top of page

O que fazer em Montserrat (bate e volta de Barcelona)



Montserrat é uma pequena cidade que fica bem pertinho de Barcelona, no alto das montanhas.


É aqui que está localizado o Mosteiro de Montserrat, principal atração da cidade. Seja pelas atrações do mosteiro ou pelas vistas maravilhosas, este é um local que deixa todos apaixonar pelo lugar.


Montserrat é uma cidade muito espiritual porque, segundo a lenda, uma imagem da Virgem Maria foi encontrada em Santa Cova. Além do mosteiro que mencionamos acima, existem mais igrejas, ermidas e outros templos.


A Virgem de Montserrat também é conhecida como Virgem "La Moroneta" por causa de seu tom de pele escuro causado pela transformação do verniz ao longo do tempo.


Para quem está pensando em visitar Montserrat ou estará em Barcelona e quer algumas dicas para completar seu roteiro de viagem, aqui vão algumas opções de passeios para você.



Mosteiro



Este é considerado o passeio mais importante para os católicos que visitam Montserrat, pois dentro da abadia está a imagem original de Nossa Senhora de Montserrat.


Peregrinos de todo o mundo descem a Montserrat para viver este momento. A santa chama-se La Moreneta porque é negra. A verdade é que originalmente a santa não era negra, foi pintada e cercada por velas que escureceram sua pintura ao longo dos anos.


O mosteiro, que fica a 1.236 metros de altura, é o centro de peregrinação mais popular da Espanha depois de Santiago de Compostela.


Santa Cova



Um dos lugares imperdíveis em Montserrat é a Santa Cova, o lugar onde a tradição diz que a imagem da Virgem Maria foi encontrada em 880.


Segundo a tradição, em uma tarde de sábado do ano 880, algumas crianças viram uma grande luz descer do céu e parar em um ponto específico do monte Montserrat, tudo acompanhado por uma melodia estranha e celestial.


Durante as semanas seguintes, a visão foi repetida várias vezes, desta vez na presença de autoridades eclesiásticas, como o reitor da paróquia de Olesa de Montserrat ou o próprio bispo de Manresa.



Ao lado de uma montanha íngreme fica modestamente localizado este que é um dos santuários mais reverenciados da Espanha: Santa Cova de Montserrat.


A Virgem Negra de Montserrat (uma das semi-misteriosas Madonas Negras da Europa onde Maria tem uma tez escura ou negra), esculpida por São Lucas por volta de 50 dC, foi trazida para a Espanha e escondida na caverna moura de Santa Cova.


Museu de Montserrat



Fundado por Josep Puig i Cadafalch em 1929, o museu tem 6 exposições permanentes e 1.300 obras itinerantes. Atualmente, a visita conta com um serviço de guia de áudio que torna a visita ainda mais interessante, pois conta toda a história local.


Se você tem planos de viajar para Europa, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Complexo de Montserrat



O Complexo de Montserrat é composto por diversos edifícios: o mosteiro, que é o elemento principal, museu, hotel, biblioteca, escola além de lojas e restaurantes.


As vistas são lindas de vários lugares do complexo, inclusive bem de perto do Mosteiro.


Coral de meninos da Escolania



Escolania de Montserrat é um coro de meninos sopranos com sede na Abadia de Montserrat. Na Basílica de Montserrat, eles tocam canções religiosas todos os dias às 13h, exceto em alguns feriados e férias escolares. É sempre recomendo olhar o calendário no site do coral.


Eles cantam na missa aos domingos. Portanto, é necessário assistir à missa para participar delas. O canto leva apenas 10 minutos porque eles cantam apenas duas músicas: salve rainha e virolai.


Para ver os meninos cantarem, é preciso fazer uma reserva gratuita no site de Montserrat: https://abadiamontserrat.cat/es/reservas/


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Trilhas em Montserrat



Em um lugar com uma natureza tão exuberante, era de se esperar que houvessem trilhas para se contemplar a paisagem. E as trilhas em Montserrat nos dá vistas inesquecíveis!


As trilhas são também uma opção para quem quer se locomover sem o teleférico. O percurso que leva à Cruz de São Miguel tem uma duração média de 40 minutos e é de baixa dificuldade, além de oferecer uma vista incrível do mosteiro no meio da serra.


É uma experiência única e vale a pena até para os mais sedentários, pois a vista que você terá recompensará todos os esforços.


Funicular de Sant Joan



Este é uma das duas opções de teleférico de Montserrat, e oferece uma bela e panorâmica vista da montanha, a mais de 1000 m acima do nível do mar.


Na estação de Sant Joan é possivel visitar a "Aula de Natura", onde se aprende mais sobre a montanha, a sua história, características climáticas, fauna, entre outras coisas.


O funicular de Sant Joan foi inaugurado em 1918 para conectar o exterior do mosteiro com a capela de Sant Joan, que fica na parte mais alta da montanha e onde há um mirante.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Outra atração de Montserrat é o mercado com produtos locais. Os produtores de queijo, mel e doces da região têm barracas em Montserrat onde os visitantes podem comprar e provar as iguarias que eles fazem.


Aproveite para provar o Miel e Mató, um queijo fresco comido com mel. Esta combinação é uma sobremesa muito típica da Catalunha e especialmente de Montserrat e da região.



Agora me conta aqui embaixo! Já conhecia esses passeios? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Europa traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page