top of page

Latam é a companhia mais pontual do Brasil no primeiro semestre de 2022



A LATAM Brasil acaba de ser eleita pela consultoria Cirium como a companhia aérea mais pontual do mercado doméstico brasileiro para o primeiro semestre de 2022, mesmo nesse momento de retomada das viagens aéreas após o impacto da pandemia de Covid-19. A Companhia conseguiu operar 92,1% dos voos domésticos no país dentro do prazo planejado neste período, com uma vantagem de 3 pontos percentuais em relação ao segundo lugar.


Para alcançar esse destaque nos rankings de pontualidade, a LATAM Brasil investiu em uma série de ações ao longo dos últimos anos, com foco em eficiência operacional e novas tecnologias para oferecer aos clientes um atributo importante: a pontualidade dos voos.


“A pontualidade é um dos atributos mais importantes para os nossos clientes e ser reconhecida como a companhia aérea mais pontual do Brasil no primeiro semestre nos enche de orgulho e mostra que o trabalho bem coordenado, envolvendo diversas áreas da empresa, é fundamental para esse resultado”, afirma o diretor do Centro de Controle das Operações da LATAM Brasil, Samuel Di Pietro.


A pontualidade de 92,1% da Latam no Brasil no primeiro semestre é resultado de seus esforços contínuos para melhorar a eficiência operacional para oferecer aos clientes uma experiência de viagem cada vez mais flexível, eficiente e simples. Para isso, a empresa desenvolve ações estratégicas coordenadas em cinco áreas:


Malha Aérea: A Latam acredita que a pontualidade dos voos é fundamental para o planejamento de uma malha aérea rentável e robusta e que conceitos como tempo de voo adequado, tempo adequado que a aeronave deve permanecer no solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.



Frota: Em junho, a empresa recebeu seu sétimo Airbus A320neo. Esta é a primeira aeronave de fábrica entregue ao grupo Latam desde o início da pandemia de Covid-19. A aeronave, que reduziu as emissões de CO2 e óxido de hidrogênio em 50%, é uma das 70 aeronaves da família A320neo que o grupo encomendou à Airbus para modernizar e melhorar sua eficiência operacional. Essa estratégia está totalmente alinhada ao compromisso da Latam com o desenvolvimento sustentável. Atualmente, o grupo pretende compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050.


Tripulação: Outro fator importante que a Latam Brasil considera é o tamanho de sua tripulação técnica (piloto) e tripulação de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária contra eventos operacionais, como por exemplo, condições climáticas.


Operações Terrestres: A Latam também otimizou as operações em seus principais centros de manutenção nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que as aeronaves que operam voos domésticos possam realizar os trabalhos de manutenção com mais eficiência à noite, evitando operações durante o dia, quando as aeronaves são mais utilizadas. Também fortaleceu as equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e qualificação.


Experiência Digital: A companhia pretende transformar a jornada do cliente para que a viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira transformação digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page