top of page

Portugal: O que fazer em Monsanto



A pequena aldeia serrana de Monsanto, localizada em Idanha-a-Nova no distrito de Castelo Branco, é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, um programa criado pelo governo português em 1991 para recuperar e melhorar um conjunto de aldeias na zona da Beira Interior, mais antiga que o próprio país.


Monsanto possui um impressionante castelo templário construído no século XII, erguendo-se a mais de 750 metros. Para além do recinto amuralhado desta fortaleza medieval, existem inúmeras capelas, solares nobres e casas que utilizam granito em sua construção.


Possui registros da presença humana desde o Paleolítico, para além do passado romano, visigótico e árabe. Sendo também uma região dos Cavaleiros Templários.


Além de vila histórica desde 1995, Monsanto também detém o título de vila mais portuguesa de Portugal desde 1938. Após visitar, você entenderá por que esses títulos permanecem.


Então, para te ajudar a conhecer mais dessa vila medieval, aqui vão alguns lugares interessantes para visitar:



Castelo de Monsanto



O Castelo de Monsanto é de origem templária, mas acredita-se que tenha sido construído sobre um antigo forte árabe. Mais uma vez, a matéria-prima para a construção foi o granito, e os Cavaleiros Templários acabaram integrando pedregulhos que não conseguiam cortar diretamente na parede.


Ainda é possível ver a capela de Santa Maria do Castelo em seu interior, além da Cisterna, da Cidadela, a Porta Falsa (ou Porta da Traição) e uma das torres de vigia da muralha, a Torre Circunferencial.


Gruta de Monsanto



Esta é uma pequena gruta localizada na Rua do Castelo, formada por grandes rochedos completamente ocos no interior, que se confundem com o resto da arquitetura local. Apesar de pequena a gruta um local bem interesse para se visitar.


Torre do Relógio



A Torre de Lucano, como também é conhecida, é a antiga torre sineira da vila e ostenta o símbolo que fez de Monsanto a vila mais portuguesa de Portugal, a réplica do galo de prata, no alto da torre, premiado na competição em 1938.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Capela do Espírito Santo



A Capela do Espírito Santo é uma igreja seiscentista de planta simples com nave e capela-mor. A fachada é dividida por um portal em arco. A direita, possui um campanário simples, que se destaca pela notável cantaria nas suas paredes.


No interior, degraus levam a um muro baixo construído com ameias e protegido por um parapeito, onde existe uma guarita. A estrutura faz parte da chamada "Muralha do Conde de Lippe", construída após a Guerra dos Sete Anos (após 1763), a muralha que cercava a cidade desde o castelo.


Solar do Marquês da Graciosa



Este solar é uma casa senhorial dos séculos XVII e XVIII, também conhecido como Solar dos Andrades, onde está esculpido o brasão da família Andrade.


Atualmente abriga o Posto de Turismo no primeiro piso, e no seu interior há uma exposição sobre a história da região, além de informações gerais sobre as aldeias históricas, e sobretudo sobre a história de Monsanto.


Igreja de São Salvador



A Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador, é uma igreja dos séculos XV e XVI, construída para substituir a antiga igreja matriz, a Capela de São Miguel do Castelo.


Trata-se de uma igreja maneirista e barroca, de formato longitudinal com fachada virada a poente. Constituída por três naves de três seções cada, uma capela-mor estreita e uma sacristia.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Capela de Santa Maria do Castelo



A Capela de Santa Maria do Castelo, foi construída no final do século XVII no lugar da antiga capela dos Cavaleiros Templários, destruída acidentalmente por uma explosão.


Situa-se no interior do Castelo de Monsanto e está rodeada por um cemitério cujas esculturas antropomórficas foram esculpidas na rocha.


O seu interior é composto por uma nave e uma capela-mor mais estreita, em alvenaria de granito. O seu altar, também em base de granito, é sustentado por coluna. É um interior simples, mas com uma característica própria, uma pequena janela localizada no lado esquerdo da porta.


Ruínas do Povoado da Freguesia de São Miguel



Essa relíquia histórica era a cidade alta de São Miguel, o povoado original de Monsanto desde a Idade Média. Ao todo, esta freguesia devia ter cerca de cinquenta casas, espalhadas entre uma rua principal atrás da Capela de São Miguel.


Por muito tempo foi uma cidade importante, cheia de vida, com centenas de habitantes. No entanto, um acontecimento trágico no início do século XIX está ligado ao abandono desta vila alta, o que inspiraria lendas muito queridas a população local.


Taverna Lusitana e Tasca do Povo



E como esperado de uma cidade típica portuguesa, Monsanto oferece uma gastronomia deliciosa. A Taverna Lusitana, no caminho para o Castelo, é o local ideal para refrescos e petiscos, além de oferecer uma vista deslumbrante. O local também conta com hospedagem para turistas.


Outro local bem interessante é a Tasca do Povo, também a caminho do Castelo, um local acolhedor perfeito para almoçar e provar o Pastel de Cereja, um doce típico da região. Se você passar por Monsanto, não deixe de experimentar esse doce!


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page