top of page

Portugal: O que fazer em Peniche



Peniche é a cidade mais ocidental da Europa Continental, com uma história ligada à sua geografia peninsular, que no passado era insular. Esta cidade é banhada pelo Oceano Atlântico, e possui tradições, cultura e economia marítimas.


A cidade é rica em história, com vários locais interessantes que merecem ser visitados. Hoje, Peniche vive principalmente de atividades turísticas realizadas em praias com condições naturais perfeitas para a prática de surf e body surf, que atraem centenas de amantes e profissionais de esportes aquáticos.


Peniche deveria estar no topo da sua lista das melhores cidades de praia para visitar em Portugal. Para um final de semana ou férias na praia, este é o lugar para satisfazer os seus cinco sentidos, principalmente se é apaixonado por mar.


Praia do Baleal



A praia do Baleal fica ao norte de Peniche, é uma bela praia com areia fina e branca e suas águas tranquilas completam as condições perfeitas para aprender bodyboard e windsurf.


A baía da Praia do Baleal tem quase 4 km de extensão devido à sua localização, construída para facilitar a comunicação com a ilha do Baleal. Nesta praia são recomendadas atividades como pesca esportiva, esportes náuticos motorizados, entre outros.


Mas se pretender ficar mais tempo na cidade, existem várias outras atividades que valem a experiência, em campos de tênis, piscinas, shows e um centro de hipismo.


Cabo Carvoeiro


O Cabo Carvoeiro apresenta uma paisagem dominada por uma sucessão de calcários e rochas, que datam do período Jurássico (entre 200 a 180 milhões de anos atrás). As condições ambientais de exposição do afloramento permitem uma observação contínua e detalhada do registro do solo local, capaz de reconstruir a história geológica daquele período, ocorrida em Portugal.


Localizado em despenhadeiros do Cabo Carvoeiro, e virada para a Ilha da Berlenga, encontramos a Nau dos Corvos, cujo nome deriva da sua forma, uma rocha em forma de navio e frequentada por inúmeros corvos-marinhos.


Praia dos Supertubos


Foto: Pedro Mestre


A praia dos Super Tubos, além de linda, bastante apreciada por surfistas, é um dos locais mais importantes de Portugal e do Sul da Europa. Algumas das competições de surf mais importantes do mundo são realizadas lá.


Seu nome é devido a sua fama de produzir ondas de tubo enormes. E se você é daqueles que gostam de dormir na praia, é possível passar a noite no parque de estacionamento de lá.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Fortaleza de Peniche



A Fortaleza de Peniche, pode ser considerada o cartão postal mais conhecido da cidade. Se trata de uma fortaleza bem preservada, local de alguns dos episódios históricos mais importantes do país.


A cidadela de Peniche, inclusive, foi construída como uma ilha-fortaleza inconquistável, centro da defesa marítima de Lisboa. O local é amplamente conhecido por ser uma das prisões políticas de ativistas que se rebelaram contra a ditadura de Salazar. No seu interior, o Museu Municipal guarda todos esta riqueza histórica.


Miradouro da Cruz dos Remédios


O Miradouro da Cruz dos Remédios, entre muitos outros, é um dos miradouros (mirantes) que oferece vistas deslumbrantes. Está localizado próximo ao Cabo Carvoeiro e em frente a Capela de Nossa Senhora dos Remédios.


Embora o acesso a ele não seja fácil, é um local magnífico que oferece vistas panorâmicas lindas da natureza, do Arquipélago das Berlengas, do mar agitado e o rebentar das ondas nas falésias.


Sem dúvidas, os amantes da natureza que estiverem na região, precisam dar um pulinho lá para apreciar a vista de um dos lugares mais selvagens de Portugal.


Museu Municipal de Peniche



O Museu Municipal de Peniche foi inaugurado em 1984, e está instalado no Forte de Peniche, cujo principal objetivo é promover e divulgar a história e o patrimônio desta região.


O museu centra-se em temas importantes para a identidade local, como a pesca, a construção naval, atividades profundamente ligadas ao desenvolvimento econômico de Peniche, as rendas de Bilros, uma das artes tradicionais locais, além de também abordar a resistência anti-fascista, devido à utilização do Forte de Peniche como prisão política durante a ditadura do Estado Novo (1933-1974).


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!


Igreja Paroquial de São Pedro



A igreja de São Pedro situa-se no coração do centro histórico de Peniche, é a mais imponente da região. Esta igreja, que remonta ao final do séc. XVI, está dividida em três grandes naves. Nas duas naves laterais existem vários altares dedicados a divindades como Nossa Senhora da Boa Viagem, Senhor do Bonfim ou S. Pedro de Alcântara.


Na nave central, destaca-se a beleza barroca da capela-mor dedicada a São Pedro. Decorada em talhas, possui belas colunas, além de várias pinturas setecentistas que retratam cenas da vida do santo padroeiro.


Reserva Natural da Berlenga



A partir de Peniche, é possível chegar a um dos locais mais fantástico do país, o Arquipélago das Berlengas. Leva apenas trinta minutos para ir de barco até a ilha principal, Berlenga Grande, e a paisagem é tão incrível que você nem percebe o tempo passar.


As Berlengas possuem fauna e flora únicas no mundo, devido ao clima mediterrânico e atlântico, fazendo com que o arquipélago se transformasse em uma Reserva Natural. Portanto, é um local especial e tranquilo na costa portuguesa, e possui um limite de visitantes diários.


Os passeios são realizados apenas entre maio e setembro, os meses mais quentes do ano, então se estiver pretendendo viajar para Portugal por essa época, vale muito a pena fazer uma visita a reserva.


Nos arredores da ilha também existem muitos navios naufragados que proporcionam um local incrível para a prática de mergulho, além de ter uma vida marinha muito rica, com várias espécies de peixes coloridos. Grutas, trilhas e construções chamam a atenção para o destino, como o Forte de São João Baptista e o Farol das Berlengas, com 29 metros de altura.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar em Peniche?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:




173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page