top of page

Morar em Portugal: Sintra



Sintra, além de ser uma das melhores cidades de Portugal para se viver, é uma das melhores alternativas para quem procura sossego e, ao mesmo tempo, quer estar perto de Lisboa.


O turismo em Sintra é muito forte, devido aos seus monumentos, paisagens, palácios, castelos, entre outras atrações. E embora a cidade tenha mais de 350 mil habitantes, ainda mantém as características de uma cidade do interior.


Suas paisagens naturais, clima e arquitetura contribuíram para que Sintra se tornasse Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco na categoria de Paisagem Cultural. Além disso, esta também é considerada a “Capital do Romantismo”.


E para você que sabe que Sintra é muito mais do que um lugar turístico para o verão, vamos falar um pouco mais sobre algumas características que podem fazer você fincar raízes de vez nessa belíssima cidade litorânea.



Sintra é uma cidade portuguesa do distrito de Lisboa, integrando a parte norte da Grande Lisboa. É também a sede do concelho de Sintra com uma área de 319,23 km² e 385.654 habitantes (2021), dividido em 11 freguesias.


A sua população representa 13,37% do total metropolitano e 19,82% de toda a Grande Lisboa. O concelho é limitado a norte pelos municípios de Mafra, a leste por Loures, Odivelas e Amadora, a sudeste por Oeiras, a sul por Cascais e a oeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



Sintra tem uma grande parte de seu território na costa do Atlântico e também abriga a Serra de Sintra, pelo que o clima é ameno e quente durante todo o ano.


Em Sintra, os verões são quentes, secos e o céu é predominantemente limpo; os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. O clima é de vento forte durante todo o ano, e a temperatura geralmente varia de 9 °C a 26 °C e raramente fica abaixo de 5 °C ou acima de 32 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Sintra possui uma rica e importante história, além de ser testemunha de quase todos os períodos da história portuguesa. Do Paleolítico e Neolítico à Idade do Bronze e do Ferro, passando pelo período romano, então domínio muçulmano, desde a fundação de Portugal até aos Descobrimentos.


Mesmo sendo um dos centros urbanos mais populosos de Portugal, recusou-se a ser elevada ao patamar de cidade. Possui vários monumentos como o Palácio de Valenças no centro da cidade, o Palácio da Pena, mandado construir pelo Rei Fernando Saxe Coburgo, marido de D. Maria II, e as muralhas da cidade.


No contexto de natureza e meio ambiente, arquitetura e atividade humana, Sintra apresenta uma “paisagem cultural” única no panorama da história portuguesa e o clima característico proporcionado pela Serra de Sintra.



Na 19ª reunião do Comitê da UNESCO, em 1995, foi classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural e Património da Humanidade.

Cabo da roca


O famoso Cabo da Roca está localizado no concelho de Sintra, que é o ponto mais ocidental da Europa. Sintra deve o seu nome à palavra de origem indiana "Suntria", que significa “astro luminoso” ou "estrela brilhante", referindo-se à sua incrível paisagem. Antigamente se chamava Monte Sagrado e Serra da Lua.


D. Afonso Henriques concedeu o Foral à cidade de Sintra em 1154. A vila sobreviveu ao terremoto de 1755, e teve o seu apogeu do final do século XVIII ao final do século XIX.


Emprego



Muitas pessoas que vivem em Sintra trabalham em Lisboa devido à proximidade entre as duas cidades e oportunidades de emprego. No entanto, existem várias ofertas de emprego nas áreas de serviços, comercio e turismo em Sintra.


Em uma busca realizada no site Indeed encontramos 539 vagas de trabalho apenas do distrito de Sintra, sem considerar outras localidades.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Sintra é classificado pelos residentes como moderado. Ou seja, fica entre o custo visto em Lisboa, que é mais caro, e das pequenas cidades do interior, com custos mais baixos para os seus habitantes.


Em uma busca realizada no site Idealista, foram encontradas 134 opções de arrendamento no concelho de Sintra. O imóvel T1 mais barato estava no valor de 560 euros mensais e possuía 55 m².


Infraestrutura



A proximidade com Lisboa, juntamente com a grande oferta de opções de lazer, faz de Sintra um local muito procurado por quem pretende morar em Portugal.


É uma cidade relativamente pequena, considerada bastante segura de se viver. Possui uma rede de hospitais e centros de saúde, públicos e privados, para o atendimento de seus habitantes, além de diversas escolas e universidades.


Sintra também é bem servida de supermercados, restaurantes, farmácias e, claro, pontos turísticos, monumentos, área verde e atividades de lazer.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page