top of page

Reino Unido inicia teste de semana com quatro dias de trabalho

As empresas que participam do projeto reduzirão o número de dias de trabalho para os funcionários, sem reduzir a remuneração nem aumentar o número de horas trabalhadas por dia


Esta semana, o Reino Unido começou um projeto-piloto, testando uma semana de trabalho de quatro dias envolvendo mais de 70 empresas e 3.000 trabalhadores em setores que vão de tecnologia a restauração.


Islândia e Suécia já haviam feito um programa semelhante há vários anos, mas este teste, que será monitorado por pesquisadores de Cambridge, Oxford e Boston College, se mostra como o mais abrangente, segundo o The Guardian.


O Governo português também pretende lançar um projeto-piloto, mas ainda não indicou o modelo que pretende adotar. No entanto, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse que querem liderar a discussão globalmente e “pensar fora da caixa”.



As empresas que participam do projeto no Reino Unido, entre junho e dezembro deste ano, reduzirão o número de dias de trabalho para os funcionários, sem reduzir a remuneração nem aumentar o número de horas trabalhadas por dia. O modelo é definido como 100% – 80% – 100%, que significa; 100% do salário, em 80% tempo, com 100% de produtividade.


A Espanha, também se pronunciou sobre o assunto e o governo informa que estão em andamento discussões para introduzir uma semana de trabalho de quatro dias para 2 a 3 anos, com o governo subsidiando parcialmente as empresas participantes do projeto.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page