top of page

Morar em Portugal: Albufeira



Albufeira é uma das cidades mais antigas do Algarve, o seu nome é de origem árabe e significa "castelo do mar".


Foi uma das cidades que permaneceu mais tempo sob domínio árabe e o resultado pode ser visto na grande influência da arquitetura e até mesmo na linguística do lugar.


Albufeira é uma cidade histórica onde o antigo e o novo sempre se misturam. Graças às suas ruas limpas e população simpática, este local fascina cada vez mais pessoas, tanto pelo lazer como para morar.


Local de grande beleza e excelente infraestrutura, Albufeira está muito bem localizada próximo ao Aeroporto Internacional de Faro. Conta ainda com uma boa rede de transporte público e oferece a seus residentes um bom funcionamento de segmentos públicos, como saúde e educação.



Albufeira é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 31.000 habitantes.


É a sede do concelho de Albufeira com uma área de 140,66 km² e 44.158 habitantes (2021), divididos em 4 freguesias.


O município é limitado a oeste e noroeste pelo município de Silves, a nordeste e leste por Loulé, e a sul possui uma ampla costa do Oceano Atlântico.


Clima



Em Albufeira, o verão costuma ser curto, morno, árido e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são longos, frios, com ventos fortes e de céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 8°C a 29°C e raramente fica abaixo de 4°C ou acima de 33°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



As origens de Albufeira não são bem claras, mas tudo indica que a zona já foi habitada em tempos pré-históricos e que o local onde hoje se encontra a cidade era uma importante vila com o seu porto marítimo vários séculos antes de nossa era.


A primitiva vila foi ocupada pelos romanos, que lhe deram o nome de Baltum. Eles estabeleceram uma organização administrativa centralizada e desenvolveram atividades agrícolas e comerciais intensivas. Construíram aquedutos, estradas e pontes, cujos vestígios ainda são visíveis.


A ocupação romana ocorreu há mais de 2000 anos. No século VIII, os árabes invadiram a península e conquistaram a cidade, mudando o nome de Baltum para Al-Buthera.


Durante este período a vila desenvolveu um importante comércio com o Norte de África e os árabes construíram muralhas para proteger a vila e o Castelo de Paderne, que ainda pode ser visitado.



Em 1249, com a reconquista cristã, Albufeira iniciou um novo período na sua história. Os séculos XV e XVI marcam uma fase de desenvolvimento econômico impulsionado pelas descobertas marítimas.


Em 1504, Albufeira recebe uma carta de cidade das mãos de D. Manuel I. No século XVIII, um terremoto em 1755 causou grande destruição e levou a uma diminuição da população, que só foi restaurada no século XIX graças ao surgimento da indústria conserveira.


A partir de meados do século XIX, a economia se desenvolveu graças às atividades pesqueiras. As primeiras décadas do século XX viram um aumento acentuado na exportação de peixe e nozes. Na época, a vila tinha cinco fábricas que empregavam de 700 a 800 pessoas, principalmente esposas de pescadores.


No início dos anos 60 nasceu um fenômeno turístico, Albufeira era procurada por turistas nacionais, mas prosperou principalmente com os ingleses.



Na década de 80, houve um enorme desenvolvimento urbano, a cidade expandiu-se para leste, para onde foram transferidos a maior parte dos serviços administrativos, incluindo a Câmara Municipal.


Uma costa deslumbrante de falésias cobertas de cobre e uma grande variedade de belas praias ensolaradas transformaram Albufeira de uma pacata vila de pescadores no paraíso de férias e destino popular do Algarve que é hoje.


Albufeira vive atualmente um novo período de prosperidade. A cidade em 1986 foi considerada a capital do turismo do Algarve.



Emprego



A economia de Albufeira baseia-se na pesca e, claro, no turismo. A maioria das oportunidades de trabalho estão em hotéis, restaurantes e empresas prestadoras de serviços relacionados ao turismo.


Outros serviços de saúde e beleza, como vagas de dentista e cabeleireiro, aumentaram nos últimos anos. O que pode ser explicado pelo aumento do número de imigrantes que se mudaram para a cidade.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 239 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Viver em Albufeira pode ser mais barato do que viver na capital portuguesa, por exemplo. Morar nos arredores da cidade e um pouco mais longe das praias, pode ser ainda mais barato, além do fato de que geralmente você encontrará casas mais espaçosas.


Em uma busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 67 opções para arrendamento no distrito de Albufeira, onde o T1 mais barato é um imóvel de 80 m² no valor de 600 euros por mês.


Infraestrutura



Com uma vida noturna animada, festas frequentes e algumas das mais belas praias de Portugal, Albufeira tornou-se num dos maiores centros turísticos do país e destaca-se como a cidade portuguesa com mais residentes estrangeiros.


Albufeira conta com uma boa rede de transportes ferroviários e rodoviário e ainda tem um ótimo funcionamento dos serviços públicos, como educação e saúde.


Com ruas seguras e pessoas simpáticas, a cidade conta com um comércio animado, diversas lojas, centros comerciais e supermercados.



O sistema educacional público em Portugal é reconhecido pela sua qualidade. E em Albufeira não é diferente; possui 25 escolas públicas, divididas entre jardins de infância e ensinos primário, básico e secundário.


Albufeira está bem perto de duas grandes instituições educacionais da região: Colégio Internacional de Vilamoura e a Escola Internacional de Porches.


Albufeira é uma ótima escolha para aposentados e famílias, oferecendo segurança, um clima agradável e belas paisagens, além de bons restaurantes, campos de golfe e uma tranquilidade perfeita.


Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!



Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page