top of page

Morar em Portugal: Lousada



Lousada é considerado o concelho mais jovem de Portugal, e apesar de atender todos os pré-requisitos para ser uma cidade grande, ainda prefere ser uma charmosa vila.


Esta é uma cidade cheia de história e cultura. Uma das principais atrações da cidade é o Castelo de Lousada, um castelo do século XII que fica no topo de uma colina.


Além de história e maravilhosos vinhedos, Lousada também aposta em qualidade de vida, baixos custos e incentivos fiscais para empresas que garantem emprego.


Vamos conferir um pouco mais sobre essa encantadora cidade que pode fazer você querer se mudar para lá!


Lousada é uma vila portuguesa do Distrito do Porto, Região Norte e Sub-região do Tâmega e Sousa, também conhecida por Vila das Camélias devido ao festival anual Festa das Camélias.


É sede do concelho de Lousada com uma área de 96,08 km² e mais de 47 mil habitantes, divididos em 15 freguesias. O concelho é limitado a norte pelo concelho de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso.


Clima



Em Lousada, o verão costuma ser curto, morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e de céu parcialmente nublado. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 5°C a 28°C e raramente fica abaixo de 0°C ou acima de 34°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



O local onde se encontra a vila de Lousada é uma região habitada desde tempos remotos. Vários povos passaram por esta terra fértil em busca de abrigo, segurança e sobrevivência.


Uma das referências mais antigas ao atual território desta vila data do século VI, quando Meinedo era sede da Diocese do Porto. Em 1514, Lousada recebeu de D. Manuel o documento de fundação e a categoria de vila.


Em 1708, o concelho possuía 12 freguesias, e em 1758, quando era sede do concelho de S. Miguel de Silvares, este número passou para 18.


São vários os monumentos e locais que contam a história de Lousada, como os solares, casas senhoriais (Casa de Ronfe, Casa de Alentém, Casa da Bouça, Casa do Porto, Casa de Rio de Moinhos, Casa da Tapada, Casa de Vila Verde), edifícios religiosos (Igreja de São Lourenço de Pias, Igreja de São Vicente de Boim, Igreja de São Miguel, Capela do Senhor dos Aflitos, Capela de Nossa Senhora do Loreto, Santuário de Nossa Senhora da Aparecida) e edifícios arquitetônicos de administração estadual (como a Prefeitura).


Emprego



Por ser uma cidade pequena, o mercado de trabalho é mais local, com oportunidades em estabelecimentos comerciais como lojas, bares e restaurantes.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 26 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!

Moradia


O custo de vida na cidade é baixíssimo, principalmente no que diz respeito a arrendamento, o que torna a procura por imóveis um tanto alta na região e consequentemente pode dificultar a as busca.


Infraestrutura



A vila de Lousada inclui vários recantos naturais e áreas verdes que convidam à visita, como, por exemplo, o Parque da Cidade Dr. Mário Fonseca, recentemente construído no centro da vila e o Parque de Vilar, onde é possível visitar a torre medieval e também desenvolver várias atividades familiares. O Jardim do Monte do Senhor dos Aflitos também está localizado no centro da vila.


Nas 15 freguesias do concelho, pode visitar o Parque de Diversões e Gastronomia de Casais, o Parque de Diversões e Diversões de Sousela e o Parque de Diversões Domingos Ferreira, bem como a Mata de Vilar, uma área de 14 hectares na freguesia de Vilar de Torna e Alentem.


Lousada é uma cidade tranquila, segura e oferece bons serviços à sua população. De acordo com os residentes da cidade, mesmo sendo pequena, Lousada dispõe de tudo o que precisam, seja em saúde, educação ou comercio.


Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!



371 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page