top of page

Carta Convite: O que é e para que serve.

Atualizado: 17 de mar. de 2022

Tudo O Que Você Precisa Saber Para Usar Uma Carta Convite




Em uma viagem internacional existem algumas etapas que são comuns em todos os países, como a passagem pela imigração, por exemplo. É nesse momento que o agente migratório confere os dados do viajante, incluindo a documentação, quantos dias pretende ficar em território estrangeiro e onde irá se hospedar.


Para aqueles que optam pelo hotel, o recibo da reserva funciona como comprovação, mas é possível também apresentar uma Carta Convite. Este é um documento simples para alguns viajantes experientes, mas sempre recebo muitas dúvidas sobre esse assunto, principalmente de brasileiros que estão planejando sua viagem para Europa.


A Carta Convite é um documento que tem a função de mostrar para a imigração do país que se pretende visitar que você tem um lugar para ficar ao sair do aeroporto, sendo utilizado somente por aqueles que pretendem se hospedar na casa de familiares e amigos. Para os governos ao redor do mundo, a carta serve como uma forma de controle de onde estará o visitante no período de viagem, além de ajudar no controle migratório.


Por mais que a Carta Convite tenha o peso de um documento, não é algo totalmente formal. Isso significa que não é preciso nenhum trâmite legal para apresentar a carta: basta que o anfitrião escreva o documento, constando dados pessoais e endereço.


Agora uma informação bem importante, dúvida de muitas pessoas; a carta deve ser feita preferencialmente no idioma do país de destino. Ou seja, se você fizer uma viagem para a Itália, por exemplo, deve contar com a carta convite em italiano. Ao chegar na imigração, é só apresentar a Carta Convite para que o agente migratório faça o devido processamento.


A Carta Convite tem funções específicas para o viajante e para a imigração. Do ponto de vista do turista, trata-se de um documento fundamental para comprovar o endereço de hospedagem pelos dias da viagem, tendo a mesma validade que o recibo de hotel, é especialmente útil para quem tem familiares e amigos em diferentes nações e, portanto, podem aproveitar a hospitalidade das pessoas nesse período no exterior. Já pelo lado dos governos, a Carta Convite dá a segurança de saber que o estrangeiro tem onde se abrigar, e mais do que isso, tem alguém responsável por seu bem-estar no território. Dessa forma, se algo irregular acontecer, os agentes de imigração sabem onde e quem devem procurar.


Existem alguns modelos prontos de Carta Convite disponíveis na internet, ou seja, não existe um formato único, porém de forma geral, o documento precisa informar o nome do turista, o período que o mesmo pretende ficar em território estrangeiro, quem será o anfitrião e seu respectivo endereço. E reforço mais uma vez, alguns países não têm inglês ou português como língua padrão, por isso, atente-se ao idioma da nação na hora de desenvolver sua Carta.





Além de atentar para que a carta tenha todas as informações básicas exigidas, também recomendo que observe os seguintes pontos: Dê preferência à apresentação do documento original impresso. Sabemos que há países que aceitam a carta digitalizada, mas para evitar imprevistos, tenha sempre a original em mãos.


Tenha a carta na língua do país que vai visitar ou que fará a imigração, mesmo que este não seja seu destino final, Okay?! Provavelmente é nesse país que você precisará apresentar a carta convite.


Não existe essa exigência, mas é recomendável juntar a cópia de um documento da pessoa que assina a carta. Tudo para comprovar a veracidade das informações.


A carta convite não é um documento obrigatório. Mas atenção, é indispensável apresentar um comprovante de que você tem algum alojamento reservado no país. Para comprovar esse requisito na imigração, você pode apresentar: carta convite, reserva de hotel, hostel, Airbnb, Booking ou comprovante de aluguel de um apartamento.





O viajante também precisa apresentar seu passaporte e documentos específicos que cada nação pode requerer. Contar com todos os documentos exigidos pelo país de destino em uma viagem internacional é a melhor forma de passar pela imigração. Com todas as informações em mãos, fica fácil sair do aeroporto para começar a aproveitar a viagem com tranquilidade.


Sempre indico nos vídeos e nas redes sociais que é importante ter todos os documentos, impressos, originais e em bom estado, separados de forma organizada para facilitar. Sabemos que acontece com muitos turistas que chegam ao destino que ao passar pela imigração alguns documentos não são conferidos ou checados a fundo.


Porém, é importante não contar com a sorte, pois ao desembarcar no país você não sabe quem será o agente e o nível de exigência que ele terá com você, e você pode sim, inclusive, ser chamado de forma aleatória para uma entrevista mais completa que leve os agentes a uma checagem profunda dos seus documentos. Então, evite imprevistos e siga todas as exigências do país, combinado?!



Conexão 4G ilimitada para você ficar 100% conectado em sua viagem é na AmericaChip!


Detalhes importantes:


A carta convite não substitui o visto, mas é um documento exigido em alguns países.


A carta convite deve ser digitada, impressa e assinada, e não escrita a próprio punho;


O documento não tem validade determinada, mas deve conter o período da estada do visitante no país destino;


Vale ter pelo menos duas cópias em mãos;


Deve preferencialmente ser escrita na língua oficial do país destino.


Caso sua viagem tenha escalas, é importante ter uma versão da carta convite em inglês;


Atenção! Ela só pode ser escrita por residentes nativos ou legalizados no país destino;


Sempre verifique as leis de imigração do país destino para adequar a carta às exigências;


E lembre-se: certifique-se de ter em mãos todos os documentos necessários. Se você ainda tem dúvidas, pode conferir aqui nesse link o modelo de carta do SEF.


Espero que essas dicas tenham sido úteis! Tem vídeo no canal falando um pouco mais sobre isso. Se você quiser conferir, é só clicar aqui! E se depois de tudo isso ainda tiver alguma dúvida, você pode deixar sua pergunta aqui ou nos comentários no nosso canal do YouTube







E você que pretende viajar, garanta o menor preço na compra do seu seguro viagem e de suas passagens aéreas. Clicando nos banners dessa página, você contribui com o meu trabalho, garante descontos excelentes e não paga nada a mais por isso. Muito obrigada por chegar até aqui!!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page