top of page

Estados Unidos atualizam regras de entrada no país

Quais as regras para entrar nos EUA em 2023?

O governo dos Estados Unidos anunciou que a partir do dia 12 de maio não será mais obrigatória a apresentação de comprovante de vacina contra a Covid-19 para os viajantes que entrarem no país.


Em comunicado enviado pela Casa Branca, o governo norte-americano afirma que:

"Desde janeiro de 2021, as mortes por Covid-19 caíram 95% e as hospitalizações caíram perto de 91%. Globalmente, as mortes relacionadas à covid estão em seus níveis mais baixos desde o início da pandemia"

Nos Estados Unidos foram registradas mais de um milhão de mortes devido à Covid-19.

Sem documentos relacionados à doença, vamos descobrir quais os outros requisitos para entrar no país?


O primeiro de todos é o passaporte e a partir daí, para os EUA dependerá muito da sua nacionalidade. Se você possui a nacionalidade de algum dos 38 países pertencentes ao programa de Isenção de Visto, como é o caso de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Chile e tantos outros, aí tá fácil: basta ter a sua passagem de ida e volta com o tempo máximo de 90 dias, se você está indo a turismo, e solicitar a autorização de viagem de forma online.


O ESTA, como é chamado o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem, deve ser solicitado até 72h antes da sua entrada no país, devendo ser paga com cartão de crédito uma taxa de 14 dólares.


Agora se você não possui uma dessas nacionalidades que permitem a isenção do visto, ou seja, se você é brasileiro, angolano, cabo-verdiano, moçambicano, argentino, venezuelano, então já sabe: a entrada para nós que não fazemos parte da lista de países com isenção, o processo é mais complexo.


É preciso solicitar um visto de entrada, um processo mais caro e burocrático, mas obrigatório para entrada no país ou até mesmo para fazer uma conexão por lá, indo para outro destino. Sem a autorização, seja pelo ESTA ou pelo visto, não é permitida a entrada nos Estados Unidos, nem mesmo para fazer uma escala no país.


Os documentos para o visto dependerão de qual o motivo da sua viagem.

Vamos falar aqui de turismo, ok?


Para solicitar o visto B2, que abrange a viagem a lazer, incluindo férias ou visitas à família ou ainda tratamento médico no país, será necessário preencher o formulário DS-160 de forma online, ele só pode ser preenchido eletronicamente e cada solicitante deve preencher o seu. Depois é preciso criar uma conta de usuário no site. É preciso fazer todo o preenchimento de forma correta, inserindo o número de confirmação DS-160 para cada pessoa que está solicitando o visto.


Se você tiver dúvidas sobre o pedido, pode ser muito importante procurar um advogado especializado em imigração ou uma empresa que te dê suporte no pedido, ok? A taxa do visto B está hoje em 185 dólares e cada visto tem o seu valor específico. Após pagar a taxa, você irá agendar uma entrevista com a Seção Consular.


Tem vídeo lá no canal falando sobre o tempo atual de espera do pedido de visto e também sobre as categorias que estão isentas da entrevista presencial. Se este é o seu primeiro visto a turismo, na data em que foi agendada de forma on-line, você deverá comparecer à entrevista no consulado indicado. Na entrevista é importante comprovar que possui recursos financeiros para as despesas de alojamento, de transporte e de despesas médicas nos Estados Unidos, caso precise. Essas comprovações podem ser na forma de extratos bancários e declaração de imposto de renda.


Outros documentos adicionais podem ser solicitados para a entrevista consular presencial que comprovem: o Propósito da sua viagem, sua intenção de sair dos Estados Unidos após sua viagem, como o fato de ter um emprego no seu país de origem. Caso você não possa pagar todos os custos de sua viagem, você poderá apresentar evidências de que outra pessoa irá custear parte ou todo custo da sua viagem.


Com o passaporte e visto em mãos, chegou a hora de embarcar.

Vamos ver quais documentos são importantes para você ter durante toda viagem.


Um assunto que eu trago bastante por aqui é sobre o seguro viagem. Os maiores problemas dos turistas em viagem para os EUA estão relacionados à assistência médica por acidente ou doença e problemas com a bagagem. E uma coisa que se deve ter em conta é que a assistência médica nos Estados Unidos tem um custo muito elevado. Por exemplo, o custo de uma tomografia atinge os 800 euros, o de uma ressonância é aproximadamente 1.000 euros, passar uma noite num hospital pode rondar os 4.000 euros e se se precisar ser operado por exemplo por apendicite pode passar tranquilamente os 12.000 euros.


Por este motivo, é fundamental contratar um seguro de viagem que cubra todos os gastos médicos e que ofereça assistência telefônica durante 24 horas, de modo a que possam indicar o melhor centro hospitalar onde possa ser assistido sem que tenha a necessidade de pagar e de esperar por um futuro reembolso. Aqui abaixo, dois ótimos vídeos sobre o tema:


Leve o comprovante de onde ficará hospedado e leve também os dólares. Não é necessário levar seu dinheiro todo em mãos e nem é recomendado isso. Você tem a possibilidade de levar em espécie apenas o necessário para os primeiros momentos em solo americano e o restante em cartão de crédito e no cartão multimoeda.


E aqui eu tenho duas indicações para você que eu sempre uso muito nas minhas viagens: a conta NOMAD, uma conta em dólar, com excelentes taxas para conversão, quanto mais você transfere seu dinheiro para lá, menor a taxa que você irá pagar na troca da moeda. A Nomad, inclusive, lançou sua sala vip recentemente e conta com diversos benefícios para seus clientes. Então vale a pena! Eu uso inclusive aqui em Portugal e pela Europa. Vou deixar o link para abrir a sua conta nomad aqui e incluindo o cupom POSSOTEMOSTRAR20 na hora da abertura da conta, você ganha 2% de cashback, dinheiro de volta, até o limite de 20 dólares. Em até 1 dia de dinheiro enviado após a abertura, está lá na sua conta. Coisa boa, né? Abriu a conta com o cupom POSSOTEMOSTRAR20, enviou 1.000 dólares, ganhou 20 dólares de volta para curtir a viagem. Vai mandar menos? Não tem problema, você ganha dinheiro também.


E a outra conta possível para utilizar nos EUA é a wise, uma conta multimoeda super conhecida no mundo todo. Também está aqui o link para você abrir a sua e tem um vídeo comparando as duas contas para você escolher a sua. Eu aqui uso duas e acho que vale muito dividir o dinheiro pelas duas, assim eu uso os benefícios das duas empresas.


Curtiu essas informações?

Publicidade:

Leia mais:

Quer saber o passo a passo com todos os detalhes para morar em Portugal com sucesso? Assiste este vídeo aqui:

Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page