top of page

Morar em Portugal: Monção



Monção é uma pequena e tranquila cidade do Norte de Portugal, com um centro histórico bem atrativo, onde se encontram ruínas de seus fortes do século XIV e vários monumentos centenários.


O grande ícone de Monção é seu extraordinário Vinho verde Alvarinho e o seu moderno centro termal conhecido como Termas de Monção.


Na Praça Deu-la-Deu há uma bela fonte, coroada por uma estátua do mesmo nome, com a mão no peito, olhando com saudade os cafés próximos; enquanto no extremo norte surge a muralha da Senhora da Vista, que oferece vistas até Espanha.


É uma cidade tradicional, que oferece festas bem interessantes como a Feira do Alvarinho, celebrada durante cinco dias no final de maio com música, danças populares e fartura de comida e bebida.



Ou a Festa do Corpo de Deus, conhecida como Festa da Coca, é a maior festa de Monção, que acontece na nona quinta-feira depois da Páscoa; e a Festa de Nossa Senhora das Dores, grande festa celebrada durante cinco dias na terceira semana de agosto, em que se realiza uma procissão.


Os vales de Monção são ideais para a agricultura e as montanhas são excelentes para a criação de gado. Atrás das muralhas, as Caldas de Monção (com águas curativas) são uma forte atração tanto para turistas quanto para os residentes.


Quando nos mudamos para outro país, precisamos de informações importante como o custo de vida ou segurança do local. Chegar em um novo país pode ser bastante confuso, e para te ajudar na sua pesquisa e planejamento, aqui vão algumas características importantes de Monção.



Monção é uma vila fronteiriça portuguesa no distrito de Viana do Castelo, na região Norte e sub-região do Alto Minho, com cerca de 3.535 habitantes. É sede do concelho de Monção com uma área de 211,31 km² e 17.818 habitantes (2021), divididos em 24 freguesias.


O concelho é limitado a norte por Salvaterra do Minho e Arbo (Galiza, Espanha), a leste pelos concelhos de Melgaço, a sul por Arcos de Valdevez, a sudoeste por Paredes de Coura e a oeste por Valença.


Clima



Em Monção, o verão costuma ser curto, morno e de céu limpo. Já os invernos são frios, úmidos e de céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 6°C a 27°C e raramente fica abaixo de 2°C ou acima de 34°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Monção é conhecida por ter uma fundação antiga que remonta a 2104 aC., era um território desejado por várias civilizações. Os gregos e suevos chamavam-lhe Orosion, os celtas Obobriga e os romanos Mamia ou Mamea.


Em 1093, Monção já fazia parte do território nacional. A antiga Monção (Monção Velho) provavelmente situava-se onde hoje se encontra a freguesia das Cortes.


Em 1260 foi refundada por D. Afonso III na sua atual localização. De acordo com Américo Costa, Monção foi reitor do padroado régio do Grão-Mestre da Ordem de Cristo.


As Caldas de Monção ou Termas de Monção são uma das atrações turísticas de destaque nesta freguesia, entre outras de grande valor, tais como:


A zona histórica do castelo ou a zona fortificada, as belezas do Rio Minho que separa Portugal e Espanha, a Igreja Matriz, a Casa do Curro, a Praça Deu-la-Deu e muitos outros monumentos comemorativos da extensa história desta freguesia.


Emprego



A oferta de trabalho em Monção é relativamente baixa. Vagas de trabalho costumam ser mais para restaurantes e mercados.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 20 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia


O custo de vida em Monção é baixo, no entanto, a oferta e demanda de imóveis está um tanto desequilibrada para arrendamento. Atualmente, pode ser difícil encontrar imóveis para alugar na cidade.


Infraestrutura



Monção já foi eleito o melhor município no Vale do Minho em negócios, em turismo e em viver, segundo o estudo anual Portugal City Brand Ranking.


A atratividade municipal em termos de dinâmica empresarial, captação turística e fixação de novos residentes, foram destaque entre os 86 municípios envolvidos no estudo.


É uma daquelas cidades pequenas simpáticas e bem acolhedoras. Indicada para pessoas que procuram tranquilidade e segurança, possui vários pontos turísticos e áreas verdes.



Por ser uma cidade pequena não possui muitas opções de grandes hospitais, universidade, ou abundância de estabelecimentos e transporte público. No entanto, os estabelecimentos que o município possui atendem as necessidades de seus residentes.


E, claro, sempre é possível usufruir de benefícios e ofertas de emprego de outros municípios próximos.


Entre mercados e supermercados, encontramos 37 opções na cidade. 36 opções de escolas de nível básico, além de hospitais e centros de saúde, tanto públicos quanto privados.


Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da

Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!



Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page