top of page

Morar em Portugal: Guimarães



A maioria das pessoas que se mudam para Portugal tem preferência por grandes cidades como Porto, Lisboa e até mesmo Braga. Essas são algumas das cidades mais conhecidas, no entanto, o país tem muito mais para se explorar.


Se você é do tipo de pessoa que não gosta muito de cidades grandes e movimentadas, prefere locais mais sossegados e próximos de tudo que precisa, viver em Guimarães pode ser uma ótima escolha para você.


Guimarães é uma cidade calma, e fica a poucos quilômetros de lugares movimentados. Nesse artigo, falaremos sobre algumas características desta que pode ser seu novo local de residência.



A cidade de Guimarães está localizada no Distrito de Braga, Região Norte. Com uma população de 54.097 habitantes, distribuídos por uma área urbana de 23,5 km² e 20 freguesias, possui uma densidade populacional de 2.223,9 hab\km².


Guimarães é limitada a norte pelos concelhos da Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

Clima



O clima em Guimarães é quente e ameno, com precipitação concentrada no inverno. A temperatura média na cidade é de 14,3ºC, e por estar mais ao norte do país, a cidade é um pouco mais fria.


Só no verão, a estação mais quente, atinge a máxima de 28ºC, no restante do ano ultrapassa os 20ºC apenas entre junho e setembro.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


História



A cidade de Guimarães está historicamente associada ao estabelecimento da nacionalidade e identidade portuguesas. Guimarães, conhecida como o "Berço da Nação Portuguesa", entre outros municípios, antecedeu e preparou a fundação de Portugal.


Foi palco de alguns dos principais eventos políticos e militares que levaram à independência e ao nascimento de uma nova nação ocorridos em 1128. Por esta razão, "Aqui nasceu Portugal" está escrito numa das torres das antigas muralhas da cidade, uma referência histórica e cultural para moradores e visitantes.


Guimarães existe há mais de um milénio desde a sua criação, quando recebeu o nome de Vimaranes, e é uma das cidades históricas mais importantes do país. Seu centro histórico é considerado Património da Humanidade, o que a torna definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. Suas ruas e monumentos são pura história, e encantam a todos que os visitam.


A Guimarães de hoje soube aliar a história e a consequente manutenção do patrimônio com o dinamismo e o empreendedorismo que característico das cidades modernas.


Os Vimaranenses, como a população é chamada, também são orgulhosamente nomeados de "Conquistadores", resultado deste legado histórico de conquista que começou precisamente em Guimarães.


Emprego



Guimarães não é uma cidade que oferece tantas oportunidades de emprego como Lisboa e Porto. No entanto, encontrará várias oportunidades de trabalho, especialmente nos setores industrial, tecnológico e de comércio.


A proximidade e fácil acesso no transporte até Porto pode ser uma alternativa para aumentar as opções. Várias pessoas vão e voltam diariamente de Guimarães a Porto.


Numa busca realizada hoje no site Indeed, por exemplo, encontramos 286 vagas de emprego somente em Guimarães.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!

Moradia



O custo de vida em Guimarães não é elevado, sobretudo se comparado com o custo de vida em Porto, Lisboa ou Braga. Se considera a média de Portugal, os valores também são inferiores ao custo de vida do país.


Numa busca rápida realizada hoje, encontramos 31 opções para arrendamento no site Idealista, sendo o mais barato um T1 de 60 m² por 600 euros e o mais caro uma casa enorme T3 de 226 m² no valor de 2.000 euros por mês.


Vale lembrar que todas as imobiliárias e praticamente todos os senhorios (inquilinos particulares) exigem um depósito de pelo menos 1 mês no momento do aluguel.


Infraestrutura



As opções de educação em Guimarães são mais limitadas, mas isso não significa que sejam ruins. O nível educacional das escolas é regido por diretrizes nacionais e as opções são públicas.


Em termos de cursos de licenciatura, a Universidade do Minho tem um campus próprio com alguns cursos de licenciatura e mestrado. No entanto, estudar em qualquer universidade do Porto ou mesmo em Braga, é bem fácil.


Com PB4, brasileiros podem receber atendimento médico pelo mesmo valor que portugueses e quando legalizados, podem tirar o seu número de utente.


Entretanto, dependendo da complexidade do caso, pode precisar ser transferido para cidades próximas e com hospitais, estrutura e suporte médico maior.


Por ser uma cidade pequena não dispõe de transporte público abundante, pois vários trajetos são possíveis a pé. Apesar de ser pequena, Guimarães possui um grande shopping e um pavilhão multiúsos onde se realizam diversos shows e espetáculos.


A cidade conta ainda com várias escolas, 4 hospitais, centenas de supermercados, museu, biblioteca pública, parques, diversas áreas de lazer, inúmeras praças e lugares para passear, e tantas outras atividades oferecidas.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page