top of page

Morar em Portugal: Amarante



A meio caminho entre o Porto e o Peso da Régua, a pequena Amarante é um encanto português que pode conquistar o coração de quem está com planos de se mudar para Portugal.


Sua fama está diretamente ligada à arquitetura, religião, natureza e, claro, gastronomia. E em termos de gastronomia, há uma grande variedade de doces típicos, alguns bastante curiosos, diga-se de passagem!


O rio Tâmega corre bem no meio da cidade, fazendo com que tudo fique ao redor da ponte, da igreja e mosteiro de São Gonçalo, com o centro histórico separado pelas margens do rio.


Amarante tem ritmo, simpatia e características de outra época. Um lugar encantador e perfeito para quem deseja relaxar e mergulhar no agradável e tranquilo clima rural da região.



Amarante é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e Sub-região do Tâmega e Sousa. É sede do concelho de Amarante com uma área de 301,33 km² e mais de 56 mil habitantes, divididos em 26 freguesias.


O concelho é limitado a norte pelo município de Celorico de Basto, a nordeste por Mondim de Basto, a leste por Vila Real e Santa Marta de Penaguião, a sul por Baião, Marco de Canaveses e Penafiel, a oeste por Lousada e a noroeste por Felgueiras.


Clima



Em Amarante, o verão costuma ser curto, morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 4 ° C a 29 ° C e raramente fica abaixo de -1 ° C ou acima de 35 ° C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Os registros indicam que Amarante deve a sua origem aos povos primitivos que reivindicaram a Serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora não se conheça o nome exato dos seus fundadores.


Existem também registos posteriores de povoamento, já na Idade do Bronze e mais tarde na civilização romana, mais dispersos pelo território.


Há uma hipótese de que a origem do nome Amarante seria de Amaranto, o centurião romano que fundou a cidade. Outra teoria sobre a origem do nome seria devido à proximidade da Serra do Marão, localizada em frente ao Marão, em latim "Ante Maronis".


Acredita-se que o primeiro edifício construído no território da atual cidade de Amarante tenha sido a Albergaria do Covelo do Tâmega no século XII, por ordem da Rainha D. Mafalda, esposa de D. Afonso Henriques.



Estes albergues foram construídos em áreas pouco povoadas e destinavam-se a acolher viajantes, sobretudo os mais pobres, que tinham dificuldade em encontrar ajuda nas suas deslocações pelo território.


Apesar da existência das igrejas de S. Veríssimo e Lufre, entre outras igrejas de estilo românico, na aldeia em torno da qual a população se instalou, acredita-se que Albergaria foi o início de uma aldeia que começou a surgir um século mais tarde, na fronteira do atual centro histórico da cidade.


Num passado não muito distante, o concelho de Amarante pertencia administrativamente à província do Minho. Com as reformas administrativas liberais do século XIX, desapareceram os concelhos de Gouveia, Gestaço e Santa Cruz de Ribatâmega, com Amarante a adquirir a maioria das freguesias.


Desde então, o concelho estende-se por uma área de 301,5 km², que hoje corresponde a 26 freguesias e ocupa uma posição de destaque na região Douro-Tâmega.


Emprego



Quando pesquisamos sobre empregos em Amarante na internet, as oportunidades que aparecem são mais no ramo de vendas e telemarketing.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 57 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia


Amarante possui um baixo custo de vida, restaurantes e contas básicas são bem mais baratas do que as dos grandes centros. O que torna a procura por imóveis um pouco alta e consequentemente causa desequilíbrio entre procura e oferta.


Em uma busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 4 opções para arrendamento no distrito de Amarante, sendo o imóvel mais barato um T1 de 60 m² no valor de 400 euros por mês.


Infraestrutura



Designada como Cidade Criativa da UNESCO desde 2017, Amarante tem uma grande experiência no mundo da arte. Um lugar onde você se sente seguro, respira ar de alta qualidade e tem um custo de vida mais baixo.


Amarante é um território bastante privilegiado pelo seu contato com a natureza. Do centro da cidade, densamente arborizado e harmoniosamente ligado ao Rio Tâmega, às imponentes Serras do Marão e Aboboreira, berço de rios límpidos.


O município dispõe de serviços de saúde e escola de qualidade num equilíbrio entre o sistema público e privado, o que garante todas as condições de instalação para esses serviços essenciais.


Graças à sua localização, Amarante encontra-se no epicentro de uma zona que abriga algumas das mais importantes universidades e politécnicos do país. E pela sua já longa história e identidade muito contemporânea, é um local rico em tradições, festas e romarias.




Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page