top of page

Portugal: O que fazer em Aljezur



Apesar de ser uma pequena vila, Aljezur é grande em história, cultura e belas paisagens. É uma vila localizada no interior do Algarve, protegida do turismo de massas, que nos convida a passear e conhecer suas riquezas.


As suas praias são magnificas, quase selvagens, por ser mais procuradas por surfistas. Mais uma vez, a costa vicentina premia o visitante não só pela beleza selvagem da paisagem, mas também pela simpática população que sempre acolhem turistas com bastante gentileza.


A agricultura e o mar são a principal fonte de renda de Aljezur. Então, se tem algo que você precisa conhecer, além das belas praias, é a gastronomia da região.


Se você se interessou por esse pedacinho de paraíso, aqui vão alguns locais de interesse para você visitar, caso esteja pensando em passar por Aljezur.



Praia da Amoreira



A Praia da Amoreira é uma praia enorme cheia de recantos diferentes e área suficiente para várias atividades, como surfar, tomar banhos de sol, espaço para crianças brincarem, até mesmo espaço suficiente para fazer topless.


Próximo à praia também há o restaurante Paraíso Do Mar, que além do cardápio tradicional faz um famoso ensopado com produtos da temporada. Vale a pena fazer um passeio na praia e almoçar lá.


Castelo de Aljezur



O Castelo de Aljezur fez parte do sistema de defesa de Silves nos séculos XII e XIII, passou, com a reconquista cristã, à posse da ordem militar de Santiago da Espada sendo integrado em território português.


O local perdeu sua importância estratégica e já estava abandonado no século XVI. As paredes foram parcialmente reconstruídas na década de 1940.


O recinto fortificado é construído em alvenaria de pedra e apresenta formato poligonal adaptado ao terreno. Uma torre semicircular foi construída no lado norte da muralha e uma torre de quatro lados no lado sul.


Em seu interior encontram-se as ruínas de um conjunto de habitações utilizadas na Idade Média cristã.


Igreja matriz de Nossa Senhora da Alva



A Igreja de Nossa Senhora de Alva, ou Igreja Nova, foi construída no final do século XVIII. A sua fachada é composta por três painéis, e no interior com três naves, o teto é decorado com uma grande estrela esculpida em madeira.


O retábulo da capela-mor em talha neoclássica (1809), onde se pode ver a imagem de Nossa Senhora de Alva, padroeira de Aljezur, é outro ponto de destaque da igreja.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Ruínas do Castelo de Arrifana



Estas são ruínas reveladas por escavações arqueológicas, junto à foz do rio Aljezur, na praia da Arrifana, segundo contam, estes são vestígios do castelo da Arrifana, mas é considerado um exemplo de mosteiro fortificado de origem árabe, um “ribat”.


Este tipo de templo é o único que se encontra em território português, mas outro já foi mencionado em território espanhol, em Alicante.


Este local era habitado até o terremoto de 1755, o qual obrigou a vila a se mudar para o outro lado.


Museu Municipal de Aljezur



O Museu Municipal de Aljezur está localizado na parte histórica da cidade, mais precisamente nos antigos Paços do Concelho, e possui dois núcleos.


Na seção de Arqueologia, você pode descobrir achados arqueológicos que marcaram a presença humana na região, desde o período Mirense, a Idade do Bronze e a ocupação muçulmana. Já na parte Etnográfica existe um acervo de utensílios agrícolas.


No mesmo edifício do museu também fica a Galeria Municipal de Arte de Aljezur.


Casa Museu Pintor José Cercas



A Casa Museu Pintor José Cercas está localizada no centro histórico de Aljezur. Esta é uma casa antiga onde viveu um famoso artista, nascido em Aljezur. No seu interior tem várias coleções e louças de José Cercas e obras de arte, bem como móveis e porcelanas antigas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Praia do Monte Clérigo



Apesar da imensa faixa de areia desta praia, na maré baixa, também surge uma interessante plataforma rochosa, no meio do mar, revelando a abundante vida marinha do local, como: caranguejos e estrelas-do-mar nas cavidades rochosas, cardumes de sargos nas rochas, anêmonas, ouriços-do-mar, entre outros.


É possível nadar nas piscinas rochosas maiores que ficam expostas à medida que a maré baixa. Apesar da relativa exposição aos ventos de norte e oeste, as extremidades do areal são protegidas por falésias e vale a pena admirar as formas dos elementos esculpidos nas faces rochosas.


Nesta praia existe uma pequena aldeia composta por casas de veraneio e um pinhal com área para alimentação. O caminho para a praia proporciona uma maravilhosa vista panorâmica sobre a costa e a vila.


Praia de Odeceixe



A Praia de Odeceixe situa-se junto à ribeira de Ceixe, que separa o Algarve do Alentejo. Esta é uma praia de areia branca que alterna entre o mar e o rio, a qual encontramos pequenas lagoas encantadoras que se pode ficar e relaxar ou onde as crianças podem brincar em segurança.


Nesta praia também é possível alugar canoas que podem te levar num passeio rio abaixo para descobrir os habitats de diferentes espécies como a lontra, a garça e outras que embelezam a região.

As falésias que margeiam a praia são escuras, feitas de xisto e quartzo. Junto à praia, logo após grandes rochas que se pode atravessar a pé, fica a Baía das Adegas, uma praia de nudismo.

Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page