top of page

Iata receia retorno prematuro às regras de slots nos aeroportos



A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) levantou preocupações de que o retorno prematuro da União Europeia às regras de uso de slots (horários de pouso e decolagem) pré-pandemia neste inverno possa causar interrupções contínuas aos passageiros.


A Comissão Europeia anunciou sua intenção de restabelecer a regra de longa data de 80-20 slots, que exige que as companhias aéreas operem pelo menos 80% de cada sequência de slots planejada.


Globalmente, as regras de slots são um sistema eficaz para gerenciar o acesso e o uso de capacidade aeroportuária escassa. O sistema resistiu ao longo do tempo e, enquanto as companhias aéreas estão correndo para reiniciar os serviços, a falha de vários aeroportos importantes em atender à demanda, juntamente com um aumento nos atrasos do controle de tráfego aéreo, significa que um retorno prematuro à Regra 80-20 pode levar a mais perturbações aos passageiros.


Os aeroportos já possuíam um cronograma para o verão de 2022 e um cronograma final desde janeiro, mas não avaliaram como gerenciá-los a tempo. Os aeroportos anunciaram a capacidade total disponível e pediram às companhias aéreas que fizessem cortes neste verão, o que sugere que o sistema não está pronto para retornar ao uso "normal" de slots na temporada de inverno, que começa no final de outubro.


“O caos que vimos em alguns aeroportos neste verão ocorreu com um limite de uso de slots de 64%. Estamos preocupados de que os aeroportos não estejam prontos a tempo de atender a um limite de 80% até o final de outubro. É essencial que os membros dos Estados e do Parlamento ajustem a proposta da Comissão a um nível realista e permitam flexibilidade nas regras de utilização dos slots”, comentou o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page