top of page

Morar em Portugal: Póvoa de Varzim



A Póvoa de Varzim vem se tornando um dos melhores centros urbanos para se morar em Portugal.


Póvoa de Varzim, sub-região do Grande Porto, é caracterizada por uma comunidade forte, a beleza das praias, vida noturna, um forte comércio tradicional, uma zona urbana moderna, os famosos banhos de iodo no mar, a expansão de áreas verdes, um cassino legal, o golfe.


Esta é a cidade onde nasceu Eça de Queiroz, e isso está longe de ser algo pequeno. São tantas as características que promoveram a região a um local de riqueza, incluindo o porto de pesca, o tricô e bordados, os festivais literários e musicais, entre tantos outros atrativos.


Graças à sua identidade cultural exclusiva, luxuosa gastronomia e tradições extremamente antigas, a cidade tornou-se num dos melhores centros urbanos do litoral norte, principalmente para quem curte ouvir o som do mar e estar perto da praia.



A Póvoa de Varzim é uma cidade portuguesa da região norte, área metropolitana e sub-região do Grande Porto, situada numa planície costeira arenosa, entre os rios Minho e Douro.


É a sede do concelho da Póvoa de Varzim com uma área de 82,21 km² e uma população de mais de 63 mil habitantes, divididos em 12 freguesias. A cidade expandiu-se para sul em direção a Vila do Conde, criando uma aglomeração urbana de mais 100 mil habitantes, a sétima maior de Portugal e a terceira maior do norte.


Clima



Em Póvoa de Varzim, o verão é agradável, seco e o céu é predominantemente claro; os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 7 °C a 24 °C e raramente fica abaixo de 2 °C ou acima de 30 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Os vestígios mostram que as primeiras populações se estabeleceram no território, que hoje conhecemos como Póvoa de Varzim, há cerca de 4 mil a 6 mil anos.


Por volta de 900 aC, a instabilidade na região levou ao estabelecimento da cidade fortificada de Cividade de Terroso, que desenvolveu rotas comerciais marítimas com civilizações da antiguidade clássica.


A Póvoa de Varzim atual surgiu após a conquista da cidade pela República Romana por volta de 138 a.C., pouco depois do se desenvolveram as unidades de pesca e processamento de pescado, constituindo a base da economia local.


No século XI, a indústria da pesca e os campos férteis fizeram com que Varzim fosse muito disputada entre os senhores locais e os primeiros reis portugueses, levando à criação de um município em 1308, sujeito a vários poderes monásticos medievais anos depois.



Sua importância ressurgiu com ao período dos Descobrimentos devido à habilidade e riqueza dos seus construtores navais e navegadores que comercializavam em todo o mundo em complexas rotas comerciais.


No século XVII, a indústria de transformação do pescado ganhou grande destaque, pouco depois, a Póvoa tornou-se o porto de pesca dominante no norte de Portugal. A vila é há três séculos uma famosa praia balnear, a mais popular do norte de Portugal, que criou uma influente cultura literária de incentivo e patrocínio na música e no teatro.


É uma das poucas áreas de jogos legais em Portugal e tem uma indústria têxtil e alimentar significativa. A cidade mantém sua identidade cultural própria, uma rica gastronomia de pescados e tradições milenares.


Emprego



As áreas de Portugal com mais oportunidades são, geralmente, as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. No entanto, a oferta de trabalho em Póvoa de Varzim pode não estar tão boa como em outros grandes centros urbanos.



Encontramos 88 vagas de trabalho, apenas no distrito de Póvoa de Varzim, em uma busca realizada no site Indeed.com. Alguns de seus residentes acabam por trabalhar no Grande Porto, onde a oferta é mais abundante.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), no Porto o preço médio por metro quadrado de uma habitação familiar ronda os 1.500 euros, e nas freguesias cujas casas têm vista mar o preço sobe.


Póvoa tem um custo de vida menor do que o Grande Porto, no entanto, o preço de arrendamento pode variar de acordo com a freguesia e local escolhido.


Em uma busca realizada no site Idealista, foram encontradas 22 opções de arrendamento no concelho de Póvoa de Varzim. O imóvel mais barato era um T2 no valor de 700 euros mensais, que possuía 100 m².


Infraestrutura



Póvoa de Varzim é uma cidade bastante acolhedora. Tem belas praias, prédios históricos, gente educada e segurança ao passear pelas ruas. Tem atrações para quem gosta de museus, igrejas e paisagens portuárias no norte do país.


A cidade conta ainda com diversos supermercados, escolas, hospitais e centros de saúde, além de uma rede de transporte público operada por 4 empresas.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!

449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page