top of page

Como tirar o passaporte? Passo a passo para conseguir tirar seu passaporte sem problemas

Atualizado: 15 de mar. de 2022

Se está pensando em viajar para fora do Brasil e quer entender como funciona para você tirar seu primeiro passaporte, aqui vai um passo a passo completo, do pedido até a entrega!




Esse documento é sinônimo de viagem internacional! A oportunidade de conhecer novos países, culturas e se aprofundar num novo idioma! É claro que a gente só quer ter boas lembranças de todo esse processo, certo?! E eu vou mostrar para você, de uma forma fácil e bem explicativa, como você consegue tirar o seu passaporte sem ter dor de cabeça e nem problemas com isso.


Tirar um passaporte não é um bicho de sete cabeças! É muito mais fácil e simples do que muita gente acha! Só requer um pouco de atenção para não se perder no meio do processo e um pouco de organização pra juntar tudo o que for pedido pela polícia federal!



Antes de começar, precisa estar ciente de algumas informações básicas:

Atualmente o passaporte tem validade de 10 anos. E todo cidadão brasileiro tem direito a tirar o seu passaporte!


Eu sei que inicialmente, pode até parecer difícil, mas na verdade é um processo muito simples! Então, vamos com calma que eu vou mostrar tudo pra você!



Fonte: gov.br


Vamos entender como cada etapa funciona. Mas antes, cabe deixar claro quem precisa tirar esse documento.


Se você vai viajar para outro país, você provavelmente vai precisar de um passaporte. Só não será necessário se você for viajar pros países que fazem parte do Mercosul, tendo um RG tirado a menos de 10 anos. Esses países que só precisam do RG válido são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Agora, se seu voo parar em algum outro país antes do local de destino, você também precisará de passaporte, que deverá ser apresentado na conexão.

Então minha dica é: mesmo que você vá para um desses países que não seja obrigatório, tire o passaporte. Receba o carimbo de entrada e saída do país e evite dor de cabeça com documento que não seja válido. Já pensou se o avião precisar fazer uma escala em qualquer outro lugar?


1- Reunir documentos


Essa etapa pode ser feita toda em casa mesmo. A primeira coisa que você deve fazer é conferir se possui toda a documentação necessária, sempre em via original.

Por isso, atenção: Não são aceitas cópias, nem mesmo autenticadas.


Para quem nasceu no brasil e que nunca teve passaporte, que não teve alteração no nome, que tinha entre 18 e 70 anos na última eleição, e está regular com suas obrigações eleitorais, deverá levar os seguintes documentos:


- Documento de identificação que tenha foto. Alista de documentos aceitos são:

Carteira de Identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública de qualquer estado (UF), ou por Comando Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ou por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei (OAB, CRM, CRBio, CREA etc);


Carteira funcional expedida por órgão público;


Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ainda que vencida, expedida pelo DETRAN, desde que acompanhada de outro documento original que comprove local de nascimento;


Passaporte brasileiro, ainda que vencido, emitido pela Polícia Federal ou pelo Ministério das Relações Exteriores;


Carteira de identidade do indígena;


Documento de identificação digital (CNH, DNI etc), desde que reconhecido por Lei Federal como válido em todo território nacional.


Fique atento, pois Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixou de ser considerada documento que atesta identificação civil, e não pode mais ser aceita, no processo de emissão de passaporte. Então se você só tem a CTPS como documento, você vai precisar tirar uma segunda via dos documentos que foram listados acima.


Fonte: Pexels



- Para quem tem a partir de 18 anos é obrigatório o CPF durante o preenchimento do formulário.


- Comprovante de regularidade eleitoral (Aquele papelzinho que te entregam quando você vota de 2 em 2 anos). Tenha certeza de que sua situação eleitoral se encontra regular e de que não há pendências ou erro de digitação em seus dados cadastrados na base eleitoral. Caso não tenha certeza, consulte o site do TSE. Eu vou deixar o link do site deles aqui na descrição do vídeo!!


- Se você já tem um passaporte, mas ele está quase vencendo e você precisa tirar outro, entenda que não existe processo de renovação de passaporte! É sempre um passaporte novo. Então, é possível que em alguns casos seja necessária a apresentação de documentos já apresentados anteriormente. E precisará levar seu passaporte anterior (válido ou não). - Para homens, será necessário apresentar documento que comprove quitação com o serviço militar, como a carteira de reservista, por exemplo.


Segunda via de documentos são aceitos normalmente! Mas cópias NÃO!!

Os documentos não podem conter rasuras, erros ou informações incompletas.

Também não devem estar vencidos, caso tenham validade expressa (com exceção da CNH).

E caso tenha mudado de nome ou sobrenome, dependendo da causa da mudança, deverá apresentar as certidões de nascimento ou casamento e divórcio, por exemplo.



2- Preencher os formulários


Reunida a documentação, você deverá preencher o formulário on-line no site http://www.pf.gov.br/, com os dados dos documentos que serão apresentados no dia do atendimento. Ao "enviar" o formulário pelo site, serão gerados protocolo e boleto.

Aguarde pelo menos 1 (uma) hora antes de fazer o pagamento da taxa gerada.

Esta orientação da FEBRABAN (Federação Brasileira e Bancos) trata do tempo necessário para registro do boleto nos sistemas bancários.


3- Pagar o boleto


Com o boleto em mãos, você pode pagá-lo em qualquer banco, aplicativo ou lotérica. O valor da taxa de emissão do passaporte em março de 2022 é R$ 257,25. Lembrando que após tirar seu passaporte, você poderá usá-lo por 10 anos e só depois disso terá que renová-lo, pagando novamente uma taxa.


4- Agendar atendimento


Depois de 1 a 3 dias úteis, que é o tempo da compensação do pagamento, você deverá retornar ao site da Polícia Federal, http://www.pf.gov.br/, e agendar o atendimento presencial, escolhendo um dos postos disponíveis em todo território nacional, que esteja mais próximo de você.


Lembre-se de que será necessário retornar ao posto escolhido para você buscar o passaporte pronto em breve!


5- Atendimento


Compareça ao posto escolhido, no dia e horário agendados, com toda a documentação original necessária. Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência. No atendimento, além de conferir seus documentos, a polícia federal coletará as suas impressões digitais e tirar uma fotografia sua. Finalizado o atendimento, o passaporte estará disponível para entrega após uns 10 dias. Mas, não se preocupe! Eles irão te avisar a data correta para retornar à agência.



6- Consultar andamento


A qualquer momento após o atendimento presencial, será possível consultar o andamento do pedido, pela página da polícia federal. Retorne ao posto somente quando a consulta informar que o documento se encontra disponível para entrega.


7- Buscar Passaporte


A entrega é feita somente ao titular, que deverá apresentar documento de identificação, sempre no mesmo posto onde o passaporte foi solicitado.

A entrega é feita por ordem de chegada. Se não for retirado até 90 (noventa) dias após a solicitação presencial, o passaporte será cancelado sem devolução da taxa paga. Titular menor de idade deve comparecer à entrega e deve estar acompanhado pelo responsável legal, ambos com documento de identificação.



Fonte: Pexels.


Após tê-lo, guarde em local seguro e lembre-se que você precisará sempre dele para sair do Brasil. Então quando pensar em viajar novamente, confira a data de validade para não correr o risco de na hora da viagem estar com o documento vencido. Eu já vi uma pessoa com passagem pro México, chegar no balcão da companhia aérea e não poder embarcar porque o passaporte venceu.


Ah! E veja se o país que você for visitar precisa de visto ou alguma vacina específica. Se quiser saber mais sobre a documentação necessária para o viajante e ter ótimas dicas de viagem, te convido a acompanhar as notícias aqui do site ou conhecer o nosso canal no Youtube! Muito obrigada por chegar até aqui!



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page