top of page

Morar em Portugal: Valença



Valença é cidade histórica e símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha. Também é um espaço multicultural com portas abertas para a modernidade e diversidade da sociedade global, sem fronteiras para a troca de tradições e valores do patrimônio da humanidade.


Pela sua natureza exuberante, pela sua dedicação à natureza, patrimônio e turismo gastronômico, meio ambiente e patrimônio são as marcas de Valença, além da simpatia e ânimo na recepção a estrangeiros.


Uma cidade jovem onde o comércio, a indústria, os serviços e o ensino contribuem para o futuro do país. Com bons acessos rodoviários e ferroviários, perto de portos e aeroportos, bem como de grandes cidades como Porto, Vigo ou Braga.


Valença é um lugar de tirar o fôlego! Desfrutar da plena conexão com sua história e natureza é um privilégio único. E cada vez mais estabelece e reforça os fluxos industriais, turísticos, sociais e humanos da região.


E se você está pensando em se mudar para essa terra linda que é Valença, aqui vão algumas características importantes para te ajudar a planejar sua mudança.



Valença, por vezes denominada Valença do Minho, é uma cidade fronteiriça portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região norte e sub-região do Alto Minho. Valença já foi sede de um bispado.


É sede do concelho de Valença com uma área de 117,13 km² e 13.625 habitantes (2021), divididos em 11 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Monção, a sul por Paredes de Coura, a oeste por Vila Nova de Cerveira e a noroeste e norte pela Galiza (Espanha).


Clima



Em Valença, os verões costumam ser “mornos” e de céu limpo, quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e de céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 7 °C a 26 °C e raramente fica abaixo dos 2 °C ou acima dos 32 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



A história e os primórdios do desenvolvimento de Valença estão intimamente relacionados com a presença do rei D. Sancho I, que decidiu iniciar uma série de tentativas de ocupação das cidades espanholas de Tui e Pontevedra.


No contexto destes conflitos entre Portugal e Espanha, Valença, então conhecida como Contrasta, adquiriu um importante papel por volta de 1200.


Estrategicamente localizada entre o rio Minho e a antiga estrada romana, Contrasta foi o local ideal para monitorar os ataques galegos e planejar os ataques a Pontevedra e Tui.


Os acontecimentos levaram D. Sancho I a conceder o seu primeiro foral e decidiu construir uma estrutura defensiva permanente, reforçando a linha de fronteira natural estabelecida pelo rio.



Em 1262, Contrasta muda de nome para Valença, ocorre uma profunda reforma do sistema militar da cidade, quando as muralhas cercam toda a vila por decisão de D. Afonso III.


As fortificações de Valença datam da transição do século XII para o século XIII e destinavam-se a defender a vila e a travessia desta parte do rio.


No início do século XVIII, Valença era a Praça-Forte mais importante do Minho e uma das mais importantes de toda a linha fronteiriça de Portugal.


Em meio ao cenário de guerra e após, Valença sempre teve a atenção da monarquia, o que contribuiu para que ela chegasse ao esplendor que conhecemos hoje, dotada de uma ótima infraestrutura e diversos patrimônios históricos e culturais.


Emprego



Valença possui uma razoável oferta de trabalho devido às indústrias na região, além de seu comércio animado e atividades turísticas. Vagas de trabalho em fábricas, restaurantes, obras e mercados são mais abundantes na região


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 46 vagas de trabalho, apenas no distrito de Valença, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia


O custo de vida em Valença é relativamente baixo, sobretudo quando comparamos a grandes centros urbanos. No entanto, atualmente a oferta e demanda de imóveis está um tanto desequilibrada, principalmente quando se fala de arrendamento. A busca de imóveis para alugar na cidade pode ser um pouco árdua.


Infraestrutura



Esta é uma pequena e linda cidade onde é possível encontrar muitos brasileiros. Com bastante mercados, supermercados, boa rede de transporte público, preços acessíveis, vários pontos turísticos e áreas verdes.


Valença segue o nível de algumas das melhores cidades portuguesas com boas condições de educação, trabalho, saúde e segurança pública.


É uma cidade rica em história, monumentos, áreas verdes, arte, belas paisagens, baixo custo de vida e uma ótima opção para quem busca uma oportunidade de emprego em Portugal.



Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page