvário Húngaro, e a Loca do Cabeço.



Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios



Também pertinho ali de Fátima, existe um ponto turístico que é visitado por 90% dos turistas quando viajam pelo país. Trata-se do Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros.


As pegadas de dinossauros petrificadas no local são bem visíveis e todo o local é bem interessante, principalmente para os fãs de Jurassic Park.


Se estiver na região e quiser ver algo mais, além de visitar o Santuário de Fátima, essa aqui é uma ótima sugestão. O Monumento Natural fica numa área muito pequena denominada "Bairro", a 10 km de Fátima, onde ficava a Jazida da Pedreira da Galinha.


As pegadas dos dinossauros saurópodes (herbívoros, com cabeças pequenas, e caudas e pescoços compridos) têm cerca de 175 milhões de anos. Há 20 trilhas de pegadas em toda a área, uma das quais com 147 metros de comprimento, a maior e mais antiga trilha de pegadas de dinossauros do mundo.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:





81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page