top of page

Passeios gratuitos em Roma

Atualizado: 19 de mar. de 2022

Como conhecer os principais pontos turísticos de Roma, inclusive o Coliseu totalmente de graça.

Shutterstock


Eu montei um roteiro para você desfrutar de Roma, conhecer pontos turísticos maravilhosos e não gastar nadinha com isso! Inclusive, acrescentei uma dica de ouro, onde você vai poder conhecer dois dos principais monumentos pagos de Roma, completamente de graça!!


Vem comigo, que eu irei te mostrar!


1 - Monumento a Vítorio Emanuele II


Istockphoto

Bem na área Central, o monumento é recente para Roma, de 1911. Feito em mármore branco e impossível passar despercebido por conta de seu tamanho. Para construírem essa homenagem a Vitorio Emanuelle II, os romanos destruíram outros monumentos da Roma Antiga e provavelmente muita coisa ficou por baixo dele, já que está bem pertinho de lugares históricos. É um dos maiores e mais visitados pontos turísticos. Lá você consegue visitar dois museus que contam a história da unificação da Itália e a vista lá de cima é belíssima!


2 - 3 praças bem importantes de Roma: Piazza Del Popollo, Piazza di Spagna e Piazza Navona


Get Your Guide


A Piazza di Spagna, séc 16, possui a escadaria mais famosa de Roma, onde inclusive são feitos desfiles de moda. Você pode sentar por lá, mas nada de comer ou beber na escada porque o guarda vai apitar chamando sua atenção, afinal a escadaria também é um monumento histórico! E você pode ir lá no alto para admirar a vista da cidade.


Na Piazza del Popollo você vê gratuitamente o portal da cidade, o obelisco egípcio roubado na época do Império Romano que foi feito em 1232 a.C e as Igrejas gêmeas, duas igrejas feitas iguaizinhas uma do lado da outra.


Abaixo da Piazza Navona já foi um estádio construído em 85 d.C. Nela você consegue ver construções belíssimas da Fonte dos Quatro Rios, representando os quatro maiores continentes do mundo. E mais duas fontanas!


3 - Fontana de Trevi


Roma pra Você


A maior fonte barroca da Itália fica bem no meio da passagem. Chegue cedo se quiser garantir uma boa foto. Passe por ela de noite também e a veja iluminada. Aproveite para jogar uma moeda e fazer um pedido. Por ano, são retirados mais de 800 mil euros da água. Além de ser usado para manutenção e limpeza esse dinheiro é distribuído ente os mais necessitados.


4 - Panteão (Templo de Adriano)



O templo feito para todos os deuses, o Pantheon é monumento mais conservado da Roma Antiga, e possui algumas peças originais de 125 dC. Ele é gratuito, mas possui uma fila para entrar. No nosso caso foi bem rapidinho, mas na alta temporada é possível que você precise comprar um ingresso fura-filas para não ficar esperando muuuito tempo no sol.


5 - Mercado de Trajano



Era o centro comercial da Roma Antiga, onde ficam lojas e escritórios. Também possui templos aos deuses. E foi descoberto bem recentemente. É possível pagar e entrar no complexo, mas de cima, da rua mesmo você já consegue vê-lo bem. foi construído entre os anos 100 e 110 d.C. como primeiro centro comercial coberto da história.


6 - Praça São Pedro e Basílica de São Pedro


Pexels



Aqui são duas dicas em uma: A praça e a Basílica de São Pedro que ficam no vaticano são duas atrações totalmente gratuitas. Você pode passear pela praça e conferir as estatuas, o obelisco e as duas fontes que ficam nela e também pode pegar uma fila, ir até à Basílica e apreciar as obras de arte belíssimas, incluindo a Pietá de Michelangelo.

Aos domingos no Angelus você também pode ver o Papa e de graça!!



7 - Basílica de Santa Maria Maggiore


Dicas da Itália


A primeira igreja do ocidente dedicada à Maria e a maior das igrejas dedicadas à Virgem Maria em Roma.

Lá possui supostamente um pedaço da manjedoura de Jesus. O primeiro dia do Papa Francisco como Papa foi visitando essa basílica.


8 - Circus Máximus (passar pela Bocca della Verità)


Greelane, Dicas da Itália


Este local é onde aconteciam as corridas de biga e a maior arena de entretenimento de Roma. O espaço comportava mais de 150 mil espectadores. Hoje pouquíssima coisa sobrou da estrutura, mas é possível ver a enorme área usada pra diversão.

9 - Pirâmide de Céstio


Sociocientifica


E você sabia que Roma também tem uma Pirâmide? Pouco falada como ponto turístico, a Pirâmide de Céstio é de 18 A.C. e pode ser inclusive visitada por dentro em dias específicos.



10 – Trastevere (chegando pela Ponte Fabrício) inverter imagem


Ciao Florence,Flickr


Trastevere é um bairro perfeito para você passear à noite e possui vários restaurantes e você ainda pode chegar lá através da Ponte de Fabrício que foi construída antes de Cristo. Aproveita para passar bem no pôr do sol nessa ponte vale a pena!

DICA DE OURO


Coliseu:



Todos os primeiros domingos do mês é possível visitar museus e monumentos de modo totalmente gratuito. Mas chegue cedo por causa das filas.


Museus do Vaticano:


Turismo.org


Já os Museus do Vaticano aplicam a gratuidade todos os últimos domingos do mês com último ingresso às 12h30 e encerramento às 14h. Portanto, se você quiser curtir os Museus do Vaticano no domingo grátis, chegue muito cedo.


Este aqui é link do Google Maps com todos os pontos que falei e por ordem de proximidade, Ok?!


Se você gostou dessas dicas, compartilhe com alguém que você conheça que esteja planejando ir pra Roma! Se quiser ver se tem mais algum local que te interesse, você pode verificar por esse site aqui https://emroma.com/museus-gratis-no-primeiro-domingo-do-mes/



Muito obrigada por chegar até aqui!!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page