top of page

Catedral de Notre-Dame já possui data de reabertura

Construída entre 1163 e 1345, a catedral é um dos templos góticos mais famosos do mundo.


A Catedral de Notre Dame, um dos maiores símbolos de Paris, será reaberta para visitação em abril de 2024, cinco anos após violento incêndio que ocorreu em abril de 2019. A data de reabertura será próxima à realização dos jogos olímpicos na França.


A informação foi divulgada pelo abade da Basílica de Nossa Senhora de Fátima em Paris, padre Nuno Aurelio. Apesar de ter a data de reabertura definida, as autoridades responsáveis acreditam que as obras não estarão 100% concluídas.


A Catedral é a sede da arquidiocese de Paris, construída entre 1163 e 1345, é um dos templos góticos mais famosos do mundo. O templo é cercado pelo rio Sena e foi dedicado à Virgem Maria. Em português Notre Dame significa Nossa Senhora.


Devido à descontaminação de chumbo, à pandemia de covid-19 e às escavações arqueológicas, a fase de reconstrução do monumento passou por vários atrasos e apenas em 2022 teve início.



“Há partes do próprio edifício que têm agora de ser reconstruídas. Não houve grandes danos nos vitrais e os mais importantes foram salvos porque quando caiu o teto da catedral acabou por criar um efeito de chaminé e o calor dissipou-se, não os danificando”, descreveu o padre Nuno Aurélio.



O incêndio causou o desabamento do telhado, além de acarretar outros danos significativos. Na época, a igreja estava passando por obras de restauração, e especulou-se que o acidente poderia ter algo a ver com eles.


A restauração da Catedral de Notre-Dame está sob responsabilidade do governo francês, que utilizou 1.200 toneladas de andaimes para reconstruir o que é conhecido como “floresta” de Notre Dame, uma estrutura de madeira que sustenta o telhado da igreja.


Para reconstruir a estrutura, 1.000 carvalhos de toda a França foram cortados, cuja madeira agora está sendo tratada. Os carvalhos serão enviados para carpinteiros no início de 2023 e após serem trabalhados, serão instalados no teto da catedral.


Dentro da catedral, o trabalho de restauração financiado pela igreja também começou. Atualmente, há entre 150 e 180 pessoas contribuindo com este trabalho delicado, que inclui pintura e escultura, e pode chegar a 400 pessoas na próxima fase da restauração.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page