top of page

Europa entra em horário de verão

Neste domingo (27 de março), a Europa entrou em horário de verão adiantando seus relógios em uma hora.


Os residentes de países europeus estarão em horário de verão pelos próximos 7 meses. As mudanças começaram na madrugada deste domingo, 27 de março, sendo necessário adiantar os relógios em uma hora. E para garantir que todos os locais fizessem a troca ao mesmo tempo, a hora exata da mudança variou de acordo com o fuso horário do país.


Para os residentes de localidades do fuso horário de Portugal, Irlanda e Reino Unido (GMT*), à 01h00 do dia 27, adiantaram o relógio para as 02h00. Países como Alemanha, Espanha e Itália (GMT+1) tiveram que realizar a mudança às 2h para as 3h. Enquanto isso, na Grécia e na Bulgária (GMT+2), os relógios mudaram das 3h para as 4h. Na maioria dos casos, os dispositivos digitais realizam a troca automaticamente.


A medida foi introduzida na Europa no século passado para economizar eletricidade e estender o horário de verão. No entanto, a legislação para unificar a variação de horários entre os países foi criada pela União Europeia (UE) apenas na década de 1980, impedindo assim, que cada local fizesse alterações em dias e horários diferentes. Mesmo com o Brexit, o Reino Unido manteve a mesma data de início dos países da UE.

O horário de verão terminará no último domingo de outubro, dia 30. O fim da adoção do horário de verão pela União Europeia tem sido um tema de ampla discussão entre os países da UE nos últimos anos. Em 2019, a Comissão Europeia apresentou uma proposta para encerrar a troca, deixando os estados membros livres para determinar o tempo padrão.


Entre os fatores considerados houve uma consulta pública que obteve 4,6 milhões de respostas, com 84% apoiando o fim da troca de horário. A decisão final deve ser tomada pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu, mas o tema ainda não está na agenda devido à pandemia.


Devido a isso, desde esta segunda-feira, as bolsas de Londres, Frankfurt, Paris, Milão, Madri e Lisboa passam a operar das 4h às 12h30 (de Brasília).



bottom of page