top of page

União Europeia aprova carregador único para celulares

Atualizado: 14 de set. de 2022

Nova regra entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e deverá ser aplicado após 24 meses, ou seja, no outono de 2024


O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu aprovaram, nesta terça-feira, dia 07 de junho de 2022, a lei que impõe um carregador único para celulares, tablets e câmeras fotográficas comprados na Europa.


A decisão da União Europeia rejeita assim a oposição feita pela Apple, criadora do iPhone.

Em comunicado, o Parlamento Europeu disse que:

"No outono de 2024, o carregador USB Type-C será o carregador único para todos os celulares, tablets e máquinas fotográficas na Europa", com objetivos "mais sustentáveis, reduzindo o lixo eletrônico e facilitando a vida dos consumidores"

Assim, de acordo com as novas regras, os consumidores deixam de precisar de um cabo diferente para cada dispositivo e de ter de comprar um cabo sempre que mudam de aparelho.


"Telemóveis, ‘tablets’, leitores eletrônicos, auriculares, câmaras digitais, fones de ouvido, consoles de videogames portáteis e alto falantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante. Os computadores pessoais têm um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da União Europeia"

Quer um cupom de desconto EXCLUSIVO para comprar o seu Seguro Viagem? Acesse este vídeo e garanta o seu!


Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE.


O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses: no outono de 2024.


As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.


Leia mais:

Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigado!








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page