top of page

Carteira de Vacinação Internacional de Febre Amarela. Passo a passo para emitir a sua!

Atualizado: 19 de mar. de 2022

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação de febre-amarela




Você sabia que para entrar em vários países é necessário não só o passaporte, mas também o visto de autorização e o certificado internacional de vacinação?


Aqui vai um passo a passo de como tirar sua Carteira de Vacinação Internacional, de forma online e sem sair de casa. Até mesmo para quem precisar ou preferir ir pessoalmente, ao final deste artigo vai saber como ter ela em mãos.


A Carteira de Vacinação Internacional é um documento obrigatório em países que exigem vacinação contra a febre amarela. E se você não apresentá-la na hora da imigração, eles podem te mandar para casa, sem direito ao reembolso das passagens e do que foi gasto com a viagem.


Então vamos ao passo a passo para você fazer isso aí da sua casa e não correr o risco de ser barrado no aeroporto.


Primeiro de tudo: você precisa ter tomado a sua vacina de febre amarela em um posto de saúde ou a vacina específica pedida pelo país que você irá visitar. A de febre amarela é oferecida pelo SUS de forma gratuita.


Guarde o comprovante da vacinação. É preciso ficar de olho aos prazos: no caso da vacina de febre amarela, o turista precisa ser vacinado com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem.


Com o comprovante em mãos, o viajante deve se cadastrar online para emitir o certificado. O processo para emissão da carteirinha de vacinação é bem simples e pode ser feito totalmente pela internet.





Assim que você entrar nele, você vai clicar em iniciar e criar uma conta ou acessar a que você já tenha. Você precisará do seu CPF, e-mail e criar uma senha.


Em seguida você preencherá alguns dados, como o lote da vacina. Esses dados foram preenchidos pelo técnico que te aplicou. Então eles já estarão na sua carteirinha de vacinação ou no comprovante que te entregaram logo depois que você foi vacinado no Posto de Saúde.


Bom, após preencher, você precisará enviar a foto da sua carteirinha. E pronto. Depois disso, uma equipe da Anvisa vai analisar o seu pedido e você deve receber uma mensagem em seu e-mail em até 5 dias úteis, informando a aprovação ou a recusa da sua solicitação.


Chegando o e-mail, é só entrar lá no seu cadastro de novo, imprimir ou seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia e se preparar para sua viagem!


Como a vacina da febre-amarela tem uma dose única, basta fazer tudo isso somente uma vez e você poderá usar esse documento para vida inteira. Eu te aconselho a deixar junto com seu passaporte. Assim sempre que precisar dele, estará lá.


Ao trocar de passaporte, lembre-se de retirar o certificado de lá também.

Se você preferir fazer a solicitação para emissão do Certificado Internacional presencialmente, basta tomar sua vacina e comparecer a uma das unidades do Centro de Orientação para a Saúde do Viajante.


A relação dos locais que oferecem esse serviço está disponível na lista que você pode conferir neste link aqui: https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=rZIeWe7m6Rg


Leve seu CPF, carteira de identidade e o cartão de vacinas atualizado, e você receberá na hora o seu certificado. Se você não souber onde está a sua carteirinha, você pode se dirigir para lá, tomar a de febre amarela e obter sua certificação também.


Em alguns casos, o documento é exigido até mesmo para as pessoas que vão apenas passar pelos aeroportos, em conexões ou escalas. Alguns países adotam essa medida para não correr o risco de a doença entrar no país. Então, vale a pena ficar de olho nas exigências dos destinos que você deve visitar.


Eu espero ter te ajudado, mas se ficou qualquer dúvida, pode falar aqui nos comentários que eu respondo assim que possível.


Muito obrigada por chegar até aqui!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page