top of page

Morar em Portugal: Matosinhos, Porto

Atualizado: 14 de out. de 2022



Grudadinha na cidade do Porto, Matosinhos e Porto quase se misturam, isso porque a cidade de Matosinhos faz parte da Área Metropolitana do Porto, então é comum alguém falar que mora no Porto, mas na região metropolitana.


E é sobre Matosinhos, uma das cidades que mais tem recebido brasileiros, que nós falaremos aqui e daremos início a nossa série.


Não é à toa que Matosinhos tem sido uma das cidades queridinhas para viver em Portugal, recentemente ela entrou para a lista das melhores cidades para morar no país.


E muito se deve a excelente infraestrutura que ela oferece! Os aluguéis, mesmo que não sejam baratos, são mais acessíveis do que em outras grandes cidades.



Ela está perto do aeroporto Internacional do Porto, conta com muitos restaurantes, shoppings, cinemas, todas as redes de supermercado que atende o país, transportes públicos de qualidade, grandes hospitais e escolas, o que transforma Matosinhos numa cidade perfeita para quem procura um grande centro urbano.


É possível, inclusive, encontrar muitos restaurantes e mercados de produtos brasileiros, fazendo com que você se sinta um pouco mais em casa.


Olha, a cidade é daquelas agitadas, viu?! Além de ter tudo isso que falei, ela ainda oferece ótimas opções de lazer. Vamos detalhar mais sobre algumas de suas características:


No ano de 2021, a temperatura em Matosinhos variou de 2 graus a mínima no inverno a 32 graus a máxima no verão, segundo os registros da Weather Spark. Essas foram as temperaturas mais extremas no ano. Já a média do ano ficou 15,1°C.


Matosinhos tem ao norte o município de Vila do Conde, a nordeste o município de Maia, ao sul está a cidade do Porto e a oeste a linda costa com o oceano Atlântico, onde você pode apreciar lindas praias.


Emprego



Matosinhos tem alguns setores econômicos bem importantes, comércio e serviços têm crescido muito conforme a cidade foi ficando cada vez mais urbana.


Para você ter uma ideia, é na cidade que você encontra o maior shopping de toda região Norte de Portugal: o Norteshopping.


Supermercados também não vão faltar, foi a cidade de Matosinhos que recebeu o primeiro hipermercado do País há pouco mais de 30 anos, e de lá para cá abriu diversos supermercados, você encontra até um Mercadona que recuperou uma antiga fábrica de conservas e manteve todas as características arquitetônicas do edifício.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!



Além do setor terciário, Matosinhos também mantém petrolíferas, indústrias alimentícias e conserveiras, indústrias têxteis e de material elétrico. E ainda é uma cidade com grande atividade pesqueira.


É também nesta cidade que se localiza a Exponor, o maior recinto de feiras empresariais do país. Além disso, Matosinhos possuiu o Porto de Leixões, a maior infra-estrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País.


Na data de hoje nós pesquisamos no site indeed.pt e somente na cidade, sem considerar cidades vizinhas, você encontra 415 ofertas de emprego, e a maior parte para o comércio.


Moradia



Para morar, nós encontramos hoje 69 opções para arrendamento, os aluguéis, sendo o mais barato um T1 de 600 euros e a mais cara uma casa super luxuosa de 4 quartos no valor de 4750 euros.


Os preços não são dos menores, fique atento a isso, estamos falando de uma grande cidade, com boas oportunidades de emprego, você irá encontrar em setembro de 2022 a maioria dos apartamentos de 2 quartos, por exemplo, na faixa dos 800, 900 euros.


Lembre-se que o salário mínimo em Portugal hoje é de 705 euros e o salário médio do país, de acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), é de € 1.326,00 bruto. Ganham esse salário, principalmente pessoas com formação superior ou formação técnica e que trabalham nas grandes cidades do país.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!

Quer conhecer mais das ruas de Matosinhos? Clique aqui:


Outros pontos que são importantes para falar sobre salário é que: Três em cada quatro trabalhadores ganham menos de mil euros em Portugal. E quase um milhão de trabalhadores recebem apenas o salário mínimo por mês.

Sobre escolas, são muitas as opções. No site da Câmara Municipal você encontra todas as opções para ensino básico, secundário e superior. É possível ver os agrupamentos escolares, que são as organizações que administram algumas escolas por região.


É no site da câmara da cidade que você encontra muita informação útil sobre o lugar, viu? E quando estiver por aqui, procure a câmara caso precise de alguma orientação, seja para escola, cultura, esporte, entre outros assuntos.


Saúde


Existem os postos de saúde pública, que fazem os cuidados básicos, são vários; tem o hospital público com diversos serviços para atendimento, ele é gigante e com várias áreas de atendimento.


Também é possível optar por utilizar hospital e clínicas particulares que você encontra facilmente por lá.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!



Agora, me conta aqui nos comentários: Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal? Ficou alguma dúvida? Vou deixar aqui embaixo o vídeo onde a Ana fala sobre Matosinhos e de sua visita à cidade.



Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!



99 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page