top of page

Paralisação nos serviços de trens em Portugal

Uma paralisação foi convocada por uma série de entidades sindicais vai afetar o transporte de trens em Portugal a partir de hoje quarta-feira, 08 de fevereiro. O movimento, com duração programada de duas semanas, vai seguir até às 23h59min do dia 21 de fevereiro.

Paralisação nos serviços de trens em Portugal

Serão afetados os passageiros de todo o país da Comboios Portugal (CP), a empresa estatal de trens, além da Fetargus, que atua nas viagens entre as duas margens do rio Tejo, em Lisboa.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). A reivindicação comum entre as entidades sindicais é por um aumento salarial superior a 7,8%, para a reposição da inflação atual no país.

Já o sindicato nacional que representa todas as categorias de trabalhadores do setor reivindica um aumento salarial mínimo de 100 euros. A entidade também se manifesta contra “o aumento dos custos de vida”, além de pleitear o controle dos preços dos bens essenciais. Já o SFRCI não divulgou publicamente detalhes da pauta de reivindicações.


Você quer conhecer Portugal? Que tal adquirir o seu ingresso antecipadamente! Ingressos e passeios com cancelamento gratuito. Cancele com até 3 dias de antecedência e obtenha reembolso integral.

Passeios em Lisboa

De acordo com as duas empresas, até o momento, não foram decretados serviços mínimos durante o período, situação diferente de movimentos grevistas anteriores. Isso significa que não é possível precisar em quais horários e frequência os trens vão circular nestes 14 dias.


O governo português, que é responsável pelos reajustes salariais das duas empresas estatais por meio do ministério de Transportes e Infraestrutura, não se manifestou sobre as reivindicações dos trabalhadores. Tanto a Comboios Portugal como a Fetargus “lamenta pelos transtornos” causados aos passageiros.

A Fetargus não informou orientações adicionais aos clientes. Já a CP oferece aos viajantes a possibilidade de reembolsar ou trocar as passagens nos trens de categoria Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional. O reembolso ou remarcação de bilhetes pode ser solicitado nas bilheteiras pelo país ou no site da empresa.


"A CP lamenta os incómodos causados aos seus clientes e recomenda a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da Empresa, cp.pt ou Linha de Atendimento - 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional)", lê-se na nota hoje divulgada.

Os clientes que já tenham bilhetes para comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Interregional e Regional podem pedir o reembolso total, ou a revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.


Veja mais:

Vai trabalhar em Portugal? Alugue quartos ou apartamentos inteiros sem burocracia e sem fiador na Uniplaces! Aproveite e use o CUPOM: UA25POSSOTEMOSTRAR e ganhe 25% de desconto na taxa de serviço

Se você vai se hospedar na Europa encontre a melhor opção na Booking.com! Disponível em 43 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios de acomodação, incluindo mais de 6,6 milhões de casas, apartamentos e outros lugares únicos para ficar. Não importa para onde você vá ou o que deseje fazer, a Booking.com torna tudo mais fácil e oferece apoio a seus clientes 24 horas por dia, todos os dias.

Veja vagas em Portugal

COMO MORAR EM PORTUGAL?

O GUIA SUPER COMPLETO COM TODOS OS DETALHES PARA MORAR EM PORTUGAL


Paralisação nos serviços de trens em Portugal. Curta e compartilhe essa matéria com quem você conhece que também precisa saber dessa notícia! Deixe nos comentários sua opinião!


Vai viajar? Aproveite os cupons de desconto do Posso Te Mostrar e outras vantagens:



Fonte:

DN Notícias

Agora Europa










Comentarios


bottom of page