top of page

Como serão as eleições para presidente fora do Brasil

Entenda o que será necessário fazer para votar no exterior

As eleições no Brasil acontecerão no dia 02 de outubro e para quem vive fora do país e alterou seu domicílio eleitoral antes do dia 04 de maio no site do Tribunal Superior Eleitoral será possível votar para presidente do Brasil.


Nós trouxemos vídeos no início do ano explicando como pedir essa mudança de domicílio, Em ano eleitoral, os serviços de inscrição, transferência e atualização de dados somente podem ser solicitados até 151 dias antes da data da eleição, por isso quem se mudou depois do dia 04 de maio deste ano ou não fez o pedido para mudança a tempo, a solução é justificar. Se esse é o seu caso, saiba que não é possível justificar o voto no exterior indo a uma zona eleitoral diferente da sua no dia da votação, como é comum no Brasil. Por isso, se for justificar é preciso fazer de forma online, através do Sistema Justifica, em até 60 dias após o turno de votação perdido. O site é o https://justifica.tse.jus.br/. Você também pode fazer isso pelo aplicativo e-titulo. Ah, e caso tenha primeiro e segundo turno, não é possível justificar uma única vez pelos votos, ok? Esse processo precisa ser feito duas vezes, caso você perca os dois turnos da eleição. Agora, quem não vota e não justifica o voto, no exterior ou no Brasil, tem muitos dos seus direitos como cidadão brasileiro vetados.


Algumas das consequências que você pode sofrer é ficar impossibilitado de renovar o passaporte ou até mesmo não conseguir obter documentos relacionados a repartições diplomáticas, no consulado. Isso porque você estará em dívida com a justiça eleitoral. Então não perca o prazo, se perdeu a atualização de seus dados ou estará em viagem internacional, justifique.


Se você conseguiu fazer a sua alteração de domicílio eleitoral, fique atento à data de votação e aos comunicados que você receberá por e-mail ou por SMS do Consulado sobre o dia, hora e local da votação, já que essas informações podem ser diferentes do que acontece no Brasil. Lembrando que no exterior a eleição é apenas para presidente.


Neste ano votarei pela primeira vez aqui em Portugal, e aqui já vai um aviso para quem votará em Lisboa, maior colégio eleitoral fora do Brasil, com 45.273 votantes. Os 25 funcionários terceirizados contratados pelo Consulado-Geral na capital portuguesa anunciaram greve a partir do dia 28 de setembro. Eles cobram reajustes salariais. Segundo o embaixador Wladimir Valler Filho, cônsul-geral em Lisboa, o aviso de greve já foi comunicado oficialmente ao Itamaraty, para que todas as providências sejam tomadas. Ele assegura, porém, que espera bom-senso e serenidade por parte dos terceirizados para que as eleições transcorram tranquilamente na capital portuguesa, dizendo que estão seguindo rigorosamente o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


As votações em Lisboa estão marcadas para a Universidade de Lisboa, tanto no primeiro quanto no segundo turno, se houver. Foram convocados 232 mesários, distribuídos em 118 seções eleitorais. Estarão à disposição dos eleitores 58 urnas eletrônicas.


Além dos funcionários do consulado, foram convocados para trabalhar nos dias de votação os servidores que atuam na embaixada do Brasil e na missão junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além de Lisboa, estão marcadas votações no Porto, onde há 30.098 eleitores inscritos, e em Faro, com mais de 5,2 mil brasileiros. No geral, Portugal superou o Japão como segundo colégio eleitoral fora do Brasil. Isoladamente, Lisboa é o maior colégio eleitoral, seguido por Miami, Boston e Londres.


Para garantir a tranquilidade na votação, o consulado-geral de Lisboa triplicou o número de seguranças privados para o dia e pediu reforço à polícia local. A expectativa em Lisboa é de que a greve seja revertida a tempo de não atrapalhar as eleições.

Leia mais:

Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page