top of page

Morar em Portugal: Caminha



Caminha é uma belíssima vila do norte de Portugal, situada na foz do rio Minho, num local rodeado pela natureza, na fronteira com a Espanha.


A fertilidade dos solos, a abundância de vegetação e a facilidade de comunicação e prosperidade possibilitada pelo rio Minho levaram à fixação e desenvolvimento da cidade.


A tradição confirma-se nas festas e romarias desta aldeia do alto Minho: em Junho o Corpo de Deus e os santos populares; no segundo domingo de agosto, a Festa Municipal dedicada a Santa Rita de Cássia; ainda em agosto a festa da Senhora da Agonia; Feira dos Santos no dia 1 de novembro e romaria do Senhor dos Mareantes em dezembro.


O artesanato está presente nas rendas e bordados, fiação de lã, linho, tecelagem, vime, talha, palmito, arte de cobre, pirotecnia, confecção de redes e barcos de pesca.



Caminha é uma vila histórica, com ruelas antigas, entre casas típicas de dois pisos e outras placas ornamentadas que indicam a importância política e comercial do local, possui vários pontos de interesse, como a Foz do Rio Minho, que proporciona uma bela paisagem.


Verdade seja dita, toda a faixa litoral do concelho de Caminha tem praias maravilhosas, areais extensos e uma luminosidade muito singular!



Caminha é uma vila portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região norte e sub-região do Alto Minho, com cerca de 2.500 habitantes. Fronteiriça à Espanha.


É sede do concelho de Caminha, com uma área de 136,52 km² e 15.800 habitantes (2021), divididos em 14 freguesias.


O concelho é limitado a nordeste pelo município de Vila Nova de Cerveira, a sudeste por Ponte de Lima, a sul por Viana do Castelo, a norte pela Galiza e a oeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



Caminha tem um clima mediterrânico. Os verões costumam ser quentes e secos e os invernos são frios. A temperatura média anual em Caminha é de 18 graus e não chove cerca de 206 dias por ano, a umidade média é de 77%.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:



História



Caminha é uma vila secular, mais antiga que a própria pátria, rica em histórias e lendas. Já no início da monarquia, Caminha apresentava-se como um importante ponto de pesca e populacional. D. Dinis concedeu-lhe foral em 1284, e mandou levantar e reparar suas muralhas.


Como região fronteiriça, esta antiga povoação esteve envolvida em várias disputas entre Portugal e Espanha, que resultaram em várias reconstruções das suas muralhas.


Existem muitos monumentos em Caminha, incluindo o Baluarte de Santo António, parte das antigas fortificações da cidade; muros, muitas vezes reconstruídos; Igreja Matriz; torre do relógio do século XV; uma fonte quadrada do século XVI; Casa dos Pitas do século XV e Igreja da Misericórdia do século XVI.



A Igreja Matriz é considerada a joia artística de Caminha e um dos monumentos mais notáveis ​​do norte de Portugal.


Também existem vários monumentos megalíticos na região, com a cultura castreja a deixar um forte legado. Os Suevos e os Romanos também deixaram a sua marca, estes últimos dotando a região de pontes, estradas e outros monumentos.


A vila de Caminha desenvolveu-se muito a partir do século XII, baseada na pesca e no comércio fluvial e marítimo, altura em que a pirataria no litoral diminuiu.


Emprego



Apesar de as atividades voltadas para a pesca ainda terem bastante importância para a cidade, cada vez mais o turismo e atividades ligadas a ele vem crescendo e se tornando foco de seu desenvolvimento econômico.


A oferta de emprego no distrito pode não ser muito abundante, no entanto, há muitas pessoas que trabalham em cidades vizinhas como Viana de Castelo.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia


O custo de vida e a oferta para arrendamentos em Caminha são os maiores atrativos para quem escolhe viver na região. Em uma busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 27 opções para arrendamento, sendo o imóvel mais barato um T2 de 60m² no valor de 550 euros mensais.


Infraestrutura



Caminha é rica em história, gente simpática na janela, praças, santuários, áreas verdes, monumentos.


Por ser uma cidade pequena não possui muitas opções de grandes hospitais ou variedade no transporte, porém, é comum a seus residentes usufruir de algumas vantagens de Viana de Castelo, por exemplo.


Caminha é servida por um comércio bem tradicional, mas é possível encontrar diversos supermercados pela cidade. Apesar de não possuir uma universidade, a cidade segue os padrões educacionais do restante do país e conta com escolas suficientes para atender toda a região do distrito.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page