top of page

Morar em Portugal: Vila Nova de Gaia



Vila Nova de Gaia é uma vila próxima à cidade do Porto, separada apenas pelo famoso rio Douro. Devido ao seu fácil acesso à grande metrópole e valores mais atrativos, é muito procurada por pessoas que buscam qualidade e menor custo de vida.


O município mais populoso da região Norte de Portugal tem uma ligação muito forte com o concelho do Porto e está ligada a ele por pontes que podem ser atravessadas a pé, de carro ou de transportes públicos.


Vila Nova de Gaia tem “ritmo” próprio e uma excelente infraestrutura com serviços públicos de qualidade, comercio animado, shopping, praças, monumentos históricos e belas praias. Por isso, se pretende viver na região norte de Portugal, Vila Nova de Gaia pode se ruma ótima opção.


Vamos conhecer um pouco mais desta bela cidade, com um patrimônio rico e histórico, que surpreende a todos que a visitam!



Vila Nova de Gaia é uma cidade portuguesa localizada na área metropolitana do Porto. Possui uma área urbana de 56,22 km², uma população de 188.443 (2021) e uma densidade populacional de 3.352 habitantes por km², tornando-se a terceira maior cidade do país.


É sede do concelho de Vila Nova de Gaia, com uma área de 168,46 km², 304.149 habitantes (2021) e uma densidade populacional de 1.805 habitantes por km², dividida em 15 freguesias.


O concelho é limitado a norte por Porto, a leste por Gondomar, a sudeste por Santa Maria da Feira, a sul pelo concelho de Espinho e a oeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



Em Vila Nova de Gaia, os verões costumam ser agradáveis, secos e de céu limpo. Já os invernos são frios, úmidos e de céu parcialmente nublado. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 6°C a 24°C e raramente fica abaixo de 1°C ou acima de 30°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:

História



A origem da cidade de Vila Nova de Gaia tem origem em um Castro. No período do Império Romano, esse território era chamado de Cale, que é uma expressão de origem celta. Durante o período romano, a maior parte da população vivia na margem sul do rio Douro, com uma pequena comunidade a norte.


A fronteira entre o estado árabe e cristão terminou, durante muito tempo, no rio Douro, por volta do ano 1000 d.C. Com constantes ataques e contra-ataques, a cidade de Cale perdeu sua população.


Após a conquista e pacificação do território ao sul do Douro, por volta de 1035, com o êxodo e expulsão da população muçulmana, os colonos se restabeleceram em Gaia. Esta nova população re-fundou a antiga cidade de Cale com o nome de Gaia em torno do castelo e das ruínas.



O município de Gaia desempenhou um papel importante no desenvolvimento comercial do vinho do Porto, devido à sua força agrícola, sobretudo quando a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e armazéns de várias empresas exportadoras, se instalaram na região no século XVIII.


A cidade foi o cenário de batalhas na Guerra Peninsular e na Guerra Civil Portuguesa no século XIX. No final destas guerras, Gaia e Vila Nova ganharam autonomia política e, em 1834, acabaram por fundir-se no atual concelho de Vila Nova de Gaia.


Emprego



Gaia é um centro de escritórios, com várias empresas operando na cidade em algumas regiões. A cidade também possui várias áreas industriais que abrigam fábricas de diversos segmentos, e possui um comércio bastante forte.


Com tudo isso, a oferta de trabalho na região pode ser relativamente abundante. Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 843 vagas de trabalho, apenas no distrito Vila Nova de Gaia.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



A cidade tem um custo de vida mais baixo em comparação com Porto e Lisboa. Por ser um concelho de grande dimensão, os valores das rendas (alugueis) podem variar consideravelmente dependendo do bairro que escolher, mas nos bairros menos turísticos pode ser uma grande economia.


Em uma busca realizada no site Idealista, foram encontradas 118 opções de arrendamento no concelho. O imóvel T1 mais barato estava no valor de 590 euros mensais, e possuía 63 m².


Infraestrutura



Se procura viver em família ou ter mais tranquilidade, Vila Nova de Gaia é uma ótima opção. Apesar de ser a maior cidade da área metropolitana de Porto, Gaia é uma cidade relativamente segura.


A cidade conta com vários hospitais e centros de saúde, diversas escolas e universidades, comercio animado, uma boa rede de transporte público, belas praias, inúmeras áreas verdes.


Além disso, Gaia também abriga o WOW, um complexo de restaurantes, museus e vinhos, que costuma se tornar um dos lugares mais visitados pelos turistas que visitam a cidade. O Parque Biológico de Gaia, o Jardim Zoológico de Santo Inácio, a Estação Costeira da Aguda, o Parque Municipal da Lavandeira e a icônica Serra do Pilar com vista para o Porto.


Aqui também se encontram alguns dos principais centros comerciais da região, como o Arrábida e o Gaia Shopping.




Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page