top of page

Morar em Portugal: Braga



Há muitas pessoas que optam por ir para Braga, Portugal, em busca de uma nova vida. Parece ser um paraíso de imigração para estrangeiros. Este é o caso dos brasileiros, que nos últimos 10 anos passaram de 2596 para 6168.


Esta cidade, inclusive, recebeu até o apelido carinhoso de “Braguil” devido à quantidade de brasileiros que residem lá.


Braga é uma cidade típica do norte de Portugal, bem agradável e cheia de encantos. Graças ao santuário do Bom Jesus do Monte, incluído na Lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO, Braga atrai atenção do mundo, sendo classificada como Capital Europeia da Juventude em 2012.


Além disso, também foi eleita como a cidade com maior qualidade de vida em Portugal, em 2016 foi, enquanto em 2018 foi nomeada a Cidade Europeia do Desporto (Esporte).


Em 2019, ganhou o título Creative City UNESCO na categoria Media Arts, além de ser eleita como o segundo melhor destino europeu do ano.





O distrito de Braga pertencente à província tradicional do Minho. Limitada a norte por Viana do Castelo e Espanha, a leste pelo distrito de Vila Real, e a sul pelo distrito do Porto. Já a oeste a cidade é limitada pelo Oceano Atlântico.


O distrito possui uma área de 2.706 km² (16.º maior distrito português) e uma população residente de 846.515 habitantes (2021).


Clima


Em Braga, o verão é curto, morno, seco e o céu quase sem nuvens, já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 5°C a 27°C e raramente é inferior a 1°C ou superior a 33°C.


Braga tem um clima chuvoso no inverno e a cidade é bem conhecida por isso em Portugal. A chuva é bastante constante de outubro a maio.


Portugal sofre muito com os incêndios florestais no verão devido ao calor extremo, baixa umidade e ventos fortes que se espalham. Portanto, é proibido qualquer tipo de queimada no quintal e terreno particular, por qualquer motivo, durante o verão.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


História



Braga é uma das cidades mais jovens da Europa, o que a torna uma cidade dinâmica e cheia de energia. A população do distrito aumentou mais de 25% nos últimos 30 anos. O distrito apresenta desenvolvimento e qualidade de vida bem acima da média nacional, superados apenas pelas regiões do Porto e de Lisboa.



Braga foi a primeira cidade portuguesa, ou seja, quando Portugal foi fundado em seu território, havia apenas uma cidade, Braga. Esta é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; foi fundada no período romano como Bracara Augusta e como cidade tem mais de 2 mil anos de história.


Vestígios de agrupamentos populacionais em Braga datam de milhares de anos, desde a Idade do Bronze, podendo dividir sua história em três partes: Pré-História, Bracara Augusta e Braga.


Emprego



Embora Braga seja a terceira maior cidade portuguesa, não é tão fácil arranjar emprego como em Lisboa ou Porto, onde existe uma maior diversificação não só de áreas de trabalho, mas também de postos de trabalho.


No entanto, nas áreas de turismo, informática, construção civil, comércio e serviços são áreas onde é mais fácil encontrar vaga de emprego.


Nesta data (11 de outubro), verificamos 28 vagas de emprego no site Indeed, um dos vários sites de emprego em Portugal. Vale ressaltar que a busca foi feita exatamente para o distrito de Braga, desconsiderando as vagas em municípios próximos.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Braga é, geralmente, semelhante ao do restante de Portugal, principalmente no que diz respeito à alimentação e às contas mensais. No entanto, no que diz respeito ao arrendamento, o valor acaba por ser razoavelmente menor ao custo em Lisboa ou Porto, por exemplo.


O preço médio de um apartamento de 2 quartos está em cerca de 650 euros por mês. Quem vai a Braga para estudar, pode alugar um quarto por uma média de 300 euros por mês, já com as despesas mensais incluídas.


Numa busca rápida realizada nesta data, encontramos 45 opções para arrendamento no site Idealista.pt, sendo o imóvel mais barato um T1 de 55 m² por 550 euros mensais.


Infraestrutura



Em termos de infraestrutura, Braga está nos níveis de Lisboa e Porto e é uma referência na área cultural, da educação e da investigação. Braga oferece várias opções de lazer únicas no país com vida noturna, cinemas, teatros, exposições, museus e galerias de arte.


É uma cidade cheia de cultura e tradição, onde história e religião convivem lado a lado com a indústria tecnológica e a vida universitária.


Braga conta ainda com excelentes escolas, são cerca de 186 só de nível básico, uma universidade de renome, bons shoppings, diversos locais públicos para praticar esportes/exercícios, agenda de eventos durante todo o ano, uma boa rede transportes públicos e cerca de 159 supermercados


A cidade também é conhecida por possuir bons hospitais, 5 no total apenas no distrito. O Hospital de Braga, é destaque nas áreas de: cardiologia, cuidados de pré-natal, obstetrícia, unidade de cuidados intensivo, neurologia, cirurgia de ambulatório, ortopedia, pediatria, cirurgia de fratura e tromboembolismo venoso.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares para morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


126 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page