top of page

Morar em Portugal: Arcozelo



Arcozelo é uma charmosa freguesia localizada próximo ao Porto, que possui gastronomia incrível, cultura e tradição bem presentes no dia a dia da população, além de diversos pequenos agricultores e artesãos que contribuem muito para o turismo na região.


Uma das principais atrações de Arcozelo é a Praia de Miramar, com um litoral bem estruturado onde é possível curtir o mar e areal, comer em restaurantes da orla e até praticar esportes.


A simpática cidade possui um custo de vida inferior ao que é visto em grandes centros urbanos, e unido ao fato de estar próxima a Porto e suas vantagens, a torna uma das opções para quem quer morar em Portugal com uma boa qualidade de vida, sem ter que gastar muito.


Arcozelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com uma área de 8.495 km² e uma densidade populacional de 1.689,5 hab/km². É também a sede do concelho de Arcozelo, elevado à categoria de vila em 1987.


Clima



O verão em Arcozelo costuma ser agradável, com céu limpo, quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, as temperaturas geralmente variam de 6°C a 24°C, e raramente atingem valores abaixo de 1°C ou acima de 29°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



O nome Arcozelo, é frequente no norte do país e está relacionado com elementos materiais, como pedras e fortificações, por exemplo. Provém de uma expressão latina "arcucellu", que seria um pequeno arco que passa sobre um pequeno curso de água.


Arcozelo é uma comunidade orientada para o progresso e para o futuro, devido à sua maravilhosa localização geográfica, próxima ao mar e banhada por abundantes cursos de água, que fazem da sua terra uma região bastante fértil, foi habitada desde tempos remotos, antes da fundação da nação portuguesa.


Há referências que remontam ao período neolítica, estruturas físicas que o homem utilizou na área, especificamente mamoas.



Além da atividade agrícola, que foi a principal fonte de renda em Arcozelo por muito séculos, a cidade é berço de vários mestres e oficiais de diversas artes, como pedreiros e carpinteiros que fizeram obras de grande valor na Cidade do Porto e no restante do País.


No século XIX, várias indústrias com grande tradição nas atividades de ferraria e de serralharia, se instalaram em Arcozelo, impulsionando a cidade para o que conhecemos hoje.


Ao longo do século, foram criadas diversas empresas de engenharia civil de grande e pequeno porte, responsáveis por empregarem centenas de trabalhadores e realizar inúmeras obras em todo o país


Emprego


A oferta de emprego em Arcozelo pode não ser tão abundante quanto em outras localidades como o distrito de Gaia ou a Grande Porto, mas sua proximidade com essas áreas e a presença de grandes indústrias na região facilita e aumenta exponencialmente a oferta.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Arcozelo é considerado baixo, principalmente comparado a grandes centros urbanos ou a municípios vizinhos. No entanto, a demanda de oferta e procura para arrendamento na cidade se encontra um tanto desequilibrada.


Em uma busca rápida realizada hoje no site idealista, por exemplo, encontramos apenas 7 opções para arrendamento na freguesia, sendo o imóvel mais barato um T2 de 99 m² no valor de 715 euros mensais


Infraestrutura



Arcozelo é muito bem servida de escolas, farmácias, supermercados, restaurantes, cafés, hospitais e centros de saúde. Em termos de transportes, destaca-se a estação ferroviária da Aguda, que faz parte da linha de Aveiro.


Se pretende fugir da agitação da cidade grande e viver perto do mar, este pode ser o lugar certo para você.


Arcozelo oferece ainda diversos locais e atividades de lazer, como o Estádio Municipal de Arcozelo, o Miramar Golf Club, os passadiços da Ribeira do Espírito Santo e diversas áreas verdes com abundante fauna e flora.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page