top of page

Portugal: O que fazer em Serpa



A vila de Serpa, cuja história remonta ao tempo do domínio romano, há mais de 2.000 anos, se localiza parte baixa do Alentejo. Após ficar sob o domínio islâmico no século VIII, os portugueses recapturaram a cidade e ampliaram suas defensas.


Há muitas experiências e lugares interessantes para visitar em Serpa. A vila oferece paisagens calmas, encantadoras casas brancas, uma saborosa culinária típica da região, além de patrimônio histórico.


A cultura e tradição proporcionam uma variedade de experiências maravilhosas para quem visita Serpa. E para te ajudar a aproveitar ao máximo essas maravilhas, selecionamos alguns lugares que você precisa visitar quando for à região.


Confira abaixo:



Castelo de Serpa



Do castelo medieval de Serpa, severamente castigado pelas guerras de 1707/08, resta apenas a fortaleza, que se acessa através de uma parte chachada da parede onde existe uma pequena, mas ainda impressionante, entrada.


O interior da torre não é tão impressionante, mas você pode caminhar pelas aldeias e desfrutar de uma vista maravilhosa das planícies, do aqueduto, das muralhas e dos telhados da cidade.


Junto ao castelo encontra-se a igreja de Santa Maria, de estilo gótico, com azulejos do século XVII.


Museu do Relógio



O Museu do Relógio é um espaço singular, sendo o único na Península Ibérica e um dos cinco museus mundiais dedicados a este tema.


Sua impressionante coleção inclui mais de 2.300 relógios com datas de produção que começam em 1630 e se estendem até os dias atuais, incluindo relógios de bolso, pulso e sala de estar.


O museu está instalado em algumas salas do Convento do Mosteirinho, um edifício do século XVI com um belo design de arquitetura popular local.


O espaço expositivo é complementado por uma oficina de recuperação e restauro, um pequeno jardim, um bar e uma biblioteca.

Torre do Relógio



A Torre do Relógio de Serpa é um resquício das muralhas da cidade e do passado islâmico da região. A torre foi convertida em um relógio em 1440, tornando-se a terceira torre de relógio mais antiga do país.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Muralhas



As Muralhas do município de Serpa foram construídas por ordem de D. Dinis em 1295 e destinavam-se a proteger a vila medieval. Originalmente existiam 3 entradas, Porta de Beja, Porta de Moura e Porta de Sevilha.


As Portas de Beja e Moura são entradas imponentes com grandes torreões e permanecem até hoje, enquanto a Porta de Sevilha já não existe mais. Mais tarde, foram criadas a Porta da Corredoura e a Porta Nova.


Cidade Velha



Serpa tem a planta de uma cidade construída para dificultar a entrada de invasores. Dentro das muralhas, há um confuso emaranhado de vielas que lembram um labirinto cercado por encantadoras casas caiadas de branco e suas varandas de ferro forjado.


Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe



A Ermita de Nossa Senhora de Guadalupe vigia a cidade de Serpa do alto da colina de São Gêns e oferece belas vistas sobre a paisagem circundante a partir da sua localização privilegiada. É um edifício branco, no típico estilo rústico alentejano, com um carácter atemporal e um certo toque árabe graças às cúpulas brancas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Museu de Arqueologia



O Museu Municipal de Arqueologia, está localizado no Castelo de Serpa, e inclui espaços de exposição permanente, uma sala polivalente e um café com esplanada.


Em uma de suas salas é exibido permanentemente um filme realizado por João Botelho, que conta a história do território de Serpa através de palavras e imagens em movimento.

Seu piso superior é dedicado aos períodos Romano, Tardio e Islâmico, de forma que as ilustrações do painel dão sentido aos artefatos expostos e aos elementos arquitetônicos dispostos ao longo do eixo central.


Na área dedicada à Antiguidade Tardia, você pode descobrir vestígios relacionados à chegada do cristianismo na região, e depois observar de perto o legado islâmico através de vários objetos.


Pulo do Lobo



A cascata do Pulo do Lobo é uma das maiores cascatas do sul de Portugal, além de ser considera como uma das mais belas do Alentejo, possui lendas bem interessantes ligadas a ela.


Com 15 metros de altura e uma surpreendente paisagem selvagem, está localizada no Parque Natural do Vale do Guadiana, uma área florestal protegida que abrange os concelhos de Mértola e Serpa, perto da fronteira espanhola.


A lenda mais famosa desse local conta que o nome "Pulo do Lobo" se deve ao fato de, no passado, o estreito entre as duas margens ser curto o suficiente para que lobos conseguissem atravessar o rio num único salto (pulo).


No entanto, existe uma outra lenda mais dramática e misteriosa associada ao "Salto do Lobo", mas essa lenda merece um post somente sobre ela. Enquanto não postamos. Fica aqui a dica de um lugar maravilhoso para se visitar!


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page