top of page

Torre Eiffel completa 133 anos hoje! Monumento mais visitado do mundo faz aniversário.

Dia 31 de março de 2022 é o aniversário do ponto turístico mais famoso de Paris. Vamos conhecer um pouco mais sobre a belíssima “Dama de Ferro”?

Antes da pandemia que iniciou no fim de 2019, a Torre Eiffel recebia cerca de 6 milhões de visitantes por ano, que eram capazes de enfrentar longas filas para poder ter Paris aos seus pés do alto da torre mais famosa do mundo, que, este ano, cresceu seis metros. Você que planeja visitar o ponto mais alto de Paris, encontre o seu ingresso perfeito com direito a furar fila, clicando no banner abaixo. Assim você ajuda o nosso site e também não paga nada a mais por isso. Muito legal, né?

Eu e Felipe já tivemos a experiência de chegar aos pés da “Dama de Ferro” em março de 2019. Infelizmente, não subimos até o alto da Torre, porque fomos em Paris apenas por algumas horinhas, porque era uma excursão do cruzeiro marítimo que saiu de Roma, na Itália e seguiu até Amsterdã, no Países Baixos. Eu vou deixar a playlist dessa viagem aqui embaixo para você assistir depois quando puder.

A HISTÓRIA DA TORRE EIFFEL

A Torre Eiffel surgiu no céu de Paris no fim do século XIX. Símbolo máximo da França, esta obra, inicialmente, não estava prevista para durar por muito tempo. A data associada à história da Torre Eiffel é a Exposição Universal de 1889. Um grande concurso havia sido organizado, tendo como tema:

“a possibilidade de erguer sobre o Campo de Marte uma torre de ferro, de base quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura”.

Dos mais de 100 projetos apresentados, o de Gustave Eiffel foi o escolhido. Ele tinha a seu lado Maurice Koechlin e Emile Nouguier, como engenheiros, e Stephen Sauvestre, como arquiteto.

Se você tem planos de viajar para a França, e conhecer a Torre Eiffel, eu tenho uma ótima notícia: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!

O projeto fez surgir, na época, inúmeras reclamações de moradores que consideravam a Torre como uma ameaça à estética da cidade. Uma torre de ferro erguida em pleno coração de Paris não era bonita, segundo eles, por contrastar demais com a elegância e a beleza refinada da cidade.

Abaixo, você acompanha as fases da construção da Torre Eiffel:

A torre de ferro foi erguida apesar dos protestos! Os trabalhos duram 2 anos e se desenrolam em 3 etapas, primeiramente as fundações: a construção do primeiro andar, terminado em 1° de abril de 1888, depois, a construção do segundo andar, terminado em 14 de agosto de 1888, e por fim, a montagem definitiva até o topo da torre em 31 de março de 1889, quando o monumento foi inaugurado.

Gustave Eiffel subiu os 1710 degraus da torre, que nesta época tinha 312 metros de altura, para colocar no seu topo a bandeira francesa.


Assim que o projeto se concretizou e ficou pronto, estava previsto que o direito de exploração ligado à convenção para a construção da torre durasse 20 anos. Ao fim deste período, a torre deveria ser desmontada.

Durante este período a torre obteve um imenso sucesso na Exposição Universal com 2 milhões de visitantes que vieram conhecê-la. Assim, ela se tornou símbolo da potência industrial francesa da época. A torre fez sucesso também na Exposição de 1900.

Gustave Eiffel teve um papel determinante para que a torre não fosse destruída: ele se empenhou para provar a utilidade científica da torre ao multiplicar as experiências científicas em domínios como a astronomia e a fisiologia.

Por fim, na época, o que salvou a torre foi a sua utilização como antena de rádio, utilizada inicialmente para as comunicações militares e, em seguida, para uma comunicação radiotelegráfica permanente - que teve, aliás, sua utilidade na Primeira Guerra Mundial.


Se você procura passagens aéreas baratas e com ótimas condições de pagamento para viajar para a França, clique no Banner abaixo e garanta excelentes descontos para chegar ao seu destino com total tranquilidade.

103 anos depois, a Torre Eiffel cresceu mais 6 metros, devido à instalação de uma nova antena de rádio. Tendo em conta que é um dos monumentos mais visitados do mundo, sabia que a obra custou 6,5 milhões de francos? Vamos conhecer um pouco sobre as curiosidades sobre a Torre Eiffel aqui abaixo.

CURIOSIDADES SOBRE A TORRE EIFFEL

  1. Você sabia que é ilegal fotografar a Torre Eiffel à noite? Isso porque uma lei de direitos autorais da União Europeia, que inclui fotos, pinturas, vídeos e música, também se aplica para algumas construções durante a vida de seu criador e mais 70 anos após sua morte. O design da Torre Eiffel, junto com seus direitos autorais, estava no nome de Gustave Eiffel que morreu em 1923, tornando assim somente em 1993 (70 anos após sua morte) os direitos autorais da torre domínio público. É por isso que vemos tantos chaveirinhos da Torre Eiffel sendo vendidos por Paris pelos ambulantes. Porém, as luzes da Torre Eiffel só foram inseridas em 1985, e desde então são consideradas um trabalho artístico, entrando assim, na mesma lei de direitos autorais. Por essa razão qualquer foto ou vídeo feito a noite da Torre Eiffel enquanto as luzes estão acesas é totalmente reprodução ilegal de um trabalho sob direitos autorais. Para uso pessoal não há problema, mas se entrar na categoria profissional e comercial, tome cuidado, você pode pagar multa se for descoberto.

  2. A Torre Eiffel já foi o edifício mais alto do mundo. Ela manteve este recorde até 1930.

  3. Você pode subir a Torre Eiffel de escada! Apenas os 704 degraus que levam ao 2º andar são acessíveis ao público. De lá você pode pegar o elevador que o levará ao topo da Torre Eiffel.

  4. Você pode andar no piso transparente. Se você não tem medo de altura, pode caminhar no piso transparente a cerca de 57 metros de altura, no primeiro andar. Este é um piso novo feito de plexiglass e você pode ver abaixo os convidados esperando para entrar na Torre.

  5. A Torre Eiffel tem 324 metros de altura e possui três andares.

  6. A Torre Eiffel é a estrutura mais alta de Paris e a segunda da França. Fica atrás do viaduto Millau, com 343 metros.

  7. Ela é o monumento pago mais visitado do mundo.

  8. No verão, a torre fica cerca de 15 centímetros mais alta devido a dilatação do ferro.

  9. Sua estrutura apresenta mais de 15 mil peças em ferro e 2,5 milhões de parafusos. Seu peso ultrapassa 10 mil toneladas.

  10. Quando foi inaugurada, os visitantes subiam 1700 degraus até o ponto mais alto da torre. Hoje em dia, ela possui um elevador.

  11. Gustave Eiffel, o engenheiro responsável pela construção da torre, também participou do projeto da Estátua da Liberdade em Nova York, Estados Unidos, e da Ponte Maria Pia, no Porto, Portugal.

  12. Há diversas réplicas da Torre Eiffel pelo mundo: Las Vegas (Estados Unidos), Sucre (Bolívia), Tóquio (Japão), Hangshou (China), Urais (Rússia), Calcutá (Índia), Naqura (Líbano).

Curtiu essas informações? Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigada!

E se quiser viajar para a França com TRANQUILIDADE e SEGURANÇA, agende o seu horário para conversar comigo por videochamada. Eu posso te ajudar a tornar a sua viagem inesquecível. Clique no banner abaixo e venha fazer a sua consultoria de viagens comigo.






bottom of page