top of page

Coração de D. Pedro estará em exposição no Porto, Portugal, antes de ir para o Brasil


Foto: Divulgação/Irmandade da Lapa


O coração de D. Pedro I (IV em Portugal) será exibido na Igreja da Lapa, no Porto, até a noite do dia 21 de agosto, quando será transferido para o Brasil, devido às comemorações do bicentenário da independência, informou a câmara municipal.


A autarquia de Porto informou que o coração de D. Pedro será exibido nos dias 20 e 21 de agosto na Igreja da Lapa, resultado de uma colaboração entre a autarquia e a Irmandade da Lapa, estando a programação a ser definida pelas instituições.


A Câmara também acrescentou que ainda não houve confirmação da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a transferência. "O coração de D. Pedro sairá do Porto no dia 21 de agosto e chegará ao Brasil no dia 22 de agosto", informou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Quando o coração chegar ao Palácio do Planalto, em Brasília, será recebido com "honras militares".



Após a cerimônia, o coração será transferido para o Palácio do Itamaraty, também em Brasília, onde ficará em exposição controlada até o bicentenário da independência do Brasil, em 7 de setembro, informou a autarquia, acrescentando que o órgão permanecerá 20 dias no Brasil e em seguida retornará a Porto por volta do dia 8 de setembro.


O prefeito Rui Moreira, também esclareceu que para que a transferência não comprometa a integridade do órgão, foi solicitado o parecer técnico do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluíram ser possível fazer a transferência do mesmo, mediante a "exigência de um transporte em ambiente pressurizado".


"Tratando-se de um bem cultural, enquanto bem móvel que representa testemunho material com valor de civilização ou cultura, está sujeito a um especial regime de proteção e valorização", comentou Rui Moreira.



91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page