top of page

Morar em Portugal: Viana do Castelo



Viana do Castelo já foi eleita a melhor cidade para viver em Portugal. Com um custo de vida relativamente baixo, é uma cidade tranquila e segura. Quando eleita a melhor cidade de Portugal foram considerados aspectos como segurança, limpeza, qualidade do ar, sossego, transportes públicos, saúde e até estacionamento.


O município de Viana tem ao norte o município de Caminha, a leste Ponte de Lima, a sul: Barcelos e Esposende, que já fazem parte do distrito de Braga e a oeste é banhada pelo Oceano Atlântico, com uma Orla Costeira de 24 Km.


Viana do Castelo é um distrito constituído por 10 concelhos e 208 freguesias, abrangendo uma área de 2.255 km², o que corresponde a 2,4% do total de Portugal. De acordo com o senso, 230.412 habitantes vivem aqui.


A população deste distrito é predominantemente de classe média baixa que abrange 33,2% da população e classe baixa (32,7%).






Viana conta com 17 Praias e 17 zonas Fluviais: sendo 9 incluídas na lista de praias com qualidade ouro para se banhar em Portugal. A presença do rio, do monte e do mar dão à cidade paisagens lindíssimas todo o ano. No inverno é raro ter dias abaixo de 0 graus, assim como no verão não é normal passar dos 35 graus.


Sendo uma vila de praia a 12 metros acima do nível do mar, Viana do Castelo recebe ventos fortes, especialmente no inverno, quando esfria o suficiente para desfrutar de noites junto à lareira com um copo de vinho. Geralmente chove muito nessa época do ano.


Reza a lenda que o nome Viana do Castelo surgiu do grito de alegria de um cavaleiro apaixonado por uma linda princesa chamada Ana. Apos muito tempo e ver a dita princesa na varanda do castelo, o cavaleiro não resistiu a gritar bem alto "Eu vi Ana do Castelo" e repetir a boa notícia várias vezes.


Existe ainda uma outra lenda em Portugal que tenta explicar a origem do nome Viana do Castelo. Segundo a história popular, Viana seria uma aglutinação de "Eu vi Ana", uma referência ao amor que um pescador sentia por uma linda menina chamada Ana que morava na foz do Lugar do Átrio.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Custo de vida e Moradia



Em geral, a região norte de Portugal apresenta um custo de vida inferior às restantes regiões, sobretudo em relação à região de Lisboa.


Em Viana do Castelo, um casal sem filhos consegue viver bem ganhando um salário mínimo por pessoa. Uma vida sem luxo, mas poder usar o transporte público, abastecer bem a despensa, vestir-se bem, cuidar da saúde e fazer alguns passeios.


Atualmente, o aluguel na cidade, para um apartamento T1, está na média dos 600 euros. Numa busca rápida realizada hoje, encontramos 31 opções de casas e apartamentos para arrendamento num dos sites mais utilizados, o Idealista.pt, os valores estavam entre 600 a 4.000 euros por mês.


Vale lembrar que todas as imobiliárias e praticamente todos os senhorios (inquilinos particulares) exigem um depósito de pelo menos 1 mês no momento do aluguel.


Emprego



O mercado de trabalho em Viana do Castelo é bastante voltado para o turismo. Há muitas vagas em restaurantes, bares, cafés e hotéis. E também para construção. Mas como toda cidade urbanizada, existem inúmeras opções e diferentes áreas de atuação.


Em uma pesquisa realizada ao redigir este texto, encontramos 311 vagas de emprego no site da indeed.pt, somente na cidade, sem considerar cidades vizinhas, sendo a maior parte para área de vendas: em lojas, vendas de telefonia, representação comercial.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Há também uma zona industrial forte na cidade com muitas fábricas na região, o que também possibilita encontrar muitas vagas para operadores.


Infraestrutura



Sobre escolas, são muitas as opções divididas em 7 agrupamentos. No site da Câmara Municipal você encontra todas as opções para ensino básico, secundário e superior. É possível ver todos os agrupamentos escolares (organizações que administram algumas escolas por região).


Na área da saúde, o distrito conta com 3 hospitais, 66 farmácias e 4 médicos por mil habitantes. Também é possível optar por utilizar clínicas particulares que você encontra facilmente por lá.


Em termos de equipamentos culturais, este distrito possui 9 cinemas, 12 museus e 32 galerias de arte. Além de dispor também de diversas atividades e locais religiosos, igrejas, santuários, miradouros, parques, entre outros.




Agora, me conta aqui nos comentários: Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal? Ficou alguma dúvida?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!

Saiba como, assistindo a este vídeo:



532 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Mariana Zani BC
Mariana Zani BC
Oct 11, 2022

Muito legall conhecer assim Portugal e fica muito mais fácil para quem está pesquisando


Like

Felipe Breia
Felipe Breia
Oct 11, 2022

Ficou

Like
bottom of page