top of page

O grande vulcão Anak Krakatoa, na indonésia, entra em erupção


Imagem divulgada pelo governo indonésio do momento da erupção do Anak Krakatoa Foto: Kementerian Energi dan Sumber Daya Mineral/Reprodução



O vulcão Anak Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção neste último domingo (24) expelindo uma espessa nuvem de cinzas a mais de 3.000 metros. Nenhuma vítima foi relatada, mas as autoridades aconselharam uso de máscara em áreas externas para quem mora próximo ao vulcão.


Antes dessa erupção, houve pelo menos 21 registros de atividade do Krakatoa nas últimas semanas. A Agência Geológica da Indonésia garantiu que a última erupção foi, sem sombra de dúvidas, a mais violenta.


Um representante da Agencia Geológica, Deny Mardiono, comentou “Continuamos a registrar erupções contínuas com nuvens espessas (de cinzas) subindo entre 500 e 3.000 metros do cume”.


Uma zona de exclusão de 2 km foi criada e emitido um alerta de vulcão de nível 2 (sendo 4 o nível mais alto). Há um clima de tensão na indonésia, pois se trata do vulcão mais assustador país.

Surgindo após a erupção de outro vulcão próximo, em 1883, e causando uma série de danos e 35 mil mortes, este vulcão ficou conhecido como “Filho de Krakatoa”. Em 2018, um tsunami, causado pelo vulcão, matou 429 pessoas e deixou milhares de desabrigados.


A Indonésia fica numa região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde a interseção de placas continentais leva a uma grande atividade sísmica e vulcânica. Atualmente, há cerca de 130 vulcões ativos em território indonésio.



bottom of page