top of page

Portugal: O que fazer em Monsaraz



Monsaraz é um dos destinos mais turísticos do concelho de Reguengos, região do Alqueva. Trata-se de uma vila medieval, situada no topo de uma colina com vista privilegiada para a albufeira do Alqueva, entre as muralhas do castelo com ruas estreitas e casas de ardósia.


Distante de Évora cerca de 56 km, a vila medieval de Monsaraz, possui diversos lugares interessantes e belíssimos como a Torre de Menagem, a planície alentejana e o Grande Lago de Alqueva.


Perto de Monsaraz, também há vários vestígios deixados pelas sociedades que a habitaram desde tempos remotos, como o Menir do Outeiro e da Bulhôa e as Antas do Olival da Pêga.


A cidade também é local de lazer onde pode relaxar e desfrutar das águas quentes do Alqueva. Devido à ausência de poluição atmosférica e luminosa, a região está classificada como Reserva Dark Sky, além de ser um local perfeito para observações astronômicas.



Castelo de Monsaraz



O Castelo de Monsaraz está localizado no extremo sudoeste desta encantadora vila na região do Alentejo. Classificado como monumento nacional, este castelo foi construído no final do século XIII a pedido do rei D. Dinis e faz parte de uma cadeia de fortificações que fazia fronteira com Espanha.


A estrutura possui um torreão e quatro torres quadradas menores. Atualmente, a parte central do castelo é frequentemente usada como pano de fundo, e a fortaleza é dividida em três andares; o inferior, anteriormente usado como prisão, o do meio como salão nobre e o último como sótão.


Convento da Orada



A construção do Convento da Orada, que pertencia à ordem dos Agostinianos Descalços, começou em 1700, mas devido às suas grandes dimensões só foi concluída em 1741.


Segundo a tradição local, este mosteiro está ligado à Casa de Nuno Álvares Pereira, pois acredita-se que foi o local onde ele rezou antes das batalhas contra Castela.


Hoje, após a reconstrução, o mosteiro abriga o Country Hotel e o Museu Arqueológico, onde são realizadas inúmeras exposições e eventos.


Igreja Matriz de Santa María da Lagoa



A Igreja Matriz de Monsaraz, ou Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, foi construída no século XVI e reconstruída duas vezes, uma após um terramoto em 1755 e outra um século depois.


Esta igreja apresenta uma fachada com duas torres e uma cabeceira ogival. No seu interior encontra-se um túmulo de mármore do século XIV com 14 santos esculpidos e onde repousam os restos mortais de Tomás Martins.


No exterior junto à igreja encontra-se um pelourinho do século XVIII, coroado com um globo manuelino. Em frente a este pelourinho encontra-se a Igreja da Misericórdia e ao lado o Museu de Arte Sacra de Monsaraz.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Praia fluvial de Monsaraz



A praia fluvial de Monsaraz está localizada no Centro Náutico, a cerca de 4 km do município. A praia possui ainda bandeira azul e salva-vidas.


Além da infraestrutura integrada no Centro Náutico de Monsaraz, a praia inclui um areal, prado e sombra, posto de emergência e vigilância, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e torre de vigia.


Museu do Fresco



O Museu dos Afrescos situa-se no antigo edifício dos Paços do Concelho e do Tribunal de Monsaraz. Este museu é dedicado a um afresco descoberto em 1958 na sala de julgamento do Antigo Paço das Audiências do século XV.


Este interessante afresco é único em Portugal, e aborda o tema da justiça divina e terrena. No painel superior, Cristo está ladeado por dois anjos tocando trombetas e proclamando a justiça divina e incorruptível.


No painel inferior está representado o Bom e o Mau Juiz, uma alegoria da justiça terrena. Onde o bom juiz é coroado pelas figuras da Justiça e da Misericórdia, enquanto o Mau Juiz é representado com dupla face, um demônio sussurrando em seu ouvido e cercado por dois homens que o corrompem com ofertas.


Cromeleque do Xerez



Este Cromeleque é constituído por 50 menires (monumento pré-histórico de pedra) de granito, embora vários deles estejam parcialmente partidos. A maioria dos menires está espalhada, o que permite reconstruir a sua forma original.


No meio do grupo encontra-se um menir de 4 metros de altura e 0,75 m de diâmetro pesando cerca de 7 toneladas. Parece algo simples, mas é bem interessante de se ver!



Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Miradouro Ermida de São Bento



A Ermida de São Bento é uma capela rural simples, situada num local elevado da vila de Monsaraz. Foi construída no final do século XVI com a ajuda de moradores da periferia da vila. Atualmente encontra-se um pouco deteriorada, tendo sido danificada no terremoto de 1755.


A capela é composta por nave, capela-mor e sacristia adjacente. No interior, apresenta bons exemplares do estilo barroco. O local oferece belas vistas panorâmicas da região.


Voo de Balão em Monsaraz



Para os amantes de adrenalina, em Monsaraz é possível fazer um voo de balão de ar quente sobre o céu de Reguengos com uma vista fantástica sobre o grande lago Alqueva, Monsaraz, Mourão e a vila da Luz. É uma experiência única!!


Herdade do Esporão



Herdade do Esporão foi o primeiro projeto de enoturismo a ser certificado no país e está aberto desde 1997.


De acordo com o estabelecimento, é destinado a entusiastas da cultura do vinho e da gastronomia alentejana, e tem por objetivo reforçar a sua ligação com as raízes do Alentejo e de Portugal.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page