top of page
Foto do escritorPosso te mostrar?

Portugal registra a maior inflação desde 1994

A inflação subiu para 5,3%, em março. É o valor mais alto em quase 30 anos. Em fevereiro, a taxa de inflação em Portugal ficou acima dos 4%.

A subida dos preços em Portugal está atingindo todos os setores de forma generalizada. No caso dos bens energéticos, a primeira estimativa aponta para uma subida de quase 20% em comparação com o ano passado, o valor mais alto em 31 anos. Também os preços dos alimentos estão subindo. Os bens primários ficaram 6% mais caros.


Na Espanha, a taxa de inflação no mês passado ficou perto dos 10% e na Alemanha chegou aos 7,6%.


A Europa segue contando os prejuízos causados pela Guerra Rússia x Ucrânia que já entrou hoje, dia 31/03/2022 em seu 36º dia de conflito.


O governo português tem tomado diversas atitudes para tentar minimizar as consequências para a população, principalmente a mais necessitada. Atualmente, toda população pode se registrar no AUTOvoucher, e ter um reembolso de até 20 Euros nos gastos com combustíveis. Além disso, as famílias inscritas na Tarifa Social de Eletricidade estão recebendo uma ajuda de 60 Euros, e também, os que usam botijões de gás em casa, estão a receber mais um auxílio de 10 Euros. Mas os índices de inflação seguem aumentando.


De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, dia 31 de março pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a inflação no mês de março em Portugal ficará no patamar de 5,3%, tendo por base a informação já apurada por este organismo.


No que se refere à taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos, o INE prevê que esta se fique no patamar de 19,8%, ou seja, 4,8% a mais do que em fevereiro, representando o valor mais elevado desde fevereiro de 1991.


O órgão explica ainda que o indicador de inflação subjacente, ou seja, o índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, terá registado uma variação de 3,8% no mês em análise, mais 0,6% que no mês anterior.

No que respeita ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, este terá registado uma variação homóloga de 5,5% (4,4% no mês anterior).


Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março de 2022 serão publicados no próximo dia 12 de abril.

O presidente do Banco de Portugal, Mário Centeno, mostra-se convicto de que a subida generalizada dos preços não se irá transmitir aos salários, evitando uma espiral da inflação. O responsável do regulador bancário destacou que no boletim económico, hoje divulgado, prevê-se que “os salários estão alinhados com a produtividade” até ao final de 2024.


Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com meu trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.

Muito obrigada!


Comentários


bottom of page