top of page

Portugal: O que fazer em Óbidos

Atualizado: 11 de out. de 2022



A cidade medieval de Óbidos é muito antiga, porém muito bem preservada. Com apenas 11 mil habitantes, possui uma impressionante muralha no entorno do centro da cidade, que pode ser vista ao longe. Seu castelo foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007.


Esta linda cidade é bem pequena, sendo possível percorrer toda a vila em algumas horas. E como Óbidos fica próxima de Lisboa (cerca de 90 km), uma viagem de um dia costuma ser a opção mais popular para os viajantes que querem descobrir as maravilhas de Óbidos.


Em 1282, D. Dinis doou a vila à sua esposa, a Rainha Santa Isabel, e passou a fazer parte da Casa das Rainhas. A maioria das rainhas portuguesas passaram pela cidade e trouxeram várias igrejas, um aqueduto e outros benefícios para Óbidos.


Apesar de ser uma cidade pequena, Óbidos tem muito a oferecer. E se você ainda não sabe o que fazer pela região, listamos aqui algumas opções para te ajudar a montar o seu roteiro e aproveitar ao máximo a sua estadia.




Rua direita



A Rua Direita é a rua principal de Óbidos, e vai do início da vila até ao castelo. A rua é repleta de restaurantes, bares e lojas de artesanato. Esta rua também passa pela Praça de Santa Maria, uma das visitas obrigatórias aos turistas.


Se passar pela rua Direita, aproveite para sentar num desses bares e provar o licor de ginja, dizem que lembra o sabor de cereja.


Castelo de Óbidos



O lendário Castelo de Óbidos faz parte das 7 Maravilhas de Portugal. A eleição das 7 Maravilhas aconteceu em 2007, e desde então o castelo é reconhecido como uma das principais atrações culturais do país.


O edifício remonta ao século XIII, sendo visitado por muitos reis e rainhas ao longo da sua história. Até a Rainha D. Leonor, casada com D. João II, decidiu viver no castelo após a morte de seu único filho, num acidente de caça.


O castelo foi seriamente danificado por um terremoto e posteriormente abandonado pela família real. Hoje, a estrutura foi reforçada e o local foi convertido no hotel Pousada Castelo de Óbidos.


Muralha de Óbidos



A maior parte da vila de Óbidos está rodeada por uma muralha construída durante a sua ocupação pelos mouros entre os séculos VIII e XII. Dentro das muralhas encontramos um castelo e um labirinto de ruas com as suas casas brancas.


As muralhas que protegem a vila também são um encanto para os visitantes e chegam a 13 metros de altura em alguns lugares. A entrada é feita por dois pontos: Porta da Vila e Porta de Nossa Senhora da Piedade.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Igreja da Misericórdia



Fundada pela Rainha Leonor no século XV, a Igreja da Misericórdia possui expressivo patrimônio artístico, e apresenta uma antiga imagem de porcelana azul da Virgem Maria no pórtico de entrada.


O interior da igreja é totalmente revestido de azulejos da última grande restauração em 1678. Um dos destaques da igreja é o túmulo da Condessa dos Cavaleiros, D. Luiza Guerra.


Aqueduto de Óbidos



O Aqueduto de Óbidos, também conhecido como aqueduto da Usseira, revolucionou o sistema de abastecimento de água à cidade de Óbidos. Construído por ordem da rainha Catarina de Áustria, esposa de D. João III, em 1573, e concluído já no reinado de Filipe I.


Tem origem na nascente da Usseira e termina na Fonte Real da Praça de Santa Maria de Óbidos, com total de 6 km, três dos quais subterrâneos.


Igreja de Santa Maria



A Igreja de Santa Maria é a Igreja Matriz de Óbidos, a maior igreja da vila. O templo foi fundado no século XII e, segundo contam, foi uma mesquita durante a invasão moura e depois tornou-se uma igreja católica no Reino de Portugal.


Seu interior tem as paredes revestidas de belos azulejos, e maravilhosas pinturas no teto retratando cenas religiosas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Livraria e Mercado Biológico



O Mercado Biológico de Óbidos fica na Rua Direita, no antigo quartel dos bombeiros. Nele é possível encontrar vários produtos orgânicos, vinhos e licores, azeites nacionais e até chocolates artesanais, tudo da região.


Atualmente divide espaço com uma livraria do mercado, que possui vários livros usados, dispostos em caixas de madeira que preenchem as paredes do prédio.


Bacalhôa Buddha Eden



Este é mais um dos lugares interessantes da região. O Bacalhôa Buddha Eden está localizado na Quinta dos Loridos, fora das muralhas da cidade, a poucos quilômetros de Óbidos.


Atualmente é o maior jardim oriental da Europa, com 35 hectares de jardins repletos de estátuas de Buda, guerreiros de terracota, lagos e peixes.


O jardim foi construído como uma forma de protesto e homenagem, quando em 2001 Budas gigantes de Bamyan foram destruídos no Afeganistão.


Mercado Medieval



Em julho a vila portuguesa de Óbidos é transformada numa vila medieval, onde os turistas embarcar numa viagem no tempo e se deparam com vestidos compridos, comida típica, uniformes templários, espadas, cavalos e muito mais.


O evento também inclui espetáculos de teatro, dança e música medieval, oficinas, romarias, reconstrução de cenas históricas como competições equestres e de esgrima.


Uma das experiências oferecidas aos visitantes é um jantar medieval em uma grande mesa de madeira com comidas típicas como pão, embutidos, carnes, sopas, doces e vinho.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page