top of page

Morar em Portugal: Barcelos



Barcelos é uma pequena cidade do norte de Portugal que pertence ao distrito de Braga. Da cidade de Barcelos vem o famoso Galo Português, que estampa diversos produtos como roupas, louças e também alimentos. O galo de Portugal está na origem de uma famosa lenda.


A cidade de Barcelos está rodeada pelo Rio Vago, que divide a vila de Barcelos de Barcelinhos. Considerada uma das mais belas vistas da cidade com uma ponte que remete à Idade Média.


Famosa por fazer parte do Caminho de Santiago de Compostela em Portugal. É por isso que você pode ver facilmente vários sinais na cidade onde continuar sua peregrinação pelos caminhos de Santiago.


A cidade é muito histórica e tem monumentos bem antigos, além de ter um jardim bem florido e uma pequena e encantadora igreja bem no centro da cidade.


Barcelos é uma das cidades portuguesas mais acessíveis para viver e estudar. Por isso, para você que pretende se mudar para Portugal, vamos falar um poco de algumas características que podem fazer você escolher essa cidade como seu novo lar.



Barcelos é uma cidade portuguesa da sub-região do Cávado, pertencente à região Norte e distrito de Braga, com 24.177 habitantes (2021) em seu distrito. É a sede do concelho de Barcelos com uma área total de 378,9 km² e 116.766 habitantes, dividido em 61 freguesias.


O concelho de Barcelos é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e Braga, a sudeste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.


Clima



Em Barcelos, o verão é morno, seco, com céu quase sem nuvens, já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 7 °C a 26 °C e raramente é inferior a 2 °C ou superior a 32 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também: > Morar em Portugal: Braga


História



A vila de Barcelos, elevada a cidade em 1928, foi fundada por D. Afonso Henriques. Havia razões estratégicas e econômicas na decisão do primeiro Rei de Portugal, quando quis atrair moradores para as margens do Cávado, junto à estrada medieval que ligava o Porto à Ponte de Lima.


O dinamismo econômico que se manteve ao longo dos séculos seguintes, representado pela sua importante feira semanal, contribuiu para o desenvolvimento da região, que logo atraiu reinos poderosos. No final do século XIII, D. Dinis delimitou o concelho de Barcelos entre Lima e Ave.


A partir do século XVI, a vila cresceu em tamanho e em número de pessoas. O Milagre das Cruzes (1504) e a posterior construção do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz (1705-1710) foram etapas importantes na dinâmica social da vila da região.


A sua posição na rota medieval foi tão importante que até hoje Barcelos é um ponto de passagem obrigatório para os peregrinos na rota portuguesa para Santiago de Compostela.


Já o famoso galo de Portugal está na origem da lenda que surgiu em Barcelos. Conta-se que um homem, acusado injustamente de um crime que chocou o condado, pediu para ver o juiz que o havia condenado à forca.


Na residência do juiz, o homem implorou mais uma vez por sua vida, alegando sua inocência, e lançando o agouro de que o galo (assado) na mesa do juiz iria cantar quando ele fosse enforcado.


Apesar dos apelos, o homem foi conduzido à forca, porém, no momento da sentença, reza a lenda que um galo cantou. O homem foi imediatamente liberado e o caso encerrado.


Emprego



As maiores ofertas de emprego em Barcelos são nas áreas da indústria têxtil e comercial. Muitas pessoas que vivem em Barcelos tentam empregos em cidades ao redor, como por exemplo em Braga, que fica a apenas 23km.


A cidade conta com o Barcelos Bus, que compreende duas linhas de ônibus (amarela e vermelha) e os bilhetes são vendidos a um preço mínimo.


Barcelos também é importante como rota dos vinhos, na famosa estrada de Santiago de Compostela e na rede universitária de investigação e tecnologia com centros de cursos técnicos e superiores em Braga e Guimarães.


Numa busca rápida feita no site de empregos Indeed, encontramos 172 vagas de emprego no distrito de Barcelos, sem incluir cidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Barcelos é mais baixo do que em cidades principais, como Braga, e a média de preços dos aluguéis se mostra bastante satisfatória. No entanto, casas e apartamentos para venda e aluguel, como na maioria das cidades, são mais “salgados” no centro da cidade. Atualmente a busca está maior que a oferta na cidade, o que pode dificultar um pouco.


Hoje, um aluguel em Barcelos, para um apartamento T1, está na média dos 700 euros. Numa busca rápida realizada hoje, encontramos 6 opções para arrendamento no site Idealista, sendo o mais barato um T1 de 425 euros e a mais cara uma T3 no valor de 900 euros por mês.


Infraestrutura



A cidade de Barcelos entrou para o ranking das 25 melhores cidades para viver em Portugal, em uma pesquisa realizada pela Bloom Consulting, ficando no 21º lugar na lista.


Barcelos conta com 1 hospital no município, centenas de escolas, 2 universidades, museu, teatro, parques, igrejas, diversos pontos turísticos e muita coisa para ver, se divertir e relaxar nos momentos de lazer.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





86 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page