top of page

O que fazer em Istambul, Turquia



Istambul já foi capital dos impérios romano, otomano e bizantino, os três maiores impérios da história e, apesar de sua história, grandeza e beleza, não é a capital da Turquia, mesmo sendo o centro financeiro e cultural do país.


Ainda assim, é um dos destinos mais visitados dos continentes europeu e asiático, além de ser a cidade mais populosa do país. E não é por nada; Istambul é simplesmente a cidade mais rica do mundo historicamente.


Fundada em 667 aC por colonos gregos, Istambul foi inicialmente chamada de Bizâncio. De 479 aC a 390 aC, a cidade foi disputada por Atenas e Esparta, pertencendo a cada um dos dois domínios em momentos diferentes.


Já durante o Império Bizantino, Constantinopla foi reconhecida como a cidade mais rica da Europa e foi o centro do cristianismo durante séculos.


A cidade também fez parte da Macedônia por um curto período, sendo considerada um território independente alguns anos depois. Algum tempo depois, a região se tornou Constantinopla.



Este nome foi usado pela cidade durante muitos anos em homenagem ao imperador Constantino, e ela se tornou a capital do Império Romano em 330. Também foi considerada por muito tempo um centro cultural da Grécia antiga.


A cidade foi conquistada pelos turcos em 1453. Deixou de ser território cristão e se tornou islâmico. A partir dessa época que a cidade começou a se transformar na Istambul atual.


O nome "Istambul" só foi adotado oficialmente em 1930. E em 1963, a cidade passou a fazer parte da União Europeia, tornando-se a única metrópole do mundo que pertencia a dois continentes.


Istambul é uma encruzilhada de culturas, onde o antigo e o novo estão sempre lado a lado, onde o oriente literalmente encontra o ocidente.


Você consegue ver as marcas da história pelos seus monumentos, ruas e pontos turísticos. E para te ajudar a aproveitar ao máximo sua estadia por lá, separamos alguns passeios imperdíveis!




Hagia Sophia



Este magnífico edifício já foi igreja, mesquita, museu e agora voltou a ser uma mesquita mais uma vez. Está entre as maiores obras de arquitetura do mundo. A cúpula de 43 metros de largura e 65 metros de altura quase desafia as leis da física.


Hagia Sophia, ou Aya Sofia, mantém muitos elementos do projeto original da igreja, incluindo mosaicos no nível superior representando imagens de Jesus ou da Virgem Maria. Esta é uma visita imperdível se for a Istambul.


Palácio Topkapi



Palácio de Topkapi, a residência oficial da maioria dos sultões durante o auge do regime, foi construído logo após a conquista de Constantinopla. O palácio possui vários pavilhões separados jardim e harém, e infelizmente não se pode tirar fotos de algumas partes do palácio!


O harém é uma das partes mais interessantes, com seus luxuosos quartos onde moravam as concubinas do sultão e seus filhos.


Um fato interessante é que muitas vezes os irmãos do Sultão eram presos no Palácio de Topkapi, pois o Sultão tinha medo de uma guerra de sucessão e eles geralmente os colocavam na prisão apenas por isso.


Mesquita Suleymaniye



Suleymaniye é uma mesquita localizada no topo de uma das colinas de Istambul, no distrito central de Eminönu, oferecendo uma vista privilegiada sobre a zona histórica da cidade.


Também é possível avistar o Bósforo, estreito que corta Istambul e divide os continentes europeu e asiático. Tudo isso a partir do lindo jardim que rodeia a mesquita.


Se você tem planos de viajar para Europa, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Mesquita Azul



Bem em frente à Hagia Sophia está a Mesquita de Sultanahmet ou a Mesquita Azul, como também é conhecida. O apelido se deve aos azulejos İznik azuis brilhantes que decoram o interior da mesquita.


Com mais de 400 anos, a Mesquita Azul tem seis torres, cinco cúpulas principais e oito cúpulas laterais. No interior da mesquita, além dos azulejos, chama a atenção os enormes candelabros e a caligrafia ornamentada desta obra-prima da arquitetura islâmica.


Embora o edifício tenha quatro séculos, está muito bem preservado e continua recebendo as orações diárias dos crentes no Islã. Portanto, os visitantes também estão proibidos de entrar durante os momentos de oração.


Vale lembrar que se trata de uma mesquita, então precisa ter cuidado com suas roupas. Se você estiver vestido de forma menos conservadora, pode solicitar alguns tecidos na entrada para cobrir partes visíveis do corpo para que você possa entrar sem problemas.


Grande Bazar



O Grande Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Foi construído no século XV e possui cerca de 5.000 lojas que ocupam suas 60 ruas. É um lugar onde você pode ver e comprar produtos tradicionais turcos.


No Grande Bazar você encontra roupas tradicionais, tecidos, artigos de decoração, candeeiros, tapetes, cerâmica, joias, especiarias, doces, souvenirs, entre outras coisas.


Palácio Dolmabahçe



O Palácio Dolmabahçe, a residência dos últimos sultões, é o primeiro palácio de estilo europeu da Turquia. Parece simples por fora, mas por dentro é deslumbrante e até lembra o Palácio de Versalhes, principalmente pela escadaria de cristal e o salão cerimonial que ostenta o lustre mais pesado do país.


A visita é só com guia local e você pode escolher entre o palácio ou o palácio e o harém. Os destaques incluem um jardim com portão para o Bósforo, uma torre do relógio, um lustre de cristal tcheco (o maior de seu tipo) no salão central e o proeminente leito de morte de Mustafa Kemal Atatürk.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Torre de Gálata



Com cerca de 60 metros de altura, a Torre de Gálata é um dos cartões postais de Istambul.

Localizada no topo de uma colina, oferece uma visão panorâmica belíssima da cidade.


As pequenas e estreitas ruas de paralelepípedos repletas de casas, lojas e charmosos cafés em seu entorno são perfeitos para uma parada no meio do dia.


Praça Taksim



A Praça Taksim é o centro de uma Istambul mais jovem. A região é conhecida como polo de diversão noturna, por seu ambiente animado e por ser palco de eventos, além das lojas, bares e restaurantes que movimentam e atraem os visitantes.


Nas imediações da praça também encontram-se importantes monumentos como o Monumento da República.


Banho Turco



De uma maneira simples, podemos resumir o banho turco como algo próximo da sauna e do banho romano.


A maior diferença é que numa sauna finlandesa o vapor é seco e num banho turco é úmido, bem úmido, e termina com uma esfoliação corporal muito intensa para retirar todas as células mortas e um banho de espuma. É uma experiência bem interessante, mas vá preparado, pois algumas pessoas acham algumas etapas do banho bem intensas e até um pouco doloridas na parte da esfoliação e massagem.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Agora me conta aqui embaixo! Já conhecia esses passeios? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Europa traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page